Home»Artigos»Como tirar fotos de arco-íris de maneira eficaz?

Como tirar fotos de arco-íris de maneira eficaz?

2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Arco-íris é raro na natureza, uma série de eventos tem que acontecer ao mesmo tempo para que eles apareçam no céu. Em primeiro lugar, tem de haver umidade, por isso um dia chuvoso ou uma tempestade rápida é o primeiro pré-requisito.

Em segundo lugar, o sol tem de estar posicionado no horizonte com um ângulo baixo, cerca de 42 graus em relação ao observador. Terceiro, a parte do céu onde o sol está, precisa ficar livre de nuvens e obstruções, enquanto a parte do céu onde o arco-íris aparece deve ter contínua chuva ou umidade.

Quando todas estas condições forem cumpridas, os raios do sol vão refletir as gotas de água no céu, criando a ilusão de ótica que nos referimos como arco-íris. Na realidade, ver um arco-íris é apenas um evento natural que você provavelmente vai querer capturar com sua câmera fotográfica.

Afinal de contas, quem não gostaria de capturar essa beleza que contém o espectro de cores visíveis aos nossos olhos? E se acontecer de você estar no lugar certo, as fotos de arco-íris podem transformar uma imagem comum em algo verdadeiramente extraordinário. Mesmo uma cena chata poderia ser transformada em algo completamente diferente, com fotos de arco-íris completas.

Fotografar um arco-íris pode ser frustrante, especialmente se você não tem as ferramentas certas para o trabalho. Neste artigo, vamos passar por cima do processo de tirar fotos de arco-íris e fornecer algumas dicas sobre como incorporá-las em suas fotografias.

1) Tipos de arco-íris
fotos de arco-iris tipos

Embora todos os arco-íris são formados de modo semelhante e não devem ser classificados em diferentes tipos, podem ser formados em várias condições e aparecer parcialmente ou totalmente no céu.

Por exemplo, o arco-íris podem aparecer com raios de sol diretos, ou raios refletindo na superfície da lua. Conhecido como um “Moonbow”, tal fenômeno pode ser verdadeiramente surpreendente para capturar com sua câmera e render fotos de arco-íris de tirar o fôlego.

Logicamente, os tipos de arco-íris podem diferenciar de um local para outro, ou seja, um moonbow, por exemplo, não pode ser capturado em qualquer lugar. Entretanto, uma pesquisa rápida na internet pode render bons locais para conseguir fotos de arco-íris mais diferenciadas.

Lembre-se, não é porque se está fotografando um aspecto natural, que ele precisa ser capturado sempre do mesmo modo, não é mesmo?

Muitas vezes os arco-íris completos são acompanhados por um secundário, criando um duplo arco-íris, e algumas pessoas falam até mesmo em um triplo ou quádruplo arco-íris. Apesar de todos eles serem extremamente raros, vale a pena se dedicar a esta casada e conseguir fotos de arco-íris que não são vistas a todo o momento.

2) Condições meteorológicas
fotos de arco-iris metereologia

Como já apontado acima, arco-íris naturais só ocorrem quando existe umidade na atmosfera e o sol ou a lua está em um ângulo de 42 graus em relação ao espectador ou, no caso de fotos de arco-íris, a câmera.

Isto significa que quando há um potencial para um dia muito nublado com trovoadas, uma chuva esporádica é quase evidente e aí está uma grande oportunidade para conseguir fotos de arco-íris!

Naqueles dias em que parte do céu está clara e outra parte coberta de nuvens escuras, olhe para a posição do sol, veja onde ele irá aparecer. Então siga para a área das chuvas e espere o sol romper as nuvens.

Apesar do ponto acima ser uma ótima dica para o planejamento de suas fotos de arco-íris, a verdade é que isto pode se tornar rapidamente frustrante, porque você nunca pode vê-lo a partir de um único ponto, por isso provavelmente será melhor dirigir em um dia tempestuoso para encontrar um arco-íris. Ao olhar para um arco-íris, certifique-se de que você está olhando para a direção oposta do sol!

Fotografar na chuva não é algo que deve ser feito sem compreender os riscos potenciais para seus equipamentos de fotografia e, especialmente, a sua câmera. Se a sua câmera e lente não possuem uma proteção contra chuva e umidade já integrada, eu recomendo usar uma boa proteção para impedir a água de entrar na engrenagem.

Um guarda-chuva simples pode ajudar, mas se você precisar usar as duas mãos para dar estabilidade ao equipamento, uma boa capa protetora pode ser uma escolha melhor. Há muitas capas de chuva diferentes disponíveis no mercado, não tenha pressa e escolha a melhor delas para o seu equipamento.

3) Encontrar um arco-íris
fotos de arco-iris local

Depois de encontrar um arco-íris, mesmo que seja muito fraco na cor, é hora de capturar as fotos de arco-íris que você deseja. Algumas vezes, o arco-íris começa muito fraco e fica mais intenso em cor e forma em questão de minutos.

Então você tem duas opções: esperar até que o arco-íris se forme completamente ou pegar a sua câmera e começar a capturar as fotos de arco-íris, mesmo se você só vê um arco-íris parcial.

Como a tarefa de encontrar um arco-íris não é nada fácil, eu recomendaria que você começasse a tirar fotos o quanto antes, afinal, você pode perder o evento em questão de segundos e ter de tomar a caçada novamente.

Mesmo que as fotos de arco-íris ainda não estejam como você deseja, capturar alguns pares delas pode render em alguma imagem que pode ser aproveitada, ou quem sabe, utilizar o pós processamento para dar mais sentido a ela.

O ponto fundamental é não perder a oportunidade esperando o melhor momento. Na maioria das vezes, a hora perfeita tende a ocorrer em meio as capturas que você já está fazendo e assim você não perde nenhuma chance.

4) Lentes para fotos de arco-íris
fotos de arco-iris lentes

A escolha das lentes para conseguir fotos de arco-íris mais eficazes, vai depender do tipo de imagem que você deseja capturar. Fotos de arco-íris completos ou duplos, por exemplo, abrangem uma grande área da imagem, então uma lente grande-angular é a melhor escolha.

Uma lente 24mm em uma câmera full-frame pode capturar um arco-íris cheio, mas não vai ter um resultado suficiente para fotos de arco-íris duplos. Se você deseja capturar um arco-íris duplo, uma lente entre 16-35mm seria melhor.

A princípio, você não precisa se incomodar com uma lente teleobjetiva, a menos que você queira se concentrar em fotografar apenas uma parte do arco-íris.

Para uma abertura ideal em suas fotos de arco-íris, você obviamente vai precisar maximizar a profundidade de campo, de modo que todos os elementos do primeiro plano apareçam nítidos em sua foto. Por causa disso, a gama de f-stop ideal seria entre f / 8 e f / 11.

Você também pode utilizar de aberturas menores, como f / 22, mas tenha em mente que a difração terá impacto sobre a nitidez geral de suas fotos de arco-íris.

5) Filtro polarizador
fotos de arco-iris filtro

Se você quiser realmente fotos de arco-íris com este fenômeno natural fantástico em ênfase, use um filtro polarizador!

Sim, um filtro polarizador pode fazer uma enorme diferença para reforçar as cores do céu, o arco-íris e outros elementos de primeiro plano ou fundo da cena. Mas, tenha cuidado ao usar um filtro polarizador, uma posição polarizada normal poderia fazer um arco-íris desaparecer completamente, bloqueando essas reflexões.

Portanto, não basta usar o visor ou a tela LCD traseira de sua câmera ao fotografar um arco-íris, olhe de vez em quando para o céu e veja se o arco-íris aparece mais vivo, neste caso gire o filtro um pouco mais.

6) Tripé

Fotos de arco-íris ocorrem frequentemente em situações de pouca luz, o que traz a necessidade de usar pequenas aberturas para maximizar a profundidade de campo, principalmente ao trabalhar com objetos de fundo.

Assim, um tripé seria uma ferramenta essencial para capturar fotos de arco-íris mais bonitas, com o mínimo de ruído. Opte por comprar um bom tripé, confiável que irá reduzir as chances de vibração da câmara.

Se você não quiser comprar um tripé de imediato, veja nossas outras dicas para combater a trepidação da câmera neste artigo.

7) Composição das fotos de arco-íris
composição fotos de arco-iris

Composição é obviamente importante quando se trata das fotos de arco-íris. Quando você começar a ver um arco-íris completo, procure localizar rapidamente um tema interessante que você pode colocar no centro do arco-íris.

Uma árvore solitária, um pequeno edifício ou um belo pico de uma montanha são excelentes candidatos para composição de suas fotos de arco-íris. Não se esqueça das regras típicas de composição, usar a regra dos terços, linhas principais e outras pode fazer a cena parecer mais equilibrada e interessante.

Leve estes pontos em consideração na composição de suas fotos de arco-íris:

Posicionamento – como você posiciona o arco-íris e o resto da paisagem em suas fotos de arco-íris é importante. Regras como a regra dos terços pode ser útil quando se pensa em pontos focais e atrair os olhos do espectador para a área da foto que mais importa.

Pontos finais do arco-íris – o ponto em que um arco-íris bate no chão ou horizonte é um ponto importante em quaisquer fotos de arco-íris. Este é um ponto natural de interesse que você deve pensar cuidadosamente sobre onde vai colocá-lo em suas fotos de arco-íris. Você pode querer aumentar o zoom neste local ou mesmo alterar rapidamente sua posição para que ele se alinhe com algum outro objeto na cena.

Zoom ou perspectiva grande-angular – experimente rapidamente diferentes distâncias focais, em especial, se você tiver diferentes lentes ou zoom. Uma lente grande-angular captura um arco-íris completo, o que pode dar-lhe algumas maravilhosas vistas, mas não se esqueça que o zoom direto em uma parte do arco-íris também pode levar a resultados espetaculares.

Agora que já conferiu algumas de nossas melhores dicas para tirar fotos de arco-íris de maneira eficaz, chegou a sua vez de colocá-las em prática em seu trabalho de fotografia e assim conseguir imagens realmente fantásticas deste espetáculo natural, igualmente raro.

Como tudo na fotografia, as fotos de arco-íris também exigem prática e aperfeiçoamento com o passar do tempo. No entanto, este é um evento um pouco mais raro do que os outros que você conhece, então, a dica bônus é aproveitar o máximo de oportunidade que surgirem a sua frente.

Reunimos dicas sobre equipamentos, composição, cuidados especiais e outras sacadas para melhorar suas fotos de arco-íris, logicamente, há muito mais coisas para se levar em conta na hora de capturar este tipo de fotografia.

Se você conhece algum truque extra de como tirar fotos de arco-íris de maneira eficaz, registre a sua opinião no campo de comentários abaixo. Ficaremos felizes em conhecer a sua própria sacada sobre o tema.

Comentários

comentários

Post anterior

Como pedir permissão para fotografar pessoas

Próximo post

Como fazer backup de suas fotos com baixo investimento?