Home»Dicas»8 perguntas a se fazer na hora de fotografar

8 perguntas a se fazer na hora de fotografar

3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Se você quer que as suas fotografias se destaquem em meio à concorrência, é preciso conhecer e dominar algumas técnicas fotográficas. Também é necessário praticar e estudar todas as possibilidades.

Para te ajudar nesse processo de descoberta de boas maneiras de se fazer fotografia, vamos apresentar algumas perguntas que você pode se fazer antes de sair para fotografar.

Essas perguntas vão te ajudar a refletir e analisar a cena que será fotografada. Essa análise é essencial para você evoluir como fotógrafo e trabalhar a sua visão criativa.

Vamos lá?

1. Qual é a história que eu vou contar?

pedroquintela

Essa é uma pergunta importante e que pode te ajudar a tomar várias decisões quando se trata de composição fotográfica, enquadramento, exposição, etc…

Em sua essência, o que você está perguntando com essa questão é :”por que eu estou fazendo essa foto?” Ela será apenas uma maneira de registrar um determinado momento? Você está tentando capturar a emoção do momento? É uma fotografia para dar para alguém?

2. Qual é o ponto focal dessa imagem?

No que as pessoas que vão olhar essa imagem vão prestar mais atenção? Quando você identificar esse ponto focal, você pode pensar com mais clareza onde vai posicioná-lo no enquadramento da imagem.

3. Quais são os outros pontos que vão competir com o principal?

Depois de ter determinar qual será o principal foco da sua fotografia, passe o olho pela imagem e analise se existem outros pontos focais que possam competir com o principal. Pergunte-se se esses pontos extras ajudam ou atrapalham a estética da sua fotografia.

Pontos focais secundários podem adicionar interesse a sua imagem, mas eles também podem distrair o olhar de quem a verá, fazendo com que o seu objetivo com esse trabalho seja perdido.

4. O que está no plano de fundo e no primeiro plano?

Um dos elementos que mais causam distração em uma fotografia é o plano de fundo. Por isso, é essencial analisar o que há nesse plano antes de acionar a câmera. Pense também se você quer o seu plano de fundo focado, ou desfocado.

5. Eu estou próximo o suficiente?

Outro erro comum na fotografia e fazer imagens nas quais o seu modelo principal fica muito pequeno em relação ao enquadramento.

Fotografias nas quais o seu modelo preenche todo o quadro ficam muito mais dinâmicas e mostram mais detalhes daquilo que você quer chamar a atenção. Para conseguir esse efeito, você precisa fotografar próximo ao seu modelo.

6. Qual é a principal fonte de luz?

É importante sempre considerar como o seu modelo está sendo iluminado. Sem a luz, você perde detalhes e claridade. Assim, a sua câmera vai precisar compensar isso com o aumento do ISO e da velocidade do obturador. Essas ações, podem gerar imagens borradas e com ruídos.

7. O meu enquadramento está reto?

photographer-692035_640

Você não imagina como as fotografias podem ser arruinadas com um enquadramento ruim.

Deixe o horizonte sempre reto e leve em consideração a posição que as pessoas da sua imagem estão em relação a construções e coisas do gênero.

8. Quais são as outras perspectivas que eu poderia explorar?

Se você colocar vários fotógrafos com uma câmera digital em mãos na frente de algo, a maioria vai fotografar isso da mesma maneira.

Faça a sua fotografia se destacar em meio a outras. Use perspectivas incomuns e criativas.

Bem… É provável que você não se lembre de todas essas questões, nem tenha tempo hábil para se perguntar tudo isso antes de uma sessão de fotos importante. Nossa dica, então, é revisar cada pergunta sempre que tiver tempo para estudar sobre fotografia. Com os estudos e a prática, as suas fotografias profissionais só têm a melhorar!

Comentários

comentários

Post anterior

O que perguntar para fazer fotografias de eventos incríveis

Próximo post

Câmeras e Lente Canon: Luz e Cor !