Dicas imperdíveis para fazer fotografias de noivado

0 423

Sessões de fotografias de noivado podem ser desconfortáveis, especialmente porque os casais precisam demonstrar seu afeto publicamente; e pior: na frente das câmeras.

Na maioria das vezes os modelos não se sentem à vontade e não sabem como agir e o que fazer. Mas seguir com o ensaio dessa maneira pode resultar em fotografias de noivado ruins e fazer com os noivos olhem o álbum com arrependimento.

Seu papel, como fotógrafo, é evitar ao máximo essa situação. Seu objetivo principal é fazer com que os modelos olhem com orgulho dessas fotografias e com satisfação por ter participado da experiência.

Para isso, vamos dar algumas dicas para você, fotógrafo, que está se preparando para fazer fotografias de noivado:

Prepare os modelos

Alguns dias antes da sessão, envie ao casal um guia com dicas do que vestir, o que levar e como decidir o local do ensaio. Mostre a eles que fazer essas fotografias será divertido e leve e que é completamente aceitável fazer papel de bobo durante as fotos para que o riso venha espontaneamente. Mostra também que essas fotografias ficarão completamente naturais e que você tem alguns segredos na manga para garantir isso.

Em relação às roupas, você pode orientá-los a usar diferentes camadas se estiver frio – desse modo, eles podem tirar as camadas de cima e criar um look completamente diferente com as roupas de baixo. Em caso de calor, peça para eles levarem mais uma muda de roupas para que essa mudança de look seja possível.

Orientá-los e levar algum objetivo que ambos gostem também é interessante. Pode ser uma cesta de picnic, balões, bicicletas, livros… A intenção é fazer com que os modelos fiquem tranquilos ao usar coisas que eles já amam e que são naturais a eles.

fotografias de noivado

Dirija o casal

Essa dica pode parecer ir contra à ideia de fotografias naturais e espontâneas, mas todo fotógrafo profissional sabe que a maioria das fotografias espontâneas são posadas. E é aí que a direção fotográfica entra: para fazer com que a imagem final pareça o mais natural possível, você tem de fazer de tudo para isso acontecer.

Os casais geralmente não sabem o que fazer com as mãos, em qual posição ficar parado, ou qual expressão usar no rosto. Você, como fotógrafo e diretor, vai precisar mostrar tudo isso a eles durante a sessão de fotografias de noivado.

Você pode seguir três regras simples para fazer essa direção:

1. Conexão

É obrigatório ter uma conexão entre dos dois modelos. Ela pode ser física (quando partes dos corpos dos dois se tocam), ou não-física (como um olhar, uma risada, ou um pensamento). As conexões importam e são visíveis. A autenticidade da sua fotografia, inclusive, depende muito dessa ligação.

2. Ângulos

Nas fotografias de noivado, você precisa posicionar o casal em um ângulo no qual você consiga sempre ver uma parte do rosto deles, a não ser que a sua intenção seja fotografá-los de costas.

Evite linhas retas. O ideal para esse tipo de fotografia é posicioná-los em uma posição em “V”, ao invés de ângulos quadrados.

Peça para que os homens não coloquem as mãos nos bolsos. Isso corte o membro pela metade e a composição do corpo não fica legal.

Em suma, procure sempre por composições triangulares e irregulares ao invés das retas e quadradas. Isso faz com que as fotografias de noivado tenham linhas interessantes e dinâmicas no lugar de imagens achatadas e estáticas.

3. Ria ao invés de conversar

Existem duas coisas que você precisa evitar: fazer fotografia no meio de uma conversa e enquanto os modelos comem. Ao invés de tentar fazer retratos naturais enquanto o casal conversa, peça a eles para fazerem gracinhas e rirem um do outro. Isso costuma funcionar e fazer com que eles riam naturalmente.

Fazê-los relembrarem de memórias especiais também funciona nesse sentido – mas nesse caso, eles vão sorrir ao invés de dar gargalhadas gostosas. Usem as dias de acordo com o seu objetivo!

fotografias de noivado

Incentive alguma atividade

Uma atividade ajuda a quebrar o gelo instantaneamente e faz o casal perder o foco em qualquer resquício de vergonha durante a sessão. Além disso, incentivá-los a fazer alguma atividade durante o ensaio fotográfico pode ajudar a criar memórias inesquecíveis sobre aquele momento.
Algumas dessas atividades podem ser um picnic, abrir uma garrafa de champagne, andar de bicicleta, tocar violão, ler livros, tomar um café, caminhar a beira do mar, enfim… Tem muita coisa para se fazer!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.