6 dicas para treinar e melhorar suas habilidades fotográficas

0 642

A fotografia é como qual outro passatempo ou profissão: você precisa estar sempre melhorando as suas habilidades e trabalhar em áreas nas quais você sabe que precisa melhorar. Não importa se você é profissional, ou amador, você nunca será bom o suficiente para não aprender.

Apesar disso ser verdade, as pessoas geralmente sentem dificuldade em melhorar suas habilidades fotográficas, já que a maioria tende a criar um hábito de trabalhar e fotografar apenas de uma maneira específica. E quando não há mudanças, ou desafio, fica difícil melhorar.

Para sair dessa zona de conforto, vamos apresentar alguns métodos e ideias de treinamento para melhorar as suas habilidades fotográficas:

1. Fotografe em condições ruins

Pode parecer uma contradição, afinal, como fotógrafo, você sempre deve escolher o melhor ambiente possível para fotografar – e com a melhor iluminação. Porém, como treinamento, é importante lidar com condições diferentes – e difíceis. Essa é uma ótima maneira de aprender a se adaptar, afinal, em muitas ocasiões, você não vai ter o luxo do tempo para analisar o ambiente e nem um ambiente perfeito à disposição.

kd-2016-training-methods-3

2. Leve um cartão de memória com pouco espaço para fotografar

Uma das grandes vantagens da fotografia digital, é que você não precisa se preocupar com a possibilidade do filme fotográfico acabar no meio da sessão. Com cartões de memória de alta capacidade, você pode fazer quantas fotos quiser, sem precisar se preocupar com a qualidade delas.

Porém, levar um cartão de memória pequeno pode ser uma ótima maneira de treinar as suas habilidades fotográficas.

Desse modo, você vai precisar pensar melhor no que e como vai fotografar.

3. Peça para alguém te dar uma tarefa

Uma coisa é você fazer fotografias do que gosta e do quer, outra coisa é você ter de fotografar algo que te pediram. Tentar fotografar algo com a visão dos outros pode te ajudar a melhorar as suas habilidades fotográficas.

Você vai precisar analisar a situação de maneira que cubra toda a lista de tarefas, além de tentar capturar a visão da outra pessoa. Esse é um ótimo desafio.

4. Experimente a fotografia analógica

Imagina não poder ver o que você está fotografando e nem poder checar o que foi fotografado no visor da sua câmera fotográfica? Como saber se as imagens estão boas? Se você fez a composição correta? A resposta é que você não saberá até revelar o filme usado.

Não há dúvidas de que a fotografia digital fez esse ofício ser muito mais fácil, mas para se testar como um fotógrafo de verdade, nada melhor do que usar uma câmera analógica.

melhorar habilidades fotográficas

5. Experimente algo novo

Se você já fotografa a algum tempo, talvez tenha percebido que você só faz fotos de cenas e coisas específicas. Mas para evoluir as suas habilidades fotográficas, é importante registrar cenas com as quais você nunca teve contato.

melhorar habilidades fotográficas

6. Não edite as suas fotos

Não há dúvidas de que toda fotografia pode ser melhorada com a edição de fotos. Às vezes basta um corte e um pequeno ajuste, outras vezes é preciso um retoque e correções de cores. A desvantagem é que muitos fotógrafos usam a edição como motivo para não pensar e não fotografar bem na hora da sessão.

Mas para realmente melhorar as suas habilidades fotográficas, é necessário aprender a fazer boas fotos no ato, e não a criá-las no computador.

Conclusão

A fotografia é uma ótima profissão, independente se você é fotógrafo de ocasião, ou um profissional. Vale lembrar que não importa o seu nível de conhecimento, é sempre importante melhorar e fazer as suas habilidades fotográficas avançarem. As técnicas acima podem te forçar a treinar e a olhar a fotografia de maneira diferente.

Você tem algum método de aprendizado para compartilhar conosco? Então escreva aqui nos comentários!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.