Tutorial: Foto Panorâmica com Câmera e Photoshop !

0 662

Hoje em dia, praticamente qualquer câmera fotográfica – desde as câmeras de celular até as profissionais – trazem uma função panorama. Mas por algum motivo, os fotógrafos iniciantes ou quem pratica por hobby parece ter grande dificuldade em tirar boas fotos panorâmicas usando essa função. Elas sempre ficam tortas, tremidas ou cortadas. Nessa hora, o nosso amigo Photoshop pode resolver o problema. Veja como:

Antes de começar

Esse tutorial irá usar o software Adobe Photoshop. Nesse artigo, os nomes das ferramentas correspondem à versão em Inglês do software. Você também pode ver nosso outro tutorial com o Photoshop, que ensina a diminuir o efeito de fotos tremidas, veja aqui nossa matéria: Como diminuir o Efeito de Imagens Tremidas com Software de Computador.

A idéia deste tutorial é simples: tirar várias fotos separadas e então uni-las em uma foto panorâmica usando o Photoshop. Você pode usar a ferramenta automática “merge”, ou fazer isso manualmente com a ferramenta “Clone Stamp”. Como as ferramentas automáticas geralmente não funcionam perfeitamente, vamos combinar as duas técnicas.

Preparação

O primeiro passo é tirar as fotos. Infelizmente, não é só tirar as fotos de qualquer maneira. Precisa atender a certos requisitos para que o resultado final de sua foto panorâmica seja o melhor possível.

Em primeiro lugar, você vai precisar de uma paisagem com a vista limpa, sem grandes obstáculos como árvores ou pessoas. Pense nisso da seguinte maneira: em uma foto panorâmica, seu foco é o horizonte. Se houver algo muito proeminente em um plano mais próximo, vai se tornar apenas uma foto paisagem comum.

Você irá precisar de um tripé para colocar a sua câmera. Caso não tenha um, tente usar outro objeto de apoio estável, como uma caixa. É importante que você consiga rotacionar sua câmera através desse objeto. Outro detalhe que exige sua atenção é que a câmera deverá estar alinhada com o horizonte – sem inclinações para a direita ou esquerda. Do contrário, você irá ficar com um pouco de distorção de ângulo.

Tirando as fotos

Vire sua câmera para o extremo da direita e comece a tirar fotos. A cada foto, rotacione a câmera um pouco para a esquerda. Cerca de 7 fotos, com uma diferença de ângulo de 20° entre cada uma, deve ser o suficiente para conseguir uma boa foto panorâmica. Mas isso depende completamente de seus instintos como fotógrafo; você pode até mesmo criar uma foto panorâmica de 360°.

Uma dica importante é lembrar-se de nomear as fotos de acordo com a ordem em que foram tiradas. Assim, seu trabalho nos próximos passos ficará mais fácil.

“Merge” automático

Depois de descarregar as fotos, abra o Photoshop. Agora vem a parte automática do processo. Vá até o menu File > Automate > Photomerge.

Uma nova janela irá aparecer, com duas colunas. Na primeira coluna é definido o layout, e você pode escolher diversos modos para ajustar o resultado final. Geralmente, o modo que funciona melhor é o Auto. A segunda coluna é onde você coloca os arquivos que serão mesclados; você pode selecionar um grupo de imagens ou uma pasta inteira. Depois de ter feito os ajustes nas duas colunas, marque a opção “Blend Images Together” e clique em Ok.

Verificando o resultado

Depois de clicar em Ok na janela do Photomerge, o Photoshop irá ajustar automaticamente as imagens para formarem uma foto panorâmica. Mas você provavelmente vai notar que esta foto não será um panorama perfeito, as fotos não estarão totalmente alinhadas. Isso ocorre com frequência, quando não conseguimos alinhar a câmera perfeitamente na hora de tirar as fotos.

Fotos Panorâmicas

Corrigindo o ângulo

Há diversas maneiras de corrigir este alinhamento imperfeito na sua foto panorâmica. A maneira mais simples é através da ferramenta “Crop”. Selecione a ferramenta Crop na barra lateral e selecione porções da foto. Então, gire levemente a área selecionada para coloca-la perfeitamente na horizontal. Salve e repita o procedimento com a próxima porção da foto.

Disfarce as imperfeições

Conforme você faz este procedimento, vai notar que pequenas áreas em branco do plano de fundo irão aparecer entre as porções da foto, e também nos cantos. São imperfeições que você precisa disfarçar.

Para isso, crie uma nova camada sobre todas as outras; você pode nomeá-la “Ajustes”. Então selecione a ferramenta “Clone Stamp”. É muito importante que a opção “Sample All Layers” esteja marcada – assim, a ferramenta de clonar irá pegar amostras de todas as camadas para corrigir os espaços em branco da foto panorâmica.

Quando encontrar um espaço em branco, pressione a tecla ALT e clique em uma área bem próxima, que será usada como referência de preenchimento. Então solte a tecla ALT e comece a pintar o espaço em branco. Lembre-se de pintar apenas na camada Ajustes.

Toques finais

Agora, vá até a janelinha Layers. Você já deve ter notado (provavelmente) que todas as camadas estão dentro de uma pastinha. Converta essa em uma camada única. Agora você tem uma ótima foto panorâmica, em formato grande, que pode ser usada para pôsteres, banners e diversos materiais gráficos. Você também poderá usar o Photoshop para adicionar todo tipo de efeitos, filtros e até mesmo texto à sua foto panorâmica.

Se você gostou deste tutorial, pode ver a versão completa (com fotos, em Inglês) no site TutsPlus.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.