10 Explicações para Fotos Desfocadas

1 3.375

A velocidade do seu obturador está muito lenta

Pegue a distância focal efetiva da sua lente e a divida em um para obter a velocidade do obturador mínima segura que você deve usar. Por exemplo, com uma lente de 200 mm, você não deve fotografar com menos de 1/200 segundo. Você pode correr o risco de ter fotos desfocadas até 1/500 segundo.

Você confia muito na Redução de Vibração

O sistema de redução de vibração da Nikon permite que você fotografe com velocidades até quatro vezes menores que o normal – mas não confie muito nele. Este é apenas o cenário mais favorável, e é sensato parar no “duas vezes menor”. Redução de vibração aumenta as chances de sucesso, mas não garante a nitidez.

Foto Desfocadas

Seu sujeito está se movimentando

Sujeitos em movimento vão aparecer borrados em velocidades mais baixas, mesmo se você segurar firme a câmera digital e utilizar o sistema de Redução de Vibração.

O ISO está muito alto

Às vezes você tem que usar o ISO muito alto para evitar a trepidação da câmera, mas esteja ciente de que nas mais altas configurações, você poderá ver uma perda de detalhes.
A câmera DSLR utiliza processos de redução de ruído para reduzir o as chances de fotos desfocadas, mas esta configuração também reduz o destaque em detalhes.

Mitos sobre profundidade de campo

A profundidade de campo é a zona de nitidez das suas fotografias, mas é apenas uma nitidez aparente, e não real. A profundidade de campo se apoia em objetos que parecem nítidos o suficiente em uma visão normal, mesmo que estejam desfocados. Se você aproximar o zoom, você pode perceber que alguns objetos estão borrados, mesmo estando dentro dos limites da profundidade de campo.

Foto Desfocadas

A abertura da sua lente é muito pequena

As pequenas aberturas costumavam ser associadas a uma melhor qualidade de imagem. Isso foi quando as lentes eram relativamente pouco sofisticadas e as câmeras usavam formatos maiores, como rolos de filme de 35 mm e 120 mm.
Mas a pequenas aberturas, um efeito óptico inevitável chamado “difração” acontece em conjuntos, onde detalhes nítidos começam a se confundir deixando as fotos desfocadas.
Com os sensores menores, lentes e zooms sofisticados de hoje em dia, você pode perceber isso a f/11. Se você fotografar a f/16, ou f/22, suas fotos desfocadas vão ficar visivelmente mais suaves do que aquelas feitas em aberturas mais amplas.

Você focou no elemento errado

Repare no ponto de foco do visor da sua câmera. Se você estiver usando o foco automático, a câmera vai escolher o objeto mais próximo para focar, o que pode não ser o que você quer.
Se você estiver usando um foco manual, certifique-se de que o ponto de foco está no lugar certo da cena para evitar fotos desfocadas.

Foto Desfocadas

Closes com a câmera na mão podem ser arriscados

Quando você está muito perto de seu sujeito, a profundidade de campo é tão pequena que o menor movimento de sua parte vai fazer com que o elemento principal da fotografia fique desfocado. Quanto mais você se concentrar em ficar parado, mais você vai balançar. Maiores velocidades do obturador não vão fazer a menor diferença – você precisa de um tripé.

Foco/recompor a cena

Muitas vezes é útil focar em uma coisa e, em seguida, manter o botão do obturador pressionado pela que você possa recompor a imagem e fazer o clique. Mas nesse meio tempo, você pode se mover, o sujeito da sua fotografia pode ter sido movido, ou o ponto de foco foi para outro lugar. Para evitar fotos desfocadas, sempre foque novamente.

A sua lente está limpa?

Se você andar em um ambiente interior úmido, sua lente fotográfica pode ficar embaçada, produzindo um efeito embaçado de foco suave. Outras causas de desfocagem são manchas gordurosas e marcas de dedos. Desse modo, verifique sempre a sua lente antes de culpar a câmera por suas fotos desfocadas. E claro adquira um bom kit de limpeza de lente.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] deve estar nítido. Muitas das câmeras digitais modernas oferecem um número amplo de maneiras de atingir imagens nítidas, e nesse post, nós vamos mostrar quais são as técnicas de foco mais importantes e quais são as […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.