Cinco dicas para você melhorar suas fotos nas férias

0 431

Mais um ano chegando ao fim, período de reunir a família, os amigos, comemorar o novo ano que se inicia. Para a maioria dos brasileiros, o fim e o começo do ano são sinônimos de férias.  Isso mesmo, tempo de colocar tudo na mala e curtir uma praia, a casa de um familiar que mora longe, um destino internacional, ou até mesmo, para aqueles que não irão viajar, aproveitar o tempo livre e “turistar” na própria cidade.

Fotografia, férias e redes sociais, são palavras que andam juntas nesse período. É muito bom compartilhar com aqueles que estão longe os nossos momentos de alegria e descontração. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você melhorar os cliques durante a sua viagem ou até mesmo dentro da própria cidade. Aí vão elas:

1 – Conheça o seu equipamento

Independente de todas as dicas que vamos dar aqui, se você não conhecer o equipamento fotográfico que tem em mãos, nada vai adiantar. Explore todas as opções possíveis, as grades, a luz, o foco,  as definições, as opções. A maioria dos aparelhos já têm funções similares ao modo manual, o que garante um controle maior na hora de fotografar para quem está começando, por exemplo.

2 – Tire muitas fotos

Isso mesmo, foto nunca é demais. Segundo a maioria dos grandes fotógrafos renomados, um dos erros é tirar uma ou duas fotos e deixar por isso mesmo. A regra é clara: quanto mais cliques, mais opções você tem da mesma imagem e não vai acabar com uma foto mais ou menos, então, melhor pecar pelo excesso, né. Por isso, varie o ângulo, a perspectiva, seja criativo.

3 – Use e abuse da regra dos terços

A regra dos terços é uma das técnicas mais básicas e mais importantes usadas pelos fotógrafos, sejam profissionais ou iniciantes. Nela, imaginamos a tela dividida em duas linhas verticais e duas horizontais. O segredo é posicionar o objeto da foto em um dos pontos de intersecção entre essas linhas (falamos dessa regra aqui no blog).

4 – Atenção na luz

Sim, nós sempre “batemos nessa tecla”, a luz é a melhor amiga de qualquer fotógrafo. Ela faz toda diferença na hora de fotografar – tanto para as máquinas quanto para os celulares. Geralmente, quando se trabalha com câmeras, você consegue manipular melhor o obturador e o diafragma, responsáveis pela velocidade e abertura da lente e ter uma melhor adaptação com pouca luz. No caso dos celulares, é um pouco mais difícil, desse modo, procure pontos de luz e luminosidade perto da cena onde você quer capturar as suas imagens.

5 – O que você quer transmitir?

Essa é a pergunta que você deve se fazer antes de tirar uma foto. Pense qual a mensagem que você quer passar, o que você deseja com essa fotografia. Assim, pare por uns segundos e faça essa reflexão. Estude o ambiente, veja o enquadramento, as posições do objeto fotografado. Teste e perceba que fotos bem pensadas, tem maior qualidade estética. Não tem erro e não custa nada tentar.

De resto, aproveite cada segundo, curta o momento, divirta-se e fotografe muito suas férias para guardar suas memórias com criatividade e, principalmente, qualidade. Feliz ano novo: saúde, sucesso, amor e muita fotografia!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.