Home»Tutoriais»Como criar fotografias de flor com lanterna e refletor

Como criar fotografias de flor com lanterna e refletor

4
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Nesse tutorial, vamos compartilhar com vocês algumas maneiras simples e baratas de criar belas fotografias de flor. Você vai aprender a adicionar luz usando uma lanterna e um refletor. Se você tiver uma pitada de paciência e imaginação, você vai conseguir criar fotografias de flor incríveis em pouco tempo.

Preparação

Você vai precisar colocar a sua câmera em um tripé e encontrar uma superfície boa, de preferência perto de uma luz de janela, para fotografar a sua flor. Configure a câmera para fotografar com uma velocidade de obturador menor que 1/15 de segundo – isso será muito mais fácil se você utilizar um disparador remoto, ou o timer da sua câmera fotográfica.
Faça fotografias de teste, para determinar a exposição que você deve usar com a luz do ambiente. Aumente, ou diminua a velocidade do obturador e vá vendo os resultados diferentes, até encontrar o que você deseja.

fotografias de flor
Luz ambiente. Exposição de f/4 a 1/4 – Vickie Lewis

 

fotografias de flor
Luz ambiente. Exposição de f/4 a 0.40 segundos – Vickie Lewis

Adicione o refletor

Mesmo se você encontrar a exposição ideal, as sombras ainda podem ficar fortes. Para suavizar a luz, você pode posicionar um refletor ao lado da flor que será fotografada. Esse refletor pode ser qualquer pedaço de papel branco – quase qualquer coisa branca pode ser usada como refletor. É claro que um refletor profissional gera resultados melhores, mas para você começar a se aventurar na fotografia, o improviso está liberado.

O uso de um material desse para fazer fotografias de flor serve para preencher as sombras e fazer com que a luz que incide sobre o sujeito principal da imagem seja mais suave.

fotografias de flor
Luz ambiente com refletor. Exposição de f/4 a 1/4 – Vickie Lewis

A exposição usada na fotografia acima foi feita com um desses refletores. Compare essa imagem com as duas primeiras e perceba que a iluminação é parecida com a que foi feita com uma longa exposição. É impressionante a quantidade de luz que pode ser adicionada usando apenas refletores.
Mais importante: perceba a qualidade da luz. Perceba como as sombras ainda estão presentas à direita da flor, mas não são tão perceptível assim.

Crie uma sensação que combina com o assunto principal das suas fotografias de flor

As flores são delicadas. Elas são femininas. Quando nós queremos contar histórias com o que escolhemos para fotografar, nós precisamos passar um sentimento. Uma das maneiras de se fazer isso nas fotografias de flor é na maneira com a qual usamos a luz. Perceba como a sensação muda nas fotos em que o refletor foi usado e naquelas em que ele não foi usado. A segunda exposição é mais suave e mais feminina – o que combina mais com o tema.

Adicione a luz da lanterna para mais drama

Agora, você pode posicionar a luz de uma lanterna atrás do seu objeto principal. Certifique-se de que você posicionou sua fonte de luz de uma maneira em que não gere um flare (quando a luz atinge a lente diretamente). Para isso, faça com que a luz esteja apontando diretamente à flor e não à lente.

Vickie Lewis
Vickie Lewis

Seja criativo com a luz e a composição

Depois de certa prática, você já pode exercer a sua criatividade e brincar com a luz quando for fazer fotografias de flor.
Quanto à composição, você terá de decidir qual é o seu centro de interesse na fotografia e para onde você quer direcionar o olho do espectador. Perceba como o centro da flor está escuro na imagem acima – adicione um preenchimento de luz e ela ficará mais clara:

 

fotografias de flor
Vickie Lewis

 

fotografias de flor
Vickie Lewis

No caso abaixo, o estame da flor está muito escuro e mal podemos ver os detalhes:

fotografias de flor
Vickie Lewis

Porém, quando adicionamos a luz da lanterna, a situação muda:

fotografias de flor
Vickie Lewis

Esses são apenas alguns dos exemplos criativos que você pode tentar em casa com fontes de iluminação, como a lanterna, e com refletores. A fotografia pede isso: ideias novas e criatividade. Nunca contente-se com a luz ambiente se você quer deixar um sujeito comum de uma foto se destacar de maneira diferente!

Comentários

comentários

Post anterior

7 dicas para ensaios fotográficos de sucesso ao ar livre

Próximo post

5 dicas para você capturar fotos de festas muito melhores