5 dicas incríveis para fotografar crianças

0 619

Expressões infantis são genuínas; elas vivem tudo com alegria e muita energia. Quando elas estão felizes, a risada delas chega a ser contagiosa. As crianças podem ser as melhores personagens de uma fotografia – felizes, brincalhonas e reais.

Porém, se você já tentou fotografar crianças que não são muito fãs de câmeras fotográficas, você deve ter percebido que, apesar de elas serem muito felizes algumas vezes, elas também podem ser bem difíceis de lidar. E fotografá-las pode pedir mais planejamento do que uma sessão de fotos qualquer.

Por isso, vamos dar algumas dicas de organização para fotografar crianças que vai te ajudar a se preparar para uma sessão fotográfica com os pequenos. Essas dicas são válidas para fotógrafos profissionais com uma DSLR avançada e para os pais com uma câmera compacta simples que só querem fazer boas imagens de seus filhos.

1. Hora do dia e local

Escolher o período do dia em que você vai fotografar crianças é muito importante. Uma sessão de fotos dessa geralmente funciona melhor depois do cochilo e do lanche da criança – é nessa hora que ela fica mais animada. Mas vale lembrar que fotografias ao ar livre no meio do dia, quando o sol está muito forte e claro, não é a situação ideal para qualquer tipo de fotografia.

Outro fator importante que deve ser considerado antes de fotografar crianças é o local. Ambientes abertos e ao livre são os ideais e permitem que a criança tenha bastante espaço para se movimentar. Consequentemente, você tem bastante espaço para explorar esses movimentos em imagens.

fotografar crianças

2. Esteja preparado

É provável que você e os pequenos queiram que a sessão de fotos seja o mais breve possível. Se você gastar muito tempo enrolando ao invés de fotografando, as chances da criança ficar entediada e ansiosa são bem grandes. Por isso, fazer um planejando e estar preparado antes de iniciar a sessão com a criança pode ser bem útil.

Cheque a bateria da sua câmera, a capacidade do seu cartão de memórias, as configurações do seu equipamento e esconda os brinquedos que você vai usar na sessão até que eles sejam necessários – se a criança vê-los antes, ela pode se distrair e não focar na sua direção fotográfica.

Se você pretende usar vários planos de fundo diferentes, faça um planejamento da ordem em que eles serão usados.

3. Faça uma lista

Faça uma lista de fotos não posadas que poderão ser aproveitadas em sua sessão, como a criança sentada, de pé, deitada, brincando, correndo, etc… Lembre-se que o seu modelo infantil não vai posar como as crianças do Pinterest – e eles nem devem. Busque referências lá de temas e ideias, mas não espere as poses exatas. É preferível que as suas imagens expressem quem os pequenos realmente são.

Também é interessante fazer uma lista de elementos que serão trazidos à cena, como brinquedos, eletrônicos, trocas de roupas…

Outra opção de lista é uma playlist infantil para a criança se interessar, ainda mais, pelo momento.

4. Busque apoio

Se for possível, busque ajuda de outras pessoa. Peça a ela para que fique atrás de você chamando a atenção do modelo infantil. Dessa maneira, a criança vai olhar para a pessoa que está atrás de você, como se ela estivesse olhando para a câmera.

Os ajudantes também podem colocar os pequenos na cadeira para você preparar a câmera e fotografar antes que eles possam sair para começar a correr de novo.

E, claro: o seu ajudante pode te auxiliar a manter a sanidade quando for fotografar crianças muito agitadas.

5. Comece com poses

Primeiro, faça as fotos mais formais, com poses tradicionais. Um exemplo são as fotos com dois irmãos pequenos olhando para a câmera e sorrindo.

fotografar crianças

Esse passo é especialmente importante se você for um amador que está a fotografar crianças. Afinal, as chances de erro em fotografias tradicionais são menores.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.