Guia Completo para Tirar Fotos de Surf Deslumbrantes

1 804

Algumas pessoas podem dizer que tirar fotos de surf pode ser relativamente mais simples que qualquer outro tipo de fotografia. Não há nenhum estilista tentando consertar a roupa, ou o cabelo da modelo. Nenhum proprietário de estúdio fotográfico a lhe chatear para pagar sua conta e liberar logo a sala, não precisa de computadores ou equipamentos de luzes e, muito menos, meninas bêbadas pedindo-lhe para tirar outra foto.

Mas, para tirar fotos de surf você tem que lidar com uma infinidade de pranchas subindo rapidamente em sua direção a cem milhas por hora. As ondas podem ser tão grande que fica difícil equilibrar a si mesmo e todos os seus equipamentos de fotos de surf. Se não bastasse, algumas águas podem ter água-viva, tubarões e recife para rasgar sua carne em pedaços.

Ainda existem milhares de outros fotógrafos que tentam obter as mesmas fotos de surf, da mesma onda, do mesmo surfista e do mesmo momento que você. Uma concorrência bem acirrada que pode tornar muito difícil conseguir excelentes fotos de surf.

1.     Conheça o oceano
fotos de surf conheça o mar

Quando falamos em fotos de surf não basta conhecer apenas as técnicas de fotografia, você precisa conhecer o oceano também. Isso é mais importante do que tirar a foto em si, se você não conhecer as águas vai ser difícil conseguir fotos de surf maravilhosas.

Qualquer pessoa que dispõe de um pequeno conhecimento do oceano terá bons resultados com as fotos de surf, poderá pegar os equipamentos fotográficos e capturar imagens deslumbrantes. Aos iniciantes até pode parecer exagero e amplo demais, mas em fotos de surf é a pura verdade, a experiência e conhecimento são fundamentais nesta profissão.

Então, se você é um fotógrafo ansioso para entrar na água e disparar fotos de surf loucamente, não se coloque em uma situação que você não pode manipular. Pesquisa, tempo e paciência são a chave para fotos de surf grandiosas.

2.     Cuide de seu corpo
fotos de surf corpo

Os profissionais de fotos de surf precisam ter em mente que irão enfrentar ondas fortes e posições apertadas dentro da água e você tem que saber lidar com cada uma dessas situações. Um fotógrafo de surf é muitas vezes atingido violentamente por uma onda gigantesca, ser arremessado ao encontro de um recife e assim por diante. Para conseguir posições privilegiadas e enfrentar as ondas, qualquer pessoa que deseja capturar fotos de surf deve manter seu corpo em dia.

A primeira coisa é colocar sua natação nos eixos, já que vai precisar muito disso nas fotos de surf. Lembre-se que é muito difícil nadar com uma câmera, especialmente no oceano. Em quanto, os surfistas vão estar sobre uma prancha de fibra, o fotógrafo não pode simplesmente flutuar, você tem que manter a natação o tempo todo.

Uma câmera digital SLR combinada com uma caixa subaquática pode pesar até sete quilos, nadar em uma piscina calma com todo este equipamento pode ser preocupante, no mar, as ondas, o vento e as correntes vão trabalhar contra você, então força e resistência são cruciais.

Um ponto importante a lembrar é que você precisa mesmo de conservar energia para nadar de volta. Um surfista pode facilmente virar e pegar uma onda para a praia, mas para você que deseja conseguir as fotos de surf deve nadar com apenas um braço e um par de barbatanas através das correntes para chegar a terra.

Tenha em mente que todo mundo tem suas limitações, então, comece lentamente, com poucos desafios e vá aumentando com o passar do tempo. A sua mentalidade é tão importante como o fitness nas fotos de surf, tem que ser capaz de relaxar, não pode entrar em pânico, ou pode acabar afogado.

A fim de melhorar a sua técnica de natação, apneia e fitness, há treinos e exercícios que você pode fazer em uma piscina. Alguns personal trainers fornecem treinamentos específicos para estes tipos de profissionais. Além de frequentar a academia diariamente, analise a possibilidade de praticar natação.

Além disso, pratique exercícios para fortalecer os músculos das coxas, que são cruciais para natação com os pés de pato e levantar-se para fora da água com a câmera para tirar as fotos de surf.

3.     Equipamentos para fotos de surf

Fotos de surf para Profissionais
fotos de surf profissional

Em primeiro lugar, adquira uma caixa de surf para sua câmera DLSR, ela é capaz de fornecer estabilidade e segurança para sua câmera. A maioria das caixas é construída sob encomenda e se a empresa não possui o seu modelo, você terá que enviar a sua câmera para eles.

Cada lente da câmera vai exigir um encaixe e função específico, algumas oferecem algum tipo de customização a esse respeito, muitas vezes, vêm com uma porta de lente ajustável. Além disso, cada porta vai lhe custar um valor extra para a confecção, o melhor é que tenha uma porta universal, que pode caber em várias lentes diferentes.

Depois se preocupe com um disparador portátil, o que permite que você segure a câmera fora da água e dispare o obturador. Este recurso pode vir de forma fixa ou desmontável e também é encontrada na opção universal como a tampa de lentes.

Um ponto importante a lembrar é que, se algo der errado com o seu equipamento, você vai ter que enviá-lo ao fabricante para reparar. Se o fabricante não tem suporte e representantes nas proximidades do local onde vai tirar fotos de surf, você terá que enviar o equipamento a algum lugar mais distante. Portanto, esta deve ser alguma das coisas a se levar em conta na hora de comprar o seu equipamento.

Os equipamentos certos são fundamentais para as suas fotos de surf, por isso, precisa que eles estejam funcionando corretamente. Ter de enviar para o fabricante há alguns quilômetros de você pode levar muito tempo para resolver o seu problema.

Um último ponto que deve levar em consideração referente a equipamentos de fotos de surf profissionais é que mesmo as caixa estanque para câmera, mesmo que ela não possa ser submersas em grandes profundidades de água. Elas apenas protegem o seu equipamento de alguns respingos de água.

Fotos de surf para iniciantes
fotos de surf iniciantes

Um fotógrafo profissional que deseja tirar fotos de surf não terá nenhum problema em investir alguns milhares de reais em seu equipamento profissional. Contudo, para um aspirante pode ser difícil tomar esta decisão corretamente.

Para começar, há algumas opções mais simples, mais econômicas. Elas não terão o fator versatilidade ou qualidade de um pacote profissional DSLR, mas lhe permitirá experimentar a fotografia de surf e decidir se você quer levar a coisa adiante.

Já as câmeras de ação GoPros são fantásticas e usadas ​​por esportistas de todo o mundo, são pequenas, leves e acessíveis para qualquer um que pretende tirar fotos de surf. Elas são projetadas especificamente para pessoas que querem disparar em ação para se divertir e um excelente ponto de partida para ver se você gosta de tirar fotos de surf.

As especificações das câmeras GoPro Surf Edition, incluem:

  • 11 megapixel
  • vídeo de 1080 pixels
  • Submergível até 60 metros de profundidade
  • Lente grande angular
  • 120 quadros por segundo
  • 10 imagens por segundo
  • Flutua com o anexo backdoor incluído
  • 2 montagens para pranchas

Você também pode adicionar uma infinidade de acessórios GoPro, o mais recomendado para fotos de surf, seria um pólo de extensão para pegar sua câmera fora da água.

Outra opção é o motor de arranque acessível Powershot da Canon com caixa de proteção. As Powershots são ótimas câmeras compactas, proporcionando fotos de surf muito fantásticas para modelos não DLSR. Elas também costumam ser mais baratas do que os modelos anteriores e também possui o modelo de caixas de surf.

A Ikelite faz grandes caixas para Powershots. Elas são mais caras do que as standard fornecidas pela Canon, mas permite-lhe mais controle sobre as configurações da câmera e têm grandes acessórios.

Iniciar com equipamentos mais baratos e simples vai ajudar a identificar rapidamente se as fotos de surf são para você. O ponto principal é entender como o oceano funciona e as dificuldades que um fotógrafo de surf pode enfrentar, antes de adquirir o seu kit completo de ferramentas para fotos de surf.

4.     Escolha um bom local
fotos de surf local

Você deve concordar comigo que não é assim tão fácil conseguir um bom lugar para tirar fotos de surf. Então, comece pequeno, teste as águas e, principalmente, procure por surfistas incríveis para ajudá-lo em tudo isso. Apesar de isso levar tempo, será ótimo contar com pessoas com experiência plena para conseguir melhores fotos de surf.

Mesmo se você tiver experiência no oceano, nadar em mar aberto com um kit de câmera de 5 kg e contar com um par de barbatanas para ajudar nesta tarefa, provavelmente, vai encurtar sua expectativa de vida profissional. Experimente como vai se sair em um ambiente conhecido antes de se aventurar de verdade, vai prevenir acidentes e evitar riscos desnecessários.

Familiarize-se com as águas e conheça os surfistas. Veja as ondas e estude as correntes, olhe para picos tranquilos onde os surfistas locais costumam frequentar. Lembre-se também, que nem todos os surfistas serão capazes de dividir uma onda com alguém próximo para tirar fotos de surf. Um surfista profissional será capaz de navegar facilmente em torno de você, mas alguém não tão acostumado a um fotógrafo pode achar muito difícil evitá-lo em quanto “pega” a onda.

5.     Que tal fotos de surf a partir da praia?
fotos de surf praia

Para começar, por que não atirar da praia? Com um pouco de criatividade, você pode obter algumas ótimas fotos de surf e surfistas. A coisa mais importante a lembrar quando for tirar fotos de surf a partir da praia é ficar versátil.

Pense em algo totalmente fora daquilo que outros profissionais de fotos de surf já fizeram. Quase tudo já foi feito, mas sempre é possível colocar a mente para funcionar e criar algo novo e criativo. Não pare no mesmo local ou nível, movimente-se em busca das melhores fotos de surf.

A parte crucial para o sucesso é fotografar o que a maioria das pessoas nunca vê. A principal razão pela qual as fotos de surf são bem sucedidas é quando você consegue dar as pessoas uma perspectiva e uma visão que não podiam sequer imaginar. Capture o que eles não esperam, obtenha um ponto de vista diferente, com profundidade de campo, ângulo e posição diferenciada e capture a atenção de cada um deles.

6.     Pense em barcos e jet skis

Barcos são uma alternativa prática e segura para tirar boas fotos de surf. Os fotógrafos são capazes de fotografar grandes ondulações e momentos de cair o queixo em segurança. No entanto, a maioria dos espectadores pode perceber quando uma imagem é de um barco, e quando se trata de fotos de surf tiradas direto da água e quando o fotógrafo precisa se molhar ele aparenta ter mais coragem.

Os barcos podem ser necessários em alguns momentos, especialmente, quando as ondas estão muito grandes, as correntes fortes, e as condições da água muito traiçoeiras. Já os jet skis também são outra opção, porque você pode chegar mais perto da ação e ficar de fora das águas perigosas.

7.     Não se esqueça de seu equipamento pessoal
fotos de surf equipamento

Dependendo de onde você mora, provavelmente, vai vestir uma roupa de mergulho para manter o frio longe durante a sessão de fotos de surf. Uma roupa de mergulho significa que você vai economizar energia e pode ficar na água por muito mais tempo. Ela também oferece uma camada de proteção dos recifes e outros objetos pontiagudos, como as barbatanas de prancha, que podem acabar cortando a sua pele.

Como as roupas de mergulho são vendidas com base na espessura e design, o modelo curto deixa o pescoço e braços livres, enquanto um modelo grande vai preencher totalmente o seu corpo. Uma roupa de mergulho de 6 milímetros irá mantê-lo muito mais quente do que uma roupa de 3 mm, no entanto, também será menos flexível, ou seja, limitar os seus movimentos quando estiver na água para tirar fotos de surf. Faça algumas visitas a lojas especializadas em mergulho para encontrar a melhor roupa de acordo com sua necessidade.

Muitos fotógrafos de surf também usam capacetes para protegê-los durante as sessões de fotos de surf, o que ajuda a proteger de recife e algumas surpresas que podem atingir sua cabeça. No entanto, os capacetes não são para todos, algumas pessoas tentaram usar por várias vezes, mas pode tornar o mergulho entre as ondas difícil e atrapalhar na hora de tirar fotos de surf. Deste modo, os capacetes são realmente uma escolha pessoal.

Um fotógrafo de surf sempre usa um par de barbatanas na água para auxiliar a nadar quando for capturar fotos de surf. Entretanto, cada um deles pode ser fabricado de materiais diferentes, uns são mais finos outros mais grossos, mas ajudam você a nadar rápido. Apenas um alerta, sem barbatanas você não será capaz de nadar com uma câmera no mar aberto de forma eficaz.

Para garantir segurança e praticidade, muitos fotógrafos de surf profissional usam de jet skis. Eles são algo para pensar agora, especialmente para garantir a segurança e agilidade para tirar as fotos de surf. Uma coisa legal é que você sempre será capaz de encontrar alguém para conduzir o jet ski em quanto foca em suas fotos de surf.
fotos de surf esporte

As fotos de Surf não querem dizer apenas com a leitura de manuais e estudar grandes fotógrafos de surf. Você precisa estar lá e correr atrás de suas próprias fotos de surf, em outras palavras, trata-se de tenacidade, trabalho duro, persistência e seriedade. As melhores fotos de surf podem vir de chances e surpresas que não costumam se repetir muito. Então, jamais esqueça que o oceano é totalmente imprevisível.

Como eu mencionei antes as fotos de surf é tudo questão de tempo. É preciso muita prática para chegar à posição certa e ligar-se com o surfista. Isso vai ser algo que você realmente á aprender, mais você precisa sair e fotografar. Com o boom da fotografia digital, é muito barato ter um monte de fotos de surf em seu cartão de memória.

Volte e critique seu trabalho, tome nota do que você fez certo e errado, sem dúvida este é o grande caminho para aprender e melhorar a suas fotos de surf. A última dica é ser seguro, conhecer os seus limites, o mar pode ser muito perigoso e não esqueça que precisa se divertir acima de tudo.

E você, o quem tem para adicionar sobre as fotos de surf? Deixe o seu palpite sobre este artigo no campo de comentários abaixo, será incrível saber o que pensa.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Marcelo Ecker Diz

    Olá tô procurando mais informações sobre a Lente Tamron 18-400mm F/3.5-6.3 Di-ii Vc Hld
    Para fazer fotos de foda dágua

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.