Faculdade de Fotografia: Onde posso fazer?

0 386

Em outro artigo, nós conversamos um pouco sobre a profissão fotógrafo – o salário e os possíveis desenvolvimentos, por exemplo. Depois, você viu como montar um negócio de fotografia. Hoje, o assunto é faculdade de fotografia.

Em primeiro lugar, há uma pergunta que deve ser respondida: é necessário mesmo fazer uma faculdade de fotografia? Existem muitos cursos livres excelentes de fotografia, que são mais curtos e acessíveis. E ainda há muitos fotógrafos que simplesmente aprendem na prática, sem nenhum estudo formal. Então, para que fazer uma faculdade de fotografia?

Existem muitas vantagens em fazer um curso de nível superior na área em que você pretende trabalhar. Em primeiro lugar, a faculdade tem um programa mais amplo do que os cursos livres e workshops. Portanto, quem faz um curso universitário de fotografia aprende vários assuntos da teoria e prática – por exemplo, história da fotografia é um tópico que será abordado.

Outra vantagem é que a faculdade de fotografia abre outras portas, portas “paralelas”. Se você quiser dar aulas de fotografia no futuro, por exemplo, ela irá ajudá-lo a conseguir o emprego (e também a desempenhá-lo melhor). O mesmo vale se você quiser se tornar um pesquisador sobre fotografia.

Para completar, o curso superior é uma poderosa ferramenta profissional. Ele pode ser usado para se destacar nas reuniões com clientes e alavancar o sucesso de seu negócio de fotografia.

Mas é preciso escolher com cuidado o curso que irá fazer, pois é um compromisso de longo prazo. Além disso, não são muitas faculdades que oferecem um curso superior especificamente de Fotografia. Muitas oferecem um curso de Artes Visuais, que aborda a fotografia em conjunto com desenho, pintura, gravura e outras.

faculdade de fotografia Senac

Faculdade de Fotografia em São Paulo

O Centro Universitário Senac oferece um programa de Bacharelado em Fotografia. O curso tem duração de 04 anos.

A grade curricular é bastante ampla. Ela inclui desde matérias como “Ética, Cidadania e Sustentabilidade” e “Gestão de Carreira” até “Fotografia Arquitetura” e “Fotografia Publicitária”.

O curso é oferecido no campus Santo Amaro, durante o período da manhã ou da noite. No site do Senac, é possível encontrar valores e formas de pagamento, e também a grade completa do curso.

faculdade de fotografia Estácio de Sá

Faculdade de Fotografia no Rio de Janeiro

A Universidade Estácio de Sá oferece um curso de Graduação Tecnológica em Fotografia. O curso tem duração de 2,5 anos.

A grade curricular traz disciplinas como “História da Fotografia”, “Informática Aplicada à Fotografia”, “Fotografia de Moda” e “Fundamentos de Marketing”.

O curso é oferecido em três campi diferentes: João Uchoa, Madureira e Barra I. Os horários de estudo são matutino ou noturno, dependendo do campus. No site da Estácio de Sá, é possível encontrar valores e formas de pagamento, e também a grade completa do curso.

faculdade de fotografia Unicap

Faculdade de Fotografia no Nordeste

A Universidade Católica de Pernambuco – Unicap oferece um curso superior de Tecnologia em Fotografia. O curso tem duração de dois anos.

A grade curricular apresenta as disciplinas “Anatomia da câmara fotográfica”, “Gestão comercial da imagem”, “Edição e tratamento de imagens” e até uma disciplina opcional chamada “Legislação sobre o uso da imagem”.

O campus fica em Recife. No site da Unicap é possível encontrar mais informações sobre a forma de ingresso e a grade completa do curso.

Estes foram alguns exemplos de onde você pode fazer uma faculdade de fotografia. Mas, para ver uma lista completa de instituições que oferecem este curso, basta dar uma olhada nesta lista, do site Guia do Estudante.

E então, depois de ler um pouco mais sobre a faculdade de fotografia, qual é a sua opinião pessoal? Vale a pena investir em um curso superior nesta área? Conte para nós nos comentários desse artigo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.