Como enxergar criativamente na hora de fotografar

0 619

Desenvolver um olhar criativo na hora de enxergar as coisas com outros olhos é o caminho para uma boa fotografia. Imprimir um olhar pessoal nas fotos é bem melhor que um ponto de vista óbvio.
Quando pegamos uma câmera fotográfica pela primeira vez, a tendência é que tiremos fotos de todas as coisas óbvias que vemos na nossa frente: paisagens, retratos de pessoas que conhecemos, animais de estimação, bebês e outros personagens comuns… Esse processo é necessário para aprender a fotografar, mas depois que começamos a repetir esses passos constantemente, o tédio começa a aparecer.
Quando estamos entediados o suficiente, a tendência é começar a olhar as coisas fora do campo de visão óbvio e começamos a enxergar criativamente na hora de fotografar. Só assim começamos a interpretar os elementos fotográficos de uma maneira diferente – mas, como nós vemos sempre, muitas pessoas continuam a tirar fotos sem graça, até que eles se tornem experts no mundo da fotografia.
O problema é que todos nós temos ideia pré-concebidas de como algo deve ficar e é dessa maneira que fotografamos. Então, se nós queremos ser criativos, nós precisamos abandonar esses pré-conceitos e começar a olhar e procurar detalhes com a inocência de uma criança, como se fosse a primeira vez.

Passos para começar a enxergar criativamente na hora de fotografar

“O que uma minhoca enxergaria se olhasse para cima?” Entre no ponto de vista de um animal bem pequeno antes de fotografar.
Passe o dia fazendo fotos de coisas comuns do dia-a-dia agachado, ou a ajoelhado, como se fosse o ponto de vista de uma criança pequena.

  • Isole uma parte da cena que você vai fotografar usando o visor da câmera.
  • Mostre a cena de uma maneira que as pessoas geralmente não vêem.
  • Use a iluminação de forma criativa, crie texturas com a luz.
  • Utilize a iluminação para criar silhuetas e formas diferentes.
  • Use lentes teleobjetivas para paisagens e lentes de ângulo amplo para retratos.
  • Fotografe em direção ao sol.
  • Faça fotos enquanto você pula no ar.
  • Deixe o horizonte na foto onde você quer que ele esteja.

enxergar criativamente na hora de fotografar
Depois de um tempo, enxergar criativamente na hora de fotografar se torna tão natural quanto respirar e quando isso ocorre, você pode concentrar em capturar os momentos de forma diferente:

  • Momentos decisivos: você registra o momento na hora exata em que ele está acontecendo.
  • Um olhar fugaz, inesquecível e único.
  • Certas condições de iluminação.

Aprenda todas as regras de composição e veja quantas delas você pode quebrar ao mesmo tempo em que você produza imagens poderosas. Tente não focar no elemento que a maioria das pessoas iria se interessar. Foque nas formas, contornos, detalhes. Decida o que você quer enfatizar, que mensagem você quer passar para quem for admirar a sua foto.
Outra maneira de aprender a enxergar criativamente na hora de fotografar é procurar por fotografias dentro das fotografias. Tente olhar a cena através de uma lente grande angular de 28 mm, depois mude para uma teleobjetiva de 100 mm e veja quantas fotos diferentes você pode isolar e fazer dentro de apenas uma cena.

enxergar criativamente na hora de fotografar
Quando você possui a habilidade de enxergar de maneira criativa, você nunca mais vai precisar se preocupar com problemas que alguns fotógrafos amadores passam, ou qualquer outra especificidade do seu equipamento fotográfico.
Mas quando você vai saber que você atingiu o nível de expert nota 10, especialista em lentes com a habilidade de ver as coisas com uma perspectiva fotográfica diferente?
Pratique, pratique, pratique, pratique mais um pouco e aplique tudo o que você aprendeu através da sua prática nas suas sessões fotográficas futuras. Como dizem por aí, a prática leva à perfeição. E mais: a prática insistente leva à perfeição!
Além disso, você precisa aprender como utilizar todas as técnicas necessárias até o ato de fotografar se tornar algo praticamente nato de você. Você precisa saber como e quando utilizar as técnicas fotográficas e da câmera que você utiliza para criar as imagens que você deseja e finalmente conseguir as respostas para todas as perguntas que você sempre quis saber sobre fotografar de forma criativa.
Como saber se você está fazendo isso da maneira correta, ou que está no caminho para ser um fotógrafo criativo de primeira?
Lembre-se que elas são:

  • Qual é o principal elemento da sua fotografia?
  • Como eu posso destacar o principal elemento da fotografia?
  • O que eu estou deixando para trás?

E não esqueça que você não precisa ter um superequipamento para criar fotos completamente originais e interessantes. O melhor equipamento é a sua cabeça e a sua experiência e olhar crítico!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.