Fotos 3D em Suas Mãos: Matterform Traz Novidade para os Smartphones

0 255

Em 2013 a Matterform apresentou sua primeira novidade, uma impressora e scanner 3D, divulgada na plataforma Indiegogo em uma campanha de arrecadação de fundos. O principal intuito da empresa era fazer com que esta nova tecnologia se tornasse acessível a todos, com foco nos escritórios de engenharia e design. O projeto se tornou um sucesso instantâneo e alcançou uma arrecadação impressionante, estimada no valor de $ 471,000 dólares canadenses.

Dois anos mais tarde, a equipe retorna aos holofotes com a esperança de revelar mais um de seus inventos a luz do sol, desta vez o objetivo é colocar o poder das fotos 3D em suas mãos, proporcionando que qualquer pessoa com um smartphone, e o novo equipamento da empresa, consiga capturar o mundo ao seu redor de maneira nova e criativa, revolucionando o cenário de fotografia atual.

As fotos são a melhor maneira de se comunicar visualmente e nos dias de hoje, com o crescimento das redes sociais, este fator só aumenta. O maior problema é que mesmo a melhor câmera do mercado não pode transmitir toda a naturalidade da imagem capturada, isso porque a maioria delas tem suporte apenas para as fotos em 2 dimensões. Ou melhor, tinham!

Bevel o poder das fotos 3D

A equipe responsável pelo projeto denominado Bevel, detectou esta deficiência e estão fazendo de tudo para solucionar o problema. A verdade, segundo o CEO da companhia Drew Cox, é que “quando usamos uma imagem comum não estamos transmitindo toda a história por trás dela, mas juntos podemos mudar isso”. A Matterform pretende captar fundos suficientes em sua página no site Kickstarter, para tornar este sonho em realidade.
foto 3d bevel brings

Com isto em mente, este é o primeiro gadget que transforma a câmera 2D de seu smartphone ou tablet, em uma ferramenta para captura de fotos 3D. Para usufruir desta tecnologia basta que o usuário conecte o aparelho à entrada dos fones de ouvido e possua o aplicativo para dispositivos Android ou iOS, em seguida, basta captar a imagem do lugar, pessoa ou coisa, como se fosse uma fotografia comum.

O equipamento usa uma luz infravermelha, que não fornece risco aos olhos, e a câmera do próprio smartphone para captar as fotos 3D. O resultado é uma fotografia 3D incrível de praticamente qualquer coisa, resultando em um efeito jamais visto na tecnologia móvel do mundo até agora. Além disso, dispõe de sua própria alimentação interna, uma bateria recarregável que descarta a drenagem do dispositivo móvel durante o uso.

fotos 3d

A foto pode ser vista direto no aplicativo móvel da empresa, chamado Cashew. Nele o usuário poderá salvar as suas fotos 3D no dispositivo e compartilhar o resultado nas redes sociais, como o Twitter, Facebook, Tumblr, e Pinterest.

O recurso funciona adequadamente na distancia de 1 metro da cena a ser capturada, porém a equipe de desenvolvimento já manifestou a intenção de captar prédios e cidades inteiras. Funcionalidade que deve estar disponível nas próximas versões do equipamento.

Outra promessa significativa da novidade é permitir a impressão das imagens 3D diretamente do celular ou tablet. Contudo, a equipe admite que ainda esteja trabalhando para entender como isso iria funcionar e, inclusive, a possibilidade de usar a impressora já existente. Por em quanto, a funcionalidade admitida é a possibilidade de criar fotografias 3D o que já é um avanço significativo.

Para a execução do projeto são necessários US $ 200.000 mil dólares, segundo a empresa, e o seu lançamento deve ocorrer no início de Dezembro, ainda neste ano. Os fundadores ainda informaram que para ter acesso ao equipamento e aplicativo seria necessário o investimento de algo em torno de US $ 49 dólares por parte dos usuários e que os envios só iniciariam a partir do prazo informado pela empresa, desde que corra tudo como planejado.

Um pouco de história e funcionalidade
câmera fotográfica com filme - FOTOS 3D

Inovações como essa não são raridades em nossos dias. Há alguns anos, por exemplo, as câmeras digitais interromperam a popularidade das câmeras a base de filme, fornecendo o processamento imediato das fotos e permitindo a partilha instantânea dos acontecimentos de pessoa para pessoa e, posteriormente, pela internet com a popularização do Wifi.

As fotos 3D podem revolucionar de igual forma a maneira como as experiências são compartilhadas através das redes sociais. O novo olhar tecnológico para as fotografias proporcionaria a documentação de eventos para a posteridade postando eventos memoráveis ​​na web com três dimensões, ou quem sabe, criar um personagem para um jogo de vídeo game baseado em pessoas reais que já viveram em anos anteriores, ou ainda, dar suporte as compras online colocando o produto almejado praticamente nas mãos do futuro cliente, e estas são apenas algumas opções.

As formas de uso para as fotos 3D em nossa rotina diária são infinitas, mesmo que agora pareça loucura é bem provável que as gerações futuras se habituem a este recurso e as fotos como vemos hoje seja comparado aos rabiscos encontrados nas cavernas.

Se você parar para pensar nas inúmeras funcionalidades deste pequeno equipamento em seu bolso, não irá se surpreender com este novo recurso. Já estamos acostumados ao mundo móvel, onde os smartphones nos acompanham 24 horas por dia e 7 dias por semana, auxiliando em praticamente todas as atividades diárias, redes sócias, transações bancárias, uso da internet, etc. Porém, nunca havia sido cogitada a hipótese de enviar cartões de natal em 3D usando apenas a câmera do seu celular.

Agora conte-nos o que achou de ter fotos 3D em seu celular de maneira tão simples e fácil, escreva no campo abaixo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.