Fotografando grávidas: deixe o marasmo de lado

0 501

Você já viu books de gestantes assinados por vários fotógrafos, de diversas regiões e países, mas muito parecidos um com o outro (pra não dizer igual)? Pois é, esse é o grande desafio da fotografia de gestantes. Para você não ser só mais um desses fotógrafos, nós preparamos algumas dicas de fotografia e desafios que vão diferenciar as suas fotos das outras centenas que existem.
Vamos identificar! O primeiro passo é saber onde é que está o “erro”, os pontos comuns que amornam demais os books fotográficos de gestantes. Para isso você vai precisar pesquisar em um grande número de books e analisar bastante. Mas, para facilitar a sua vida, nós fizemos isso para você, então confira algumas dicas do que você não deve fazer na hora de criar um ensaio fotográfico com gestantes.

1)    Um book feito somente de fotos da barriga
É fato que a barriga é um fator importantíssimo no corpo da mulher quando se trata de gravidez, mas, ei! Ela não é o único chamativo. Fotografe sutilezas, mãos que se cruzam, olhares que se fitam, passos que se abrandam. Há muito o que ser revisto e não é que não pode nem pensar em fotografar a barriga, ela faz parte de um grande marco, mas saia do comum e explore mais dessa bela etapa da vida, que é a gestação.

2)    Sapatinhos são legais, mas não são tudo
Está certo que os sapatinhos de bebês são fofinhos demais, e você pode fotografá-los, é claro que pode. Mas não fique só nisso! Existem mais espaços a serem explorados. Que tal explorar o lugar (se for book externo), antes de começar a pôr a mão na massa? Experimente, quem sabe, clicar outras peças do look do futuro pequenino ou registrar detalhes da decoração do quartinho dele (a).

3)    Pra quê manter sempre os mesmos cenários, né?!
O sapatinho em cima da madeira, o gramado, o rio ao fundo, tudo isso é muito bacana, quando não é muito repetitivo. Use de mais variações em cada book, abra espaço para a imaginação, analise e escolha cenários diferentes para fotos únicas. Você vai ver como o resultado vai ser muito melhor!

Juntando essas informações, já dá pra ter uma ideia de que o que define o comum do extraordinário são apenas detalhes, que estão presentes em um bom planejamento, em separar um tempo para criar uma estratégia, montar um roteiro, refletir sobre ele e deixar a criatividade fluir. Agora vamos ver o que podemos fazer para dar um diferencial nas fotos.

gestantes

1)    Acessórios
Os acessórios dão um charme todo especial na foto. Em fotos de grávidas, procure utilizar acessórios delicados, como flores, balões, pirulitos, ursinhos, fones de ouvido, foto do ultrassom na frente da barriga, frutas, ursinhos e brinquedos como plano de fundo, velinhas de aniversário representando o número de meses da gestação, entre outras ideias com objetos fofinhos que vão dar um significado especial e resultar em imagens incríveis.

2)    Cores
A gestação é um momento alegre, mágico e vivo. Ele precisa de símbolos que represente isso. Explore a semiótica dos sentidos começando pelas cores. O que melhor que cores para dar vida a uma imagem? Para isso, converse com a gestante e tire fotos da barriga desenhada com tintas coloridas, desenhos fofos, infantis, escrito o nome do bebê, escrito palavras carinhosas, enfim… Use a criatividade para colorir a vontade.

3)    Animais
Gatos, cachorrinhos, passarinhos, coelhos e animais domésticos fofinhos são ótimos companheiros de uma imagem de gestante. Eles complementam a foto com um ar de fofura, inocência e sutileza, que é exatamente a mensagem que a ser transmitida. Portanto, nenhum exagero quando o assunto é “own” é de mais para a foto.

4)    Pessoas
Já reparou que ensaios de gestantes aparece só a gestante, o marido e no máximo uma criança? A dica agora é tentar ousar, combinar a participação dos amigos, padrinhos e familiares e tirar fotos em conjunto, com mais pessoas. Assim a gestante vai se sentir até mais confortável para o ensaio e as fotos serão mais vivas e alegres.

Quando fotografar?

gestantes
Você tem duas opções, que geralmente são as melhores para esse tipo de ensaio. A primeira é fazer um acompanhamento desde o inicio da gestação, registrando a barriga crescer, os primeiros presentes e a evolução da gravidez. Se você escolher fazer isso, pode obter resultados incríveis e um registro maravilhoso para a futura mamãe. A segunda opção é fazer o ensaio quando a barriga estiver em um tamanho ideal para ser fotografada, que seria entre o sétimo e oitavo mês.

Agora que você já sabe o que não fazer em um ensaio de gestantes, já conheceu algumas ideias para estimular a criatividade e já sabe quando fotografar, é só começar a colocar em prática tudo isso e garantir fotos cada vez melhores.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.