Fazer segredo da sua locação de fotografia… pode?

0 326

Muitas pessoas não fazem ideia dos dilemas éticos e profissionais que um fotógrafo pode enfrentar. Por exemplo, se você encontra uma locução de fotografia bela e totalmente nova, você com certeza não vai querer anunciar para o mundo onde a foto foi tirada. Ver seu “lugar especial” ser inundado por outros fotógrafos amadores e profissionais – nem pensar! Mas fazer segredo de algo assim é correto?

Muitos fotógrafos gostam de se aventurar em lugares desconhecidos, fazendo escaladas ou entrando em grutas, na busca por algo diferente. Eles acabam descobrindo alguma locação de fotografia nova ou pouco conhecida. Então, quando sua foto é publicada na internet, esses fotógrafos começam a receber perguntas sobre onde fica a locação. E uma certa dúvida fica no ar, sobre revelar ou não essa informação. Recentemente, o blog Photofocus falou sobre o assunto. Como o tema é bem interessante, vamos fazer uma discussão parecida aqui.

Por que não revelar?

Existem muitos fatores envolvidos em uma situação assim. Para um fotógrafo que vai usar a locação como “cenário” – por exemplo, no caso de um fotógrafo de casamentos em busca de um ambiente romântico para fotografar o casal – deixar uma informação dessas vazar pode fortalecer a concorrência. Ele perde seu diferencial, e isso é ruim para os negócios. Termos práticos.

Já no caso de uma locação de fotografia natural, como um lugar no meio da mata ou nas montanhas, divulgar a localização pode ter efeitos mais sérios. Com o aumento da passagem de pessoas em busca daquela locação, o ambiente pode ser modificado e até mesmo danificado. É ruim para a natureza e péssimo para todos os fotógrafos, que já não poderão mais se deliciar com imagens daquele lugar.

E é importante recordar que muitas das pessoas que irão procurar o cenário daquela foto serão outros profissionais; pessoas conscientes da importância de preservar a locação de fotografia. Mas muitas pessoas também serão turistas e curiosos, que podem (ou não) ter um senso mais frágil de responsabilidade com o meio ambiente. Logo você poderá ver lixo se acumulando no cenário, plantas cortadas ou pisadas sem cuidado e todo tipo de traços da presença de pessoas.

Locação de fotografia

Por que revelar?

Por outro lado, informar os detalhes de uma locação de fotografia pode ajudar outros fotógrafos. Isso permite que a comunidade de fotógrafos como um todo tenha a chance de passar por certas experiências, de aprofundar seus conhecimentos e praticar suas habilidades. Compartilhar informações como a localização de um cenário é uma das muitas maneiras para criar uma verdadeira comunidade de fotógrafos, onde um ajuda o outro. Outras maneiras incluem criar tutoriais e divulgar experiências e opiniões através de reviews.

Se você tiver interesse nesse assunto, pode conferir nossa seção de tutoriais. Também tem várias reviews super detalhadas aqui no blog!

Olhando por esse lado, guardar segredo a respeito de uma determinada locação de fotografia pode parecer mesquinho. Você está tirando de seus colegas a oportunidade de usufruir daquele ambiente como ferramenta para construir um trabalho melhor.

Outro aspecto que precisa ser considerado é que, quando suas locações de fotografia são conhecidas e usadas por outros fotógrafos, a comparação entre seus trabalhos vai depender totalmente da técnica e qualidade de cada um. Afinal, o ambiente será o mesmo – a questão é quem consegue extrair o máximo dele. De certa forma, isso ajuda o profissional a demonstrar seu valor.

E então…

No fim, não existe resposta certa. Revelar ou não o segredo de uma locação de fotografia depende da sua percepção sobre o assunto, e é uma decisão muito pessoal. Mas o que vocês acham sobre o assunto? Contariam para o mundo onde fica seu “lugar especial” de fotografar?

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.