Como tirar fotos de animais muito melhores com essas dicas?

1 1.778

Como faço para tirar fotos de animais? Esta é, muitas vezes, uma das primeiras perguntas que fotógrafos iniciantes querem saber. A maioria das pessoas têm animais de estimação ou pássaros em seu quintal, por isso, não há necessidade de se aventurar muito longe de casa para encontrar um animal adequado para fotografar.

Isso faz dos animais um dos melhores temas para um fotógrafo iniciante, afinal, ele pode aprender como usar sua câmera DSLR  e conseguir fotos de animais incríveis. Aqui estão as nossas melhores dicas para fotografar animais.

Quer se trate do animal de estimação da família, animais no zoológico ou em estado selvagem, a técnica para fotografá-los é basicamente a mesma.

Qual é a melhor lente para fotos de animais?
fotos de animais lente

Você definitivamente vai precisar de uma lente zoom telefoto para suas fotos de animais. O zoom in e out para se adequar ao movimento do animal é indispensável para este estilo fotográfico, algo que não pode faltar na mochila de um fotógrafo animal, sem dúvida.

Lentes prime que ajustam o comprimento focal, podem ser utilizadas para conseguir fotos de animais de estimação, no entanto, você precisará mover-se fisicamente, o que torna mais difícil para você fotografá-los.

Se você está fotografando um animal de estimação da família, pássaros em seu quintal, ou animais no zoológico que estão perto de você, uma lente que estende de 70 a 300 mm de distância focal é suficiente.

Uma lente não profissional favorita para o trabalho é a Lente Canon EF 70-300mm f / 4-5.6 IS USM. Com ela você conseguirá fotos de animais super nítidas, além de ser ideal para viajar também, já que não é muito grande nem muito pesada quando comparada com outras opções dos modelos L.

Uma alternativa Nikon pode ser a Lente Nikon 70-300mm f / 4.5-5.6G ED IF AF-S VR Nikkor Zoom. Sigma e Tamron também construíram lentes dentro da faixa de comprimento de Lente 70-300 mm.

É importante para os iniciantes entender que muitas fotos de animais que aparecem on-line feita a 300 mm de distância focal, são normalmente cortadas no pós processamento. Alguns novatos ficam desapontados quando sua nova lente zoom telefoto não tem tanto alcance como esperavam e acabam desistindo de suas fotos de animais antes mesmo de começar.

Enquanto uma lente de 300 milímetros de distância focal lhe deixa confortável por um bom tempo, atualizar sua lente para uma distância focal de 400 milímetros será mais adequado para fotografar pássaros ou animais do jardim zoológico, geralmente, quando o animal estará a uma distância mais considerável de você. Entretanto, você ainda vai precisar cortar a imagem, apesar de ela ficar maior que as fotos de animais capturadas com uma 300 mm, também conseguirá melhor detalhe.

Lembre-se que os pontos mais importantes para decidir qual lente escolher para tirar fotos de animais, são a qualidade da imagem, zoom, tamanho e peso. Mas, de acordo com sua necessidade estes fatores podem mudar um pouco.

Extensores de lente são bons para fotos de animais?
fotos de animais extensor

Nas vezes que o fotógrafo já possui uma lente mais curta, com uma distância focal de 200 mm, é definitivamente recomendo o uso de extensores para a lente. No entanto, é importante compreender que as fotos tiradas com extensores nunca são tão nítidas do que as fotografadas sem eles.

Portanto, se você estiver pensando em usar extensores de lente, eu recomendo comprar lentes profissionais combinando com extensores da mesma marca. Desta forma, você terá certeza que o extensor foi criado especificamente para uma lente de alta qualidade.

Ao comprar extensores para capturar suas fotos de animais, você também deve ter certeza de que ele é compatível com o sistema de focagem automática de suas lentes. Faça sua pesquisa!

Não presuma automaticamente que, se você possui uma lente Canon um extensor do mesmo fabricante será totalmente compatível. Alguns fotógrafos descobrem isso da maneira mais difícil no momento que estão capturando suas fotos de animais. Com certeza, a última coisa que você quer é ter de focar manualmente a sua câmera em um animal em movimento.

Configurações da câmera para fotos de animais
fotos de animais configuracao

Pessoalmente eu uso duas configurações da câmera diferentes para fotos de animais. Em suma, se o animal está parado escolha a Prioridade de Abertura, mas se estiver em movimento, a mais adequada será a Prioridade de Obturador.

Nas fotos de animais sem movimento, como em seu sono profundo ou um pássaro empoleirado em uma árvore, configure sua câmera digital para a Prioridade de Abertura, uma configuração que também é válida para fotos de animais no zoológico. Raramente os animais do zoológico se deslocam rapidamente, o espaço na maioria das vezes não permite isso. Nestes casos, a Prioridade de Abertura permite-lhe escolher quanto do animal e seus arredores vão aparecer em foco nítido nas fotos de animais.

Definir a abertura para f/8 ao usar uma distância focal de 400 mm, garante que as fotos de animais mostrem rosto inteiro em foco, a partir do seu nariz ou bico, de volta para seus olhos. Se você definir um número f menor, não vai ter este mesmo efeito que, particularmente, parece muito incrível para fotos de animais.

Ao usar uma lente de distância focal de 300 milímetros, defina a abertura para f/5.6. Esta configuração tem o mesmo efeito como f / 8 em um comprimento focal 400 milímetros que vimos no parágrafo acima.

Contudo, para conseguir fotos de animais em movimento, por exemplo, um cão de estimação correndo ou um pássaro voando, defina sua câmera para a Prioridade do obturador. Alguns modelos iniciantes podem ter um modo com nome diferente, mas que funcionará semelhante à Prioridade do Obturador.

A Prioridade do obturador permite-lhe escolher a velocidade de sua câmera para capturar as fotos de animais, em cada tiro. Para animais de estimação comece com 1 / 60 para velocidade do obturador, faça alguns disparos de teste, se seu animal de estimação parece desfocado tente uma velocidade mais rápida até encontrar a configuração correta. Para pássaros em voo e outros animais de movimento rápido, comece com 1/1000 de velocidade do obturador.

Durante a captura das fotos de animais mantenha as configurações ISO da câmera a não mais do que 400 para os modelos iniciantes, ou 800 para todos os outros. Isso irá garantir que os olhos dos animais permaneçam agradáveis ​​e afiados em suas fotos de animais. Às vezes, se você definir um ISO maior do que essas configurações, o olho dos animais pode parecer nebuloso.

Dito isto, se você está fotografando em situações de pouca luz aumente a configuração ISO da câmera para acima de 800. Às vezes é melhor capturar fotos de animais granuladas do que perder uma imagem em busca da perfeição.

A regra dos terços
fotos de animais teráos

Você também quer prestar atenção à regra dos terços, de modo que obtenha o globo ocular mais próximo do quadrante superior ou inferior do quadro para dar-lhe uma composição agradável.

Além de foco e composição, você precisa se preocupar com a sua exposição; se a exposição for muito escura ou muito brilhante, ajuste a compensação da exposição. Se você tem bom foco e exposição, você está muito perto da meta de obter fotos de animais muito imponentes.

Fique atento aos itens de fundo
fotos de animais fundo

Em fotos de animais sempre olhe para o fundo antes do animal propriamente dito.

Assim que você prestar atenção no visor da câmera, olhe o plano de fundo primeiro. O fundo visto em qualquer imagem pode ser determinante para o seu sucesso ou fracasso e, ainda, mudar a maneira como o espectador percebe as fotos de animais.

Na minha experiência, qualquer foto tem o potencial para ser grande, se o fotógrafo levar mais em conta os elementos de fundo. Problemas de fundo são árvores, ramos, fios, ou quaisquer objetos que podem “cortar” a cabeça de animais ou corpo.

Você quer evitar esses tipos de objetos em seus fundos e pode ser tão fácil como simplesmente mudar a sua posição física. Em vez de fotografar a cabeça do animal, capture suas fotos de animais a partir do lado, por exemplo.

Experimente diferentes estilos de imagem

Acho que o estilo Neutral Picture é a melhor definição para fotos de animais de cor castanha ou terra. Se você atirar em formato de imagem RAW, sempre pode alterar essa configuração no pós-processamento. Isso é muitas vezes a melhor maneira de aprender qual Picture Style que você deve usar, para cada situação.

Ajuste diferentes modos de medição

A alteração do seu modo de medição da câmera pode resultar em maior detalhe visto na pele dos animais ou penas. Eu recomendo a leitura do manual de sua câmera para obter mais detalhes.

Como fotografar seu cão de estimação?
fotos de animais estimacao

Não poderíamos falar sobre fotos de animais sem citar a fotografia de seu melhor amigo. As famílias amam fotos de seus filhos e animais de estimação, de preferência em conjunto. Um dos melhores conselhos que me foi dado por um fotógrafo profissional pet era para aprender a latir!

Sim, vai parecer ridículo, mas as chances são de que a criança irá, naturalmente, rir e que o cão vai olhar inquisitivo diretamente para você com a cabeça inclinada e uma orelha no ar. É uma situação perfeita para chamar a atenção para você e sua lente. Especialmente se você fizer enquanto está atirando. Você precisa capturar esse momento exato da reação do cão ao ver você latindo.

Para o máximo impacto desça ao nível dos olhos do animal, sem a parte dos tiros a partir da cabeça. Esta perspectiva é de tirar o fôlego em suas fotos de animais. No entanto, prepare-se para ser atropelado por um animal de estimação animado com certa frequência.

Como fotografar animais no zoológico?
fotos de animais zoo

Minha melhor dica para fotografar animais no zoológico é pegar algumas fotos de animais se alimentando neste ambiente. Você vai descobrir que é o momento em que os animais do zoológico estão mais ativos. Os animais em cativeiro são animais treinados, eles sabem a hora do dia que serão alimentados e este momento é fantástico para eles.

Fotos de animais do zoológico também são muito parecidas com os seres humanos. Uma vez que eles tiveram sua alimentação diária eles gostam de enrolar e dormir. Este não é o melhor momento para fotografar animais no zoológico. 9 de cada 10 das melhores fotos do jardim zoológico foram tomadas na parte da manhã, quando os animais estão no seu período mais ativo.

As melhores fotos de animais do jardim zoológico são aquelas em que o animal está olhando diretamente para a câmera. Conheço fotógrafos que sentam-se por vários dias em frente a um cativeiro esperando pelo olhar perfeito de cada animal.

Fotografar animais recém-nascidos no zoológico é um espetáculo a parte. É o melhor momento para capturar fotos de animais embaraçosas e peculiares. Fotografá-los rodeado pela família, animais bebês vigiados por seus pais e assim por diante, são sempre fotos de animais campeãs neste quesito.

Prática em fotos de animais
fotos de animais pratica

Se você está planejando sua primeira viagem para as florestas para tirar fotos de animais, é uma boa ideia praticar em primeiro lugar.

zoológico é um lugar ideal, porque normalmente você vai encontrar os mesmos tipos de criaturas lá. Estude seu comportamento e você terá uma ideia do que esperar quando você enfrentá-los em um ambiente natural.

Nenhum zoológico nas redondezas? Visite uma fazenda ou rancho, e tire algumas fotos de animais lá. Pode parecer bobagem, mas para alguém com absolutamente nenhuma experiência com grandes animais, a fazenda é um bom lugar para começar com suas primeiras fotos de animais selvagens ou menos domesticados.

A biblioteca e a internet também são bons lugares. Leia sobre os animais específicos que você pode encontrar, assim estará armado com o conhecimento, e, claro, leia as nossas dicas sobre fotografia de animais selvagens neste artigo.

Conclusão sobre fotos de animais
fotos de animais conclusao

A fotografia animal é um desafio devido a movimentos bruscos dos seus assuntos. Mas com um pouco de paciência e as configurações da câmera certas, você pode capturar momentos fugazes de expressão quase semelhante à emoção humana.

Você pode ter algumas excelentes fotos de animais aplicando as dicas que falamos neste artigo, provavelmente, tão boas ou melhores do que muitas que você encontra por aí. O resto é tempo, prática e um pouco de sorte.

Você pode até ter uma dica ou sugestão sobre fotos de animais que não incluímos aqui, e nós ficaríamos felizes em recebê-la para que ela possa ser compartilhada com os outros. Então, deixe o seu comentário no campo abaixo.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] a noção de que a mulher não pode lidar com as condições de ambientes extremos enquanto filmam animais selvagens. A ideia de que não conseguimos lidar com os perigos em potencial, carregar o equipamento […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.