Facebook anuncia câmera Surround 360

0 236

Facebook introduziu recentemente a Surround 360, uma câmera que captura 3D, vídeo 360 graus usando um total de 17 câmeras e pode ter resoluções de até 8K por câmera. Excepcionalmente, o Facebook tornará a câmera digitale o software de processamento em código aberto para dar aos desenvolvedores a oportunidade de melhorar tanto.

A própria Surround 360 dispõe de 17 câmeras sincronizadas: 14 horizontais, uma Lente fisheye em cima e mais duas na parte inferior. Cada câmera tem um obturador global (que elimina algumas dores de cabeça) e foi concebido para operar por longos períodos de operação sem superaquecimento. Os dados são capturados em Bayer bruto , que é depois processado no software de edição. Todas as 17 câmeras são aparafusadas em um chassi de alumínio para que tudo permaneça no lugar.

Facebook diz que tem usado câmeras industriais Point Grey na Surround 360, que aponta para o uso da 2ª geração de sensores Sony CMOS Pregius com obturadores globais. As lentes utilizadas são lentes de F2.4 7mm projetado para sensores do tipo de até 1″, o que poderia significar até mesmo a utilização dos mais recentes chips Sony IMX253 ou IMX255. Se for esse o caso, então essas lentes são aproximadamente equivalentes a 19mm.

Com uma incrível quantidade de dados provenientes de todas essas câmeras, o Facebook usa um PC baseado em Linux com um array RAID 5 SSD que compartilha a escrita através de oito unidades simultaneamente. A empresa fez do controle do equipamento de câmera algo fácil, através de uma interface baseada na Web que permite aos utilizadores ajustar a velocidade do obturador, a exposição, taxa de quadros e ganho.

O software de edição utiliza o conceito de fluxo óptico para resolver as disparidades entre o que pares de câmeras podem ver. A empresa diz que este método é “matematicamente mais complicado” do que os sistemas tradicionais, mas produz melhores resultados. Os resultados finais são vídeos 3D/360 que podem ser feitos em 4K, 6K ou 8K por cada câmera. Os vídeos podem ser vistos em headsets Oculus Rift e engrenagem VR (realidade virtual) usando codec Dynamic Streaming do Facebook. Vídeos também podem ser enviados e compartilhados no Facebook e outros sites.

Uma grande parte da história da Surround 360 é que o Facebook está abrindo ambos os modelos de câmera e software de processamento para os desenvolvedores, afirmando que “nós sabemos que há ideias que não temos explorado” e “sabemos por experiência que uma comunidade mais ampla pode mover coisas para a frente o mais rápido que pudermos.” A empresa diz que o design e o código estará no GitHub por volta de junho.

6177071546

Algumas palavras do próprio Facebook sobre a Surround 360

Conectar-se num VR é uma experiência surpreendente, envolvente, e queremos fazer a nossa parte para garantir que mais pessoas tenham a chance de experimentá-lo no futuro. Nós vamos abrir o código da câmera Facebook Surround 360 além do código de design e edição para ajudar os desenvolvedores e criadores a desbloquear ideias e inovar mais rápido para acelerar o ecossistema florescente de 3D-360.

Detalhes de hardware

O equipamento de câmera é composto por 17 câmeras e foi projetado com foco em confiabilidade. Um chassi de alumínio robusto assegura que as imagens são estáveis e bem alinhadas, e as câmeras industriais podem trabalhar durante horas sem superaquecimento.

14 câmeras de grande angular em um anel horizontal

1 Lente fisheye em cima e 2 na parte inferior para a cobertura esférica completa

Obturador global garante que cada câmera captura os pixels em sincronia

Detalhes de software

Nossa tecnologia de edição automatizada reduz o esforço de pós-produção no retoque e no tempo. Depois de filmar o seu vídeo, você pode usar um fone de ouvido Samsung Gear VR para ver o resultado como um vídeo 3D-360 com nenhum processamento de antemão intervindo.

Como posso obtê-lo?

Verão 2016: Código de software da câmera Facebook Surround 360 além do design e software de edição estará disponível no GitHub. Montá-la será possível com componentes fáceis de achar. Participe de nossa Comunidade 360 no Facebook para manter-se atualizado.

5118267515

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.