Home»Dicas»Dicas para fazer um ensaio newborn perfeito

Dicas para fazer um ensaio newborn perfeito

2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Uma coisa é fato, as fotografias dos primeiros dias de vida de um bebê são recordações mais do que importantes para todos da família e por isso devem ser lindas e perfeitas, deste modo, o ensaio newborn acaba gerando diversas expectativas, certo?

Ao contrário do que muitos profissionais imaginam, este tipo de ensaio infelizmente não é para qualquer um, pois ele não se resume apenas em tirar belas fotos, mas sim, saber lidar com crianças, gostar daquilo que faz e acima de tudo ter paciência. Caso você não possua esses requisitos, sinto lhe dizer que o ensaio newborn não é para você.

5

Mas, se você se enquadra neste tipo de perfil e ama trabalhar com este tipo de ensaio, porém, não sabe ao certo como fazer estas fotos, fique tranquilo, pois é exatamente sobre isso que iremos falar hoje.

Saiba um pouco mais sobre um ensaio newborn

O newborn é um estilo que consiste em uma sessão de fotos em que o bebê (recém-nascido) é fotografado em seus primeiros dias de vida e quando falamos em primeiros dias de vida, isso significa de 5 a 15 dias de vida normalmente, o que sem dúvida alguma redobra os seus cuidados no momento de realizar o ensaio, ok?

Você irá notar que existe toda uma produção das imagens, porém, na parte de edição poucas coisas serão feitas, pois todo o trabalho será realizado no momento de realizar a sessão de fotos. Lembre-se, os bebês já são lindos e delicados por natureza, sendo assim, eles não precisam de muitas correções (isso é a parte mais bonita de um ensaio newborn).

De modo geral, os ensaios podem ser realizados na residência da família ou em eu próprio estúdio fotográfico (caso possua um). Todas as fotos serão feitas com o recém-nascido sem roupinha e com muitos acessórios.

Além disso, o pequenino precisa estar em um sono bem profundo para que a sessão saia perfeita, mas, caso ele acorde, não se apavore, basta aconchega-lo um pouco que logo ele irá cair no sono novamente.

 É importante ficar muito atento aos sinais dos bebês, pois em determinados dias eles podem estar com um pouco de cólica ou mais chorões, por isso, saiba compreendê-los e ao ver que o ensaio não irá sair, marque para o outro dia e seja compreensivo.

Não se esqueça de sempre possuir determinados acessórios para este tipo de ensaio, como mantas, cestas, chapéus, fitas, laços, colares e outros tipos de detalhes que possam compor esse cenário. Lembre-se, os bebês devem sempre ficar quentinhos e confortáveis.

4

Dicas de como realizar um ensaio newborn perfeito

Agora, após entender um pouco mais sobre como funciona esse ensaio fotográfico incrível, que tal conferir como realizar um newborn perfeito? Então, veja a dicas selecionadas abaixo e fique bem atento:

Inicialmente, fale com os pais:

Tenha sempre em mente que você estará fotografando o ser mais importante da vida deles, por isso, demonstrar atenção, afeto e carinho é algo fundamental para que eles possam confiar em seu trabalho.

Busque sempre os ouvir e entender quais são suas expectativas em relação ao ensaio, posteriormente, sugira suas ideias e fique atento a suas reações.

Tenha sempre um planejamento:

Sim, esse é um ensaio newborn, mas, isso não significa que você não precisa ter um planejamento, muito pelo contrário, sempre tenha uma pauta de todas as imagens que serão realizadas e as poses as quais você pretende trabalhar.

Todo esse planejamento, além de demonstrar profissionalismo faz com que você otimize ainda mais o seu tempo, aproveitando 100% do ensaio.

-Cuidados básicos:

Você irá trabalhar com um recém-nascido, isso significa que todo cuidado é pouco, sendo assim, utilize de luvas bem quentinhas no momento de movimentar ou pegar o bebê, pois a sua pele é bem sensível e tudo que você não irá querer é ver o pequenino chorar por tocá-lo com suas mãos geladas, certo?

Além disso, sempre que possível possua um aquecedor portátil, deste modo o ambiente ficará aquecido (claro, em uma temperatura agradável para o bebê, ok?) e o recém-nascido poderá ficar ainda mais confortável quando estiver sem suas roupinhas.

Não se esqueça de lavar bem as mãos mesmo que vá utilizar luvas, pois uma hora ou outra você terá que removê-las e como sabemos, ter cuidado nunca é demais, principalmente para um profissional.

Use e abuse dos acessórios:

Como já mencionado acima, os acessórios são uma característica marcante de um ensaio newborn, por isso, esse é um investimento a ser feito, pois, para que as fotos realmente fiquem perfeitas é mais do que necessário utilizar dos acessórios, eles é que dão aquele toque todo especial na imagem.

Apenas tome cuidado para não exagerar, certo? Lembre-se que esse é um ensaio com bebês e o centro das atenções devem ser sempre eles.

Edição:

A edição das imagens irá servir apenas para dar pequenos retoques, pois em um ensaio desse estilo, normalmente as edições quase não são utilizadas, pois como já mencionado, os bebês já possuem uma perfeição por natureza.

2

Mas, de qualquer modo para facilitar o seu trabalho opte por utilizar cores um pouco mais neutras como tons pastéis e branco por exemplo, pois ambas combinam com diversos tons de acessórios e são uma excelente opção de cores a serem utilizadas.

Tome cuidado com o flash:

Procure utilizar a luz natural do ambiente e evite ao máximo usar o flash. Normalmente os bebês, principalmente os recém-nascidos tendem a ficar irritados com aquela luzinha batendo em seu rosto, o que consequentemente poderá acorda-los e essa não é a intenção de seu ensaio newborn, pois como já destacado, é essencial que ele esteja em um sono profundo.

Sendo assim, faça o uso do flash apenas quando realmente for necessário e tome muito cuidado para não o acordar.

Cuidado com posições mirabolantes:

Estamos falando de recém-nascidos, por isso, tomar um extremo cuidado ao posicionar o bebê é algo fundamental. Nunca tente realizar posições que possam apresentar qualquer tipo de risco ao pequeno ou que simplesmente o deixe muito desconfortável, certo?

Em primeiro lugar sempre vem a sua segurança, pois todo cuidado é pouco quando estamos lidando com esse ser tão pequeno e ao mesmo tempo tão frágil.

Além disso, lembre-se que os pais irão estar acompanhado todo o seu ensaio e com certeza eles estarão de olhos bem abertos em tudo que você for fazer com o bebê deles, por isso, faça o seu trabalho do modo correto e com todos os cuidados necessários, que certamente você irá obter excelentes resultados.

3

Essas são algumas dentre muitas dicas para este tipo de ensaio, sendo assim, se você realmente deseja trabalhar nesse ramo é muito importante adquirir ainda mais conhecimento, pois como já mencionado acima, esse tipo de ensaio exige muito cuidado, delicadeza, compreensão e acima de tudo, amor pelo que se faz, pois, os bebês são totalmente dependentes e frágeis e os seus pais estarão o confiando a você e ao seu trabalho.

Agora, após entender um pouco mais sobre a importante de ter o dom naquilo que se faz e acima de tudo saber como fazer um ensaio newborn perfeito, que tal começar a colocar tudo em prática e se surpreender com os resultados de seu trabalho? Tenho plena certeza de que todos irão se apaixonar!

Você gostou das dicas? Então, comente abaixo e clique aqui para conferir agora mais uma materia, agora falando dos Ensaios Pré Debutante. 

Comentários

comentários

Post anterior

Como fazer um ensaio pré-debutante

Próximo post

Funções essenciais e esquecidas da câmera fotográfica