5 Dicas para Fotografar Detalhes

0 492

Fotografar detalhes tem um poder todo especial.Vamos analisar um cenário específico: digamos que você entra em um restaurante cheio. Além de ter várias pessoas, o local é barulhento. Você acabou de ser avisado que a fila de espera está durando meia hora e você tem apenas alguns segundos para decidir se vai ficar ou não. Até que você escolhe que quer esperar pacientemente na fila.

O que fez você ficar?

Você tomou a sua decisão porque o coração mandou, com um simples olhar ao redor. É claro que existe um motivo que fez te ter vontade de ficar, então você olha atentamente ao local e tentar analisar o porquê. Até que você descobre: os detalhes.

Treinando o olhar para ver os detalhes

Para reparar nos detalhes de algo imediatamente, é necessário um olhar especial e alguma prática. O que há de tão único em um lugar, em um casamento, ou na casa de um cliente? Qual é a marca registrada de um casal que fez você querer fotografá-lo?

Pode ser o tecido e o design das roupas que eles vestem, os acessórios, os traços físicos, o estilo usado para decorar a cada, as cores… A resposta está sempre nos detalhes e nós vamos te ajudar a encontrá-los:

Dica para fotografar detalhes nº1: siga a luz

A luz é o elemento mais importante na fotografia. Estude a luz, siga a luz, posicione-se corretamente em relação à luz quando você for fotografar e tudo ficará bem!

A luz suave está presente nas primeiras e últimas horas do dia, como já explicamos aqui. Essa luz incide em um ângulo específico que cria sombras suaves.

Adversamente, a luz chocante é aquela que incide bem em cima do seu modelo principal, ou quando ele está olhando diretamente ao sol. Esse tipo de luz cria sombras pesadas e escuras e devem ser evitadas pelos fotógrafos.

É claro que há maneiras de evitar esse efeito com modificadores de luz e refletores – com esses acessórios de fotografia, a hora do dia é irrelevante. Porém, para resultados agradáveis, é preciso entender a luz, o efeito dela em cada situação e procurar pela iluminação correta quando você for fotografar.

5-tips-photographing-details-tutorial_0003

Dica para fotografar detalhes nº2: encontre padrões e formas

Qualquer coisa que parecer interessante, ou repetitiva, pode ser um bom começo para uma boa imagem. Procure por texturas como superfícies brilhantes contra superfícies foscas, metálicos contra vinil e assim por diante.

Dica para fotografar detalhes nº3: procure por contraste

Contrastes são cruciais na fotografia. Sem ele, você só consegue imagens sem graça. Você precisa do contraste e fotografar detalhes com contrastes para parecer que os elementos tenham três dimensões. Contrastes possíveis são:

1. Luz e sombra
2. Redondo e quadrado
3. Silhuetas contra o céu
4. Materiais sólidos com materiais transparentes
5. Cores opostas
6. Movimento e estático

fotografar detalhes

Dica para fotografar detalhes nº4: treine seus olhos para ver o incomum

É preciso se esforçar para realmente ver o incomum, ou ter uma visão original do que já foi retratado. Reflexos ajudam bastante aqui, assim como sobreposições. Posicione-se em ângulos incomuns e fotografe coisas de um ponto de vista diferente.

Dica para fotografar detalhes nº5: use dupla exposição

5-tips-photographing-details-tutorial_0014

Uma das ações mais difíceis nessa lista e fazer a dupla exposição. Ela é um desafio e pede um pouco de bom senso sobre o que fica bem junto. Esse é um bom exemplo de usar o seu instinto para saber o que fazer.

Por ser algo que necessita do senso de saber o que vai bem com o que, fica difícil descrever e racionalizar como fazer isso.
Mas a dica que fica é: pratique, pratique, pratique!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.