Lente Nikon 19mm f/4E PC | Review

0 349

Esta é uma profundada analise da Lente Nikon 19mm f/4E PC, também conhecido como Lente PC NIKKOR 19mm f/4E ED. Esta é uma lente grande angular projetada para fins especiais de arquitetura, paisagem e urbanismo. O “PC” em seu nome significa “Perspective Control“, mas vou me referir a este tipo de lente como “tilt-shift” neste artigo.

Fotógrafos de arquitetura e Paisagem urbana ( também conhecido como “cityscape” ) muitas vezes trabalham com Lentes de linhas retas (que não oferecem distorções) e lentes tilt-shift para evitar a convergência de linhas verticais, deslocando a lente para cima ou para baixo. Fotógrafos de paisagem muitas vezes querem manter tudo em foco, especialmente quando se trata de objetos em primeiro plano e aberturas muito pequenas resultam em difração, o que impede imagens nitidas. Lentes Tilt-shift oferecem uma alternativa, inclinando o plano de foco, movendo-se para cima ou para baixo, colocando os mais próximos e mais distantes objetos em foco.

O Foco Empilhado é outra maneira de atingir o foco máximo mover sua lente excessivamente, embora seja possível utilizar a ferramenta encontrada em softwares de pós-processamento. No entanto, a técnica também tem seus prós e contras, tornando as Lentes Tilt-shift as únicas capazes de oferecer essa ferramenta direto no equipamento. A capacidade de aplicar um foco seletivo em uma determinada parte da imagem através da inclinação da lente permite que os objetos distantes apareçam “miniaturizados”, embora esse efeito possa ser reproduzido também no software de edição de imagem.

Lente Nikon 19mm
A Lentes Tilt-shift oferecem muitas melhorias sobre lentes tradicionais, mas não são fáceis de usar. Primeiro, a Lente Nikon 19mm f/4E PC é uma lente de foco manual. Você deve contar com o visor e o indicador de foco para obter um foco nítido, ou monitores para câmeras e filmadoras e um zoom do objeto para obter resultados precisos. Além disso, ao fazer extrema inclinação e deslocamento, o indicador de foco não funciona, tornando a focagem através de tela ao vivo o método preferido.

Em segundo lugar, você terá que aprender como e quando usar uma lente de mudança de inclinação para obter uma compreensão precisa sobre seus assuntos. Terceiro, você precisará entender a abertura e a profundidade de campo e como a inclinação pode alterar o plano da lente em relação ao plano da imagem (Regra de Scheimpflug ). Finalmente, as Lentes Tilt-shift geralmente não oferecem grande profundidade.

Lente Nikon 19mm f/4E PC
Lente Nikon 19mm f/4E PC

1) Especificações da Lente

Principais características

  • Lente ultra-larga, Perspective Control (PC) com capacidade de inclinação, deslocamento e rotação.
  • Capacidade giratória de mais ou menos 90 graus, em incrementos de 30 graus, para efeitos de filmagem versátil inclinação / deslocamento.
  • Dois elementos asféricos praticamente eliminam diversos tipos de aberração da lente mesmo na abertura mais ampla.
  • O revestimento Super Integrado (SIC) Nikon de alto desempenho oferece um desempenho de cor superior e reduz substancialmente a imagem fantasma e o brilho.
  • Ampla faixa de mudança, mais ou menos 12mm, com uma inclinação de mais ou menos 7,5 graus fornece controle excepcional.
  • Três elementos de vidro ED (Extra-low Dispersion) oferecem uma nitidez e uma correção de cor superiores, minimizando eficazmente a aberração cromática.
  • Nano Crystal Coat da Nikon elimina virtualmente os reflexos internos em uma ampla gama de comprimentos de onda, para uma clareza de imagem ainda maior.
  • Diafragma de 9 lâminas arredondadas para uma aparência mais natural de elementos de imagem fora de foco.

    Review Lente Nikon 19mm f/4E PC
    NIKON D810 @ 19mm, ISO 200, 1/60, f/5.6

Especificações técnicas

Tipo de Montagem: Baioneta Nikon F
Distância Focal: 19mm
Abertura Máxima: f/4
Abertura Mínima: f/32
Formato: FX
Ângulo máximo de visão (formato DX): 73 °
Ângulo máximo de visão (formato FX): 97 °
Razão Máxima de Reprodução: 0.18x
Elementos da lente: 17
Grupos de Lentes: 13
Formato (s) compatível (s): FX, DX, FX no modo de corte DX
Lâminas do diafragma: 9
Informações de distância: Sim
Revestimento de Nano Crystal: Sim
ED Elementos de vidro: 3
Revestimento de Flúor Coat: Sim
Elementos asféricos: 2
Revestimento Super Integrado: Sim
Distância de Focagem Mínima: 0.25m
Modo de foco: Manual
Aceita Filtros: Não
Aprox. Dimensões: 89mm x 124mm
Peso (Aprox.): 885g
Acessórios fornecidos: Soft Case para Lente CL-1120

NIKON D810 @ 19mm, ISO 100, 1/80, f/4.5

2) Compatibilidade da lente

A Lente Nikon 19mm f/4E PC não é compatível com todas as câmeras Nikon. Os mecanismos de deslocamento e rotação estão localizados perto do suporte da lente; O movimento dessas peças pode ser restringido por corpos de câmera que têm partes próximas ao suporte. Além disso, a abertura eletrônica não é funcional em alguns corpos mais velhos. Consulte a tabela abaixo para obter mais informações:

3) Características da lente e manuseio

As lentes profissionais da Nikon sempre me impressionaram com sua excelente qualidade de construção e boa ergonomia. A Lente Nikon 19mm f/4E PC não é exceção neste departamento. O cilindro da lente é construído com metal e plástico de alta qualidade. Fiquei inicialmente surpreendido com o tamanho e peso desta lente, esperando que seja relativamente pequeno dado a abertura f/4. No entanto, é apenas ligeiramente mais leve do que a Lente Nikon 14-24mm f/2.8G, que pesa apenas 969g.

O anel de foco está convenientemente localizado em direção à extremidade da lente. Uma vez que esta objetiva é apenas foco manual, a Nikon assegurou que o anel de focagem está bem amortecido e com movimento suave, fazendo ajustes precisos de focagem. Para ficar claro, focar manualmente a Lente Nikon 19mm f/4E PC é uma experiência muito melhor do que com a maioria das lentes auto focos que priorizam a velocidade do motor em relação à precisão manual.

Tilting, shifting e rotação a Lente Nikon 19mm f/4E PC proporciona um prazer com seus botões de fácil acesso e mecanismos de bloqueio.

Tilting: Inclinar o plano de foco é feito usando um grande botão circular localizado na parte superior da lente. Na parte inferior da lente é um interruptor de bloqueio e um ajustador de tensão pequeno. Desta forma, um fotógrafo pode fazer ajustes precisos para o plano de foco e bloquear o mecanismo de inclinação quando não estiver em uso.

Shifting: Deslocar a visão da lente é ainda mais fácil do que ajustar a inclinação. Um único botão que sobressai do lado da lente move o mecanismo de mudança. Nenhum bloqueio está disponível.

Rotação: Os mecanismos de inclinação e deslocamento funcionam em uma única dimensão. Felizmente, a Nikon forneceu um excelente mecanismo de rotação que permite que cada função seja girada independentemente até 180 graus com entalhes a cada 30 graus. A rotação é travada usando uma alavanca em cada eixo de rotação.

NIKON D810 @ 19mm, ISO 64, 3/1, f/8.0

Uma das minhas poucas queixas com a Lente Nikon 19mm f/4E PC é o elemento frontal bulboso e a falta de para-sol para a lente. É compreensível que tal lente teria seu campo de visão impedido por um para-sol.. A Lente Nikon 14-24mm f/2.8G inclui uma para-sol embutido; um conceito semelhante teria sido ótimo para a Lente Nikon 19mm f/4E PC.

NIKON D810 @ 19mm, ISO 64, 15/1, f/11.0

4) Nitidez e contraste da lente

A qualidade das imagens produzidas pela Lente Nikon 19mm f/4E PC é fantástica. Nitidez é mesmo através da moldura, incluindo quando fazer grandes turnos. Na nitidez f/4 é muito bom, mas esta lente realmente brilha em f/5.6, mostrando um desempenho excepcional. Cores e micro-contraste são o que você esperaria de uma lente profissional. Eu caracterizaria as imagens como fresco no tom. Mais informações sobre a nitidez da lente, juntamente com comparações com outras lentes de distância focal similares podem ser encontradas mais abaixo nesta revisão.

NIKON D810 @ 19mm, ISO 64, 1/500, f/5.6

5) Bokeh

Os diafragmas arredondados de 9 lâminas da Nikon oferecem um efeito bokeh muito suave. A Lente Nikon 19mm f/4E PC não é diferente. Fiquei um pouco surpreso com o quão bem esta lente nikon torna fora de elementos de foco. Muitas lentes de grande angular não tornam fora dos elementos de foco suavemente ou consistentemente através da moldura. Mesmo quando inclinando e mudando, eu não vi as bolas de bokeh tornarem-se malformadas. Mas isso não é algo que você geralmente tem que se preocupar – depois de tudo, lentes de grande ângulo e especialmente lentes de mudança de inclinação como a Nikon 19 mm f/4E PC não são feitos para bokeh – mesmo aberto em f/4 e relativamente Próximo à distância de foco mínima, você terá um tempo difícil ficar coisas fora de foco no fundo. Aqui está uma imagem onde eu exagerei bokeh intencionalmente des-focalizando o assunto:

NIKON D810 @ 19mm, ISO 64, 1/320, f/4.0

Ao mesmo tempo, o efeito bokeh definitivamente pode se tornar importante quando inclinando uma cena, como pode ser visto a partir de algumas das imagens de amostra nesta revisão.

6) Vinhetas

A maioria das lentes experimentam efeitos de queda de luz, também conhecida como vinhetas, nos cantos ao fotografar na abertura máxima. A Lente Nikon 19mm f/4E PC foi projetado para produzir praticamente nenhuma vinheta. Mesmo na sua abertura máxima de f/4, a quantidade de vinhetas é apenas mais forte no foco infinito e nunca passa acima de 0,8 EV, o que é muito impressionante. Uma vez parado para baixo para f/5.6 e menor, as vinhetas são quase inexistente – você não vai notar em imagens. O gráfico abaixo está  medido a vinheta  para a lente em aberturas diferentes:

Ao contrário das lentes tradicionais, as lentes de deslocamento inclinado projetam um círculo de imagem muito maior do que o sensor da câmera de modo que os movimentos do cilindro não causem vinhetas extremas. No entanto, a queda torna-se aparente como a Lente Nikon 19 mm f/4E PC se aproxima de mudança máxima. Parar para f/5.6 definitivamente ajuda muito, porém, como indicado acima. Combinando a inclinação e o deslocamento pesados ​​pode resultar na luz que não atinge a borda do sensor em tudo, mas este é um caso de uso raro.

7) Efeito Fantasma e de alargamento

Quando uma fonte de luz brilhante entra em uma lente diretamente pode causar manchas desagradáveis ​​resultantes da luz refletindo fora de elementos de vidro dentro da lente. O Efeito Fantasma e de alargamento são especialmente comuns com lentes de grande angular com seus grandes campos de visão e pequenos capuzes de lente. Muitas lentes Nikon usam uma tecnologia de revestimento chamada Nano Crystal Coat para reduzir reflexos dentro da lente. A Nikon 19mm f/4E PC está equipado com esta tecnologia. Em meus testes, a PC 19mm f/4E manipulou fontes de luz brilhantes muito bem considerando que ele tem um grande ângulo de visão e sem para-sol:

NIKON D810 @ 19mm, ISO 64, 1/50, f/11.0

Tenha em mente que a quantidade de fantasmas e flare que você verá nas imagens irá variar dependendo de onde a fonte de luz está no quadro, seu tamanho e quão forte é a fonte de luz. Se você está planejando para incluir o sol no quadro e você vê forte fantasma e flare, considere mover o sol na moldura ou usar a técnica de Nasim para eliminar fantasma e flare em imagens.

8) Aberrações cromáticas

Aberração cromática (CA) é um esboço de  verde, roxo ou magenta encontrado perto de áreas de alto contraste em uma imagem; Por exemplo, as linhas pretas contra um céu brilhante podem causar CA. Este defeito de design óptico é mais prevalente nas bordas da moldura em imagens de grande angular. A Lente Nikon 19mm f/4E PC é projetada de tal forma que suas aberrações cromáticas laterais são minimizadas em todas as aberturas. Mesmo nas situações mais contrastantes, eu vi apenas CA mínima em imagens resultantes. Mudando a lente para seus limites externos pode aumentar CA um pouco, mas no meu teste isso foi extremamente mínimo. Está aqui uma imagem capturada com um céu muito brilhante:

NIKON D810 @ 19mm, ISO 200, 1/50, f/5.6

E aqui está uma 100% crop  da imagem que mostra uma quantidade muito pequena de aberração cromática lateral:

Foto Close-up, Alto Contraste

Abaixo estão os dados extraídos de Abaixo estão os dados extraídos do Site Imatest (especializado em avaliação de desempenho de câmeras digitais) :

Como você pode ver, na abertura aberta de f/4, há cerca de 1,25 pixel de vinhetas, que fica reduzido como a lente é interrompida.

9) Distorção

Quando se trata de distorção, como seria de esperar de uma lente grande angular, a Lente Nikon 19 mm f/4 PC definitivamente mostra sinais de distorção, especialmente em distâncias próximas. O Site Imatest (especializado em avaliação de desempenho de câmeras digitais) mediu 0,95% de distorção de barril, o que está em linha com a Lente Nikkor 24mm f/3,5 PC-E, que tem um pouco menos de 0,82% de barril de distorção. A única lente grande angular que se destaca nesta categoria é a Lente Sigma 24mm f/1.4 Art, que mostra praticamente nenhuma distorção de barril em foco próximo.

NIKON D810 + 19mm f/4 @ 19mm, ISO 400, 1/80, f/5.6

A menos que você esteja planejando atirar linhas retas em distâncias relativamente próximas, você não deve se preocupar com a fixação de distorção no post. As linhas na imagem acima olham em linha reta e a imagem não foi corrigida para a distorção no borne, apenas como todos os outros nesta revisão.

10) Teste de Nitidez

Antes de mergulhar em números de nitidez e começar a comparar lentes, gostaria de salientar algo muito importante: projetar lentes de grande angular de inclinação de deslocamento é um desafio bastante difícil, especialmente quando se trata de resolução de energia em todo o quadro. A Lente Nikon 24 mm f/3,5 PC-E era uma lente muito boa até 36 sensores MP chegou. Foi quando começamos a ver que a lente não era tão boa, especialmente para as bordas do quadro. A Nikon levou muitos anos para introduzir a PC 19mm f/4E, que foi projetado especificamente para sensores de alta resolução. Vamos dar uma olhada no desempenho da lente nos testes realizados em laboratório pelo site Imatest  (especializado em avaliação de desempenho de câmeras digitais) :


Logo de cara, a Lente Nikon 19mm f/4E PC mostra bastante impressionante desempenho de largura aberta no centro da moldura. Considerando o quão perto a lente estava para o alvo de teste, mesmo meados de quadros e as bordas olhar realmente bom em f/4, que é algo que lutam muitas lentes. Nitidez picos em f/5.6 e uma vez parado para baixo ainda mais, o desempenho da lente começa a diminuir bastante rapidamente.

Quão bons são os números acima e o que eles significam? Vamos descobrir comparando o desempenho da lente com as lentes de grande angular da Nikon.

11) Comparações de Lentes

11.1) Lente Nikon 19mm f/4E PC vs Lente Nikon 20mm f/1.8G

Você pode estar curioso quanto um único milímetro afeta o ângulo de visão de uma lente. Um milímetro equivale a cerca de 3 graus. Assim, uma lente de 19mm em comparação com uma lente de 20mm praticamente não há diferença em como um assunto aparecerá. Este é o lugar onde as semelhanças entre essas lentes final. A Lente Nikon 20mm f/1.8G é uma lente grande angular de uso geral, pequena, rápida e relativamente barata. Ele pode ser usado para uma enorme variedade de assuntos, e realmente brilha com arquitetura, panoramas e astrofotografia. A Lente Nikon 19mm f/4E PC é uma ferramenta altamente especializada com uma abertura máxima lenta e um grande preço, então não há comparação lá.

NIKON D810 @ 19mm, ISO 200, 1/80, f/8.0

Por estas razões, a maioria dos fotógrafos seria melhor com algo como a Lente Nikon 20mm f/1.8G. No entanto, não vamos esquecer que a Lente 19mm f/4E PC não competir com tais lentes e nunca vai – ele pode fazer coisas lentes padrão nunca será capaz de. Se você é um fotógrafo de arquitetura, você teria que capturar uma cena com uma lente muito maior, a fim de deixar espaço suficiente para o software de pós-processamento para ser capaz de lidar com as correções de distorção de perspectiva. E mesmo depois de todas as correções, o software provavelmente deixará muito pouca resolução para trabalhar, especialmente se o assunto é muito próximo. Se você atirar paisagens, você teria que planejar utilizando a técnica de empilhamento de foco para ser capaz de capturar o primeiro plano eo fundo com todos os detalhes. E se você está lidando com flores silvestres em uma distância muito próxima e você tem vento leve, boa sorte tentando obter todos os detalhes que. Uma lente como a PC 19mm f/4E cuida de tais problemas – você tem a flexibilidade de inclinar e mudar usando a lente em si, sem etapas extra de pós-processamento. Você tem a capacidade de corrigir a distorção de perspectiva e mudar o plano de foco quando precisar capturar todos os detalhes no primeiro plano e no plano de fundo, tudo em uma única exposição. Portanto, mantenha tudo isso em mente ao comparar lentes de Tilt-shift especializadas com as padrão, especialmente quando se trata de nitidez. Dependendo do que você está tentando fazer, a nitidez pode nem mesmo ser relevante.

Agora que temos tudo isso coberto, vamos ver como a Lente Nikon 19mm f/4E PC em comparação com a Nikon 20mm f/1.8G no laboratório em termos de nitidez:

É bastante claro que as duas lentes são muito diferentes opticamente. A Lente 20mm f/1.8G vai resolver mais detalhes em f/4 no centro quando comparado com a Nikon 19mm f/4E PC. No entanto, dê uma olhada em como ambas as lentes fazem no meio do quadro e os cantos – a 19 mm f/4E PC é notavelmente bom lá, especialmente nas bordas da moldura. Embora a 20mm f/1.8G capturas em f / 5.6 e menores aberturas nas bordas, a lente de mudança de inclinação mostra excelente desempenho de borda em todas as aberturas.

11.2) Nikon 19mm f/4E PC vs Nikon 14-24mm f / 2.8G

A Lente Nikon 14-24mm f/2.8G é uma lente zoom grande angular extremamente versátil. Abrange as cenas de uma lente grande angular ultra-largas a padrão com canto de nitidez incrível para canto mesmo quando um disparo na abertura máxima. Esta lente é um favorito de muitos atiradores sérios de Nikon e é usado extensamente por muitos fotógrafo da paisagem. No entanto, assim como a Nikon 20mm f/1.8G, o 14-24mm é projetado para fotografia de uso geral. Novamente, a Lente Nikon 19mm f/4E PC é uma lente muito mais especializada (graças às suas capacidades de inclinação e mudança), construído especificamente para fotógrafos de arquitetura e paisagismo.

NIKON D810 @ 19mm, ISO 100, 1/50, f/5.6

Assim como com a Lente Nikon 20mm f/1.8G, não devemos comparar essas lentes puramente baseado em ótica, mas sim em seu uso pretendido. A 14-24mm cobre muito mais ângulos, ambos em suas extremidades mais largas e mais longas, assim que é um bocado mais versátil a esse respeito. Ao mesmo tempo, a 19mm f/4E PC é uma lente principal que pode não ser tão versátil em comparação, mas tem seus usos únicos, como explicado acima.

Aqui está como as duas lentes comparar no laboratório em comprimentos focais semelhantes:


Enquanto a Lente 14-24mm f/2.8G mostra desempenho comparável no meio do quadro e os cantos, certamente faz melhor na nitidez no centro do quadro, especialmente quando parado para baixo para f/4 e f/5.6. No entanto, essa diferença é muito mínima e não algo que você notaria em imagens. Enquanto isso é um testemunho de como a incrível 14-24mm f/2.8G realmente é como uma lente zoom, vamos novamente não esquecer que estamos olhando para duas lentes para diferentes usos.

11.3) Nikon 19mm f/4E PC vs Nikon 24mm f/3.5D PC-E

Esta comparação praticamente se resume a quatro coisas: quanto de uma diferença faz 5mm, sem filtros, nitidez e um grande preço fazer? A 5mm pode não parecer muito, mas dá a Lente Nikon 19mm f/4E PC um 13,5% maior ângulo de visão do que a Lente Nikon 24mm f/3,5D PC-E; Isso é significativo para fotografia de grande angular. Um comprimento focal não é melhor do que o outro, e sua preferência dependerá de seu assunto e sua visão como um fotógrafo. Alguns fotógrafos preferem se aproximar de um assunto com lentes de ângulo grande grande, enquanto outros acham 24 milímetros para ser um grande compromisso. Os fotógrafos de paisagem podem não gostar do fato de que eles não podem montar um filtro circular padrão da Lente PC 19mm f/4E, enquanto eles podem na 24mm f/3.5D PC-E (para filtros de Paisagem urbana e arquitetura são menos cruciais). Isso significa que um teria que usar uma solução de terceiros que será capaz de acomodar filtros na lente. E esses filtros não vão ser pequenos. Com base na aparência da lente, um suporte de filtro precisaria montar na parte frontal da lente como uma capa – esse é o único ponto de montagem disponível na parte frontal do cilindro da lente. É assim que o Suporte para filtro NiSi 150mm para Nikkor PC 19mm f/4E  parece ser projetado e tenho certeza que outros irão seguir. Nitidez, há uma diferença muito grande entre as duas lentes, como mostrado abaixo.

NIKON D810 @ 19mm, ISO 3200, 1/20, f/4.0

Vamos comparar a nitidez dessas duas lentes e ver o que a Nikon conseguiu com a Lente 19mm f/4E PC:

Review Lente Nikon 19mm f/4E PC

Review Lente Nikon 19mm f/4E PC
A diferença de nitidez entre as duas lentes é bastante chocante – a Lente 24mm f / 3.5D PC-E mostra bastante com um mau desempenho em sua abertura máxima, que fica melhor como a lente é parada para baixo. Infelizmente, mesmo quando parado até f/5.6, a Nikon 24mm f / 3.5D PC-E não pode alcançar a mesma nitidez que a Lente 19mm f/4E PC. De fato, ao testar as duas lentes lado a lado,a PC de 19mm f 4E parecia tão afiado quanto a PC-E de 24mm f/3.5D parou até f / 5.6. E isso é apenas no centro! Dê uma olhada nas bordas da moldura e você verá por que a Nikkor 24mm f/3.5D PC-E precisa ser substituído mais cedo do que tarde – ele simplesmente não pode resolver muito nos cantos. Infelizmente, a lente não fica melhor quando parado para baixo – mesmo em f / 8, que se esforça um pouco, incapaz de produzir imagens nítidas. Nós passamos por duas amostras da  24mm f/3.5D PC-E em nosso laboratório e ambos apresentaram resultados muito semelhantes, então isso não é apenas variância da amostra no jogo.

Em suma, a Nikon 19mm f/4E PC é uma lente muito superior em termos de resolução de energia quando comparado com a Lente 24mm f/3.5D PC-E – simplesmente não há comparação.

12) Resumo

A Lente NIKKOR 19mm f/4E ED PC  é a mais recente adição da Nikon ao seu conjunto de lentes de controle de perspectiva. Essas lentes são direcionadas a pequenos grupos de fotógrafos que exigem desempenho especial de seus equipamentos. Especificamente, a Lente Nikon 19mm f/4E PC  foi projetada para fotógrafos de arquitetura e paisagismo que desejam manter as linhas verticais convergentes ou que desejam alterar seu plano de foco para fazer com que tudo, desde o primeiro plano até o fundo, apareça nítido em suas imagens. Quando usado como uma ferramenta panorâmica, a Lente Nikon 19mm f/4E PC também pode ser usado para facilmente coser várias imagens verticais ou horizontais sem lidar com slides nodais e outros equipamentos fotográficos panorâmicos. Ele também tem usos na arquitetura e outros tipos de fotografia onde deslocando o plano de foco pode produzir um efeito de profundidade interessante, limitando seletivamente o que aparece no foco na imagem resultante. Por fim, as lentes de mudança de inclinação também podem ser usadas para criar um efeito “miniatura” através da limitação do plano de foco a uma pequena área ao olhar para baixo em uma cena (Embora eu achei difícil fazer com a Lente Nikon 19mm f/4E PC  devido ao seu enorme ângulo de visão).

NIKON D810 @ 19mm, ISO 64, 1/500, f/5.6

Dependendo do que você está tentando fazer, software de computador é muitas vezes uma alternativa mais barata para comprar uma lente de Tilt-shift . Programas como Lightroom e Photoshop permitem que os fotógrafos endireitem linhas convergentes e criem efeitos em miniatura sem usar lentes caras. No entanto, o software só pode imitar o que uma verdadeira lente de inclinação de deslocamento é realmente capaz de. Ele exige planejamento antecipado e dependendo de quão perto e quão alto o assunto é, poderia resultar em colheita pesada e perda de resolução. Em muitos casos, o alongamento extremo de sujeitos como resultado de uma correção de distorção de perspectiva pesada produz resultados muito indesejáveis, tornando a qualidade das imagens muito pobre e desagradável. Lentes Tilt-shift são especificamente concebidos para superar tais questões, tornando-se fácil de enquadrar e compor uma imagem, permitindo ver o resultado final imediatamente.

Os mesmos desafios podem aparecer no empilhamento de foco. Ao lidar com assuntos próximos, muitas lentes tendem a mudar seu campo de visão, tornando difícil a realização de empilhamento de foco adequado. Além disso, como o software de empilhamento de foco geralmente usa o mascaramento para mesclar os resultados, pode ser bastante difícil lidar com transições e outros problemas resultantes. Lentes Tilt-shift podem abordar tais questões com facilidade, como um pode mudar o plano de foco e colocar nitidez exatamente onde ele precisa estar na cena. É por isso que muitos fotógrafos macro e paisagem escolher lentes de mudança de inclinação.

Gostei muito de testar a Lente Nikon 19mm f/4E PC  e estou muito satisfeito com a qualidade dos resultados. Foi a primeira vez que usei uma lente de mudança de inclinação e, embora me tenha levado algum tempo para me acostumar, os resultados falam por si mesmos. Esta lente conferiu um nível de criatividade que eu não tinha experimentado antes. Se eu fosse um pro trabalhando que precisava de uma ferramenta tão especializada, eu definitivamente consideraria comprá-lo para o meu negócio. Eu posso ver como tal lente pagaria por si rapidamente para uma arquitetura ou fotógrafo de paisagem.

Gostaria de incentivar os fotógrafos arquitetura e paisagem para dar lentes tilt-shift um disparo – pode abrir um monte de possibilidades para você. Para outros fotógrafos com necessidades menos especializadas, eu recomendaria aderir às lentes Nikon de 20mm f/1.8G ou Nikon 14-24mm f/2.8G, porque essas opções são mais baratas e mais adequadas para a maioria das aplicações fotográficas.

NIKON D810 @ 19mm, ISO 3200, 1/13, f/5.6
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.