Instax Mini 8: resenha

0 1.129

A Instax Mini 8 se tornou febre nos últimos anos. Amantes da fotografia analógica, amadores que se interessam por fotografia e pessoas que apenas acham essa câmera instantânea bonitinha já investiram no equipamento e garantem: não se arrependem.
A Mini 8, da Fujifilm, por ter se destacado recentemente, pode parecer novidade, mas as câmeras instantâneas do gênero existem há muito tempo. Uma das maiores vantagens é o preço acessível, que ganhou o coração de muita gente que não queria investir em uma instantânea mais “profissional”. Além disso, é muito fácil manuseá-la e dominar suas funções.

Como a Instax Mini 8 funciona?

Se você espera uma câmera profissional, você está no lugar errado. A Mini 8 não possui muitos recursos e isso a torna muito fácil de ser usada:
1. Primeiro, ligue o equipamento através do botão Power. Ele vai abrir a lente da câmera.
2. Com a lente aberta, o equipamento vai fazer uma leitura da luz do ambiente.
3. Depois dessa leitura, a câmera vai indicar qual modo você deve usar para fotografar aquele ambiente. Os modos são: ambientes internos, dias nublados, dias com pouco sol e dias com muito sol.

Impressão das fotos

Para imprimir as fotos você vai ter de comprar um filme específico da Fujifilm de 54x86mm. Mas não se preocupe que a Loja eMania tem a caixa com 20 unidades para você! A impressão funciona da seguinte maneira: quando você acionar o botão de disparo, a câmera vai começar a imprimir a foto e foi “expulsá-la” do equipamento. Ela vai aparecer toda branca, mas não se desespere! A imagem vai aparecendo aos poucos, ficando totalmente pronta depois de cerca de três minutos.

instax-mini-8

Desempenho da instantânea

Antes de falarmos do desempenho da Instax Mini 8, devemos lembrar que uma câmera instantânea possui limitações. Uma delas é o ajuste de luz que é automático e pode fazer com que determinadas fotos fiquem muito claras, ou muito escuras. Outra limitação é o flash, que nessa câmera fica sempre ativado. Em alguns casos será preciso cuidado, pois há lugares que não permitem o uso desse recurso de iluminação, por exemplo.

Especificações técnicas

Quanto à captação de luz, grau de sensibilidade, tempo de abertura e tempo de exposição:
1. ISO 800
2. Abertura de diafragma: f/12.7
3. Abertura do obturador: 1/60.

Em câmeras que não são instantâneas, essas funções podem ser ajustadas de acordo com a necessidade, mas no caso da Instax Mini 8 elas são fixas, é por isso que deve se tomar cuidado em relação à iluminação do ambiente para não perder uma foto.

Outras especificações:

1. Lente: 60 mm
2. Foco: automático
3. Pilhas: duas alcalinas AA (suporta até 100 fotos)

Design da Mini 8

A Fujifilm é a responsável pelo retorno das câmeras instantâneas no gosto do povo e é muita vezes chamada de Polaroid, como referência à primeira marca que fabricou esse tipo de câmera na década de 1940, mas foi obrigada a anunciar o fim depois do advento da fotografia digital. As Instax da Fuji apareceram na década de 90 com um design atraente e conquista muita gente até – e principalmente – hoje em dia.

E é por fazer essa referência ao passado, aos tempos áureos da fotografia instantânea, que a maioria das câmeras do gênero adota um visual retrô, como a própria Instax Mini 90. A Mini 8, porém, vem com uma proposta diferente e um visual moderno. O design dela é considerado futurista inclusive e essa pode ser uma das chaves para o seu sucesso: atrai todas as gerações, principalmente as mais modernas que querem experimentar algo novo na fotografia.

Ainda no quesito atração, a Fuji investiu nas cores, e a Mini 8 pode ser encontrada em diversas delas, tem para todos os gostos:

1. Instax Mini 8 – Azul claro
2. Instax Mini 8 – Preto
3. Instax Mini 8 – Branco/creme
4. Instax Mini 8 – Amarelo
5. Instax Mini 8 – Rosa claro
6. Instax Mini 8 – Rosa Escuro/Framboesa
7. Instax Mini 8 – Roxo

fuji-instax-mini-8-farver

O equipamento é pequeno e pode ser carregado para diversos lugares. Ele tem 12 cm de altura, 12 cm de largura e 7 cm de profundidade que, combinados, dão 307 gramas.

Acessórios

Junto com a sua câmera vai vir uma alça da mesma cor que o corpo do equipamento. Para aumentar a diversão, você pode encontrar diversos outros acessórios fotográficos para a Instax, como bolsinhas, alças de outras cores, filtros para lente, adesivos, molduras, canetas para escrever datas e detalhes sobre a foto, álbuns específicos para o tamanho a foto da Mini 8…

Fujifilm-Instax-Mini-8-instantâneo-câmera-pacotes-de-acessórios-4-cor-Fujifilm-Instax-Mini-8-Instax

Vale a pena?

A Instax Mini 8 deve ser usada para diversão e não para fotos profissionais. Levando isso em consideração, esse modelo é um dos mais indicados quando analisamos o custo benefício. Na nossa loja eMania – Foto e Vídeo essa câmera sai por R$ 485,87.

Se a sua praia é fotografar imagens em alta resolução, com todas as funções manuais, é melhor investir em uma câmera profissional. Mas se você quer ter o gostinho de ver sua foto sem revelada na frente de seus olhos e se você tem o romance da fotografia analógica na alma, vai de Instax que é sucesso!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.