4 dicas essenciais para capturar a magia ao fotografar retratos

0 413

Um retrato incrível é aquele que faz alguém parar o que está fazendo para olhar novamente, admirá-lo. Existe algo mágico em fotografar retratos que intrigam e conectam as pessoas. E isso não é adquirido com a beleza, ou com a fama da pessoa que é retratada; isso se trata de humanidade. Arte e fotografia colidem quando você captura a verdade e a humanidade em uma imagem.

Mas para fazer isso, você precisa de foco. E a partir do momento em que você levanta a câmera para fotografar alguém, você precisa se esquecer de tudo ao seu redor para manter o controle da situação.

Para fazer isso, vamos apresentar um mini guia com quatro passos que vão te ajudar a fotografar retratos da melhor maneira e também a conectar melhor com o seu modelo.

fotografar retratos

Passo 1: fotografe de acordo com suas capacidade técnicas

Para fotografar retratos de impacto, a última coisa que você precisa é se preocupar com o lado técnico das coisas. Por isso, é preciso praticar com antecedência e dominar as técnicas que serão usadas com o seu modelo, no local que você escolheu. Conheça o seu equipamento e foque principalmente em suas dificuldades técnicas antes do dia da sessão de fotos.

Fotografar retratos já intimida o modelo. Se você parecer inseguro com o que faz e com o seu equipamento, você vai deixá-lo ainda mais nervoso. Saiba que as coisas ainda podem dar errado no dia da sessão, mas quanto mais relaxado e seguro você estiver, melhor você vai lidar com problemas sem enlouquecer.

Passo 2: avalie fotografias do seu modelo antes de fotografá-lo

Pode ser útil analisar fotografias do seu modelo antes de fazer os retratos dele. Para isso, peça para eles enviarem algumas fotografias que eles gostem.
Com essa análise, você pode ter uma ideia do tom de pele e do formato do rosto, e como trabalhar com eles no retrato. Com essa ideia, você pode escolher as melhores configurações de iluminação, por exemplo.

Ao analisar as fotografias preferidas do seu modelo, você também tem a ideia de como ele gosta de ser retratado e o que ele quer dizer com a imagem dele.
É claro que tudo isso às vezes não bate com a maneira que você o enxerga, mas ao unir essas duas visões, você pode fotografar retratos incríveis.

fotografar retratos

Passo 3: tenha um plano

Você precisa, sem falta, ter um plano antes do dia da sessão de fotos. Aproveite o fato de que você avaliou as fotografias do seu modelo antes para planejar a sua iluminação e as escolhas de plano de fundo. E, claro, considere as alterações climáticas se você pretende usar a luz natural em fotografias ao ar livre.

Vale mencionar que a luz natural pode ser utilizada em todo tipo de cenário, e não necessariamente em retratos ao ar livre. Ficar perto de janelas grandes e portas abertas te oferece uma bela iluminação. Mas, é claro, que isso vai depender das condições climáticas.

Você também deve planejar o enquadramento ao fotografar retratos. O segredo é não somente deixar a fotografia “quadradinha”, mas também capturar as emoções provindas da interação do modelo com o ambiente.

Passo 4: aprenda a ler as pessoas

Aprender a ler as pessoas é uma habilidade que você precisa conquistar para progredir como fotógrafo de pessoas. Tente se conectar com o seu modelo, converse com ele, conte histórias – humanizar a experiência de fotografar retratos é vital. Quanto mais relaxado você estiver, mais você vai conseguir dele e mais autêntica a sua fotografia vai ser.

Você precisa aprender a captar os sinais do seu modelo: ele está perdendo o foco? Mude de cenário. Ele está desconfortável? Fale para ele se sentar em um local mais apropriado para posar para as fotos. Você não vai querer perder fotos só porque o seu modelo não está claramente presente e focado no momento.

fotografar retratos

Outra maneira de ler as pessoas é entender a personalidade delas. Se você entender que o seu modelo está nervoso antes de ser fotografado, tente contar algumas piadas, ou explique o que será feito para ele ficar mais tranquilo. Uma pessoa risonha e alegre deve ser representada como tal, mas sempre há espaço para um look mais sério – e você vai precisar dirigi-los para atingir o clima que você quer para a sua fotografia.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.