Maneiras de saber se você é um Bom Fotógrafo

2 1.126

Como você define um bom fotógrafo? Alguém que faça fotos que você jamais imaginaria fazer? Alguém que já tem a imagem pronta na cabeça muito antes de sair para fotografar? Alguém que tenha um equipamento fotográfico mais caro que um carro?
Para saber se você é um bom fotógrafo, confira se você se enquadra nas descrições abaixo:

Você deleta menos fotos por razões técnicas

Há uma grande diferença entre ser um bom fotógrafo e ser um fotógrafo tecnicamente proficiente. Você pode conhecer todas as funções da câmera, mas saber se posicionar para pegar a melhor luz e a melhor composição é outra coisa.
Dito isso, bons fotógrafos geralmente tem o lado técnico menos aflorado no sentido de que aqueles que fazem boas fotos geralmente ajustam as funções do equipamento automaticamente. Eles sabem, sem precisar pensar e analisar, qual é a melhor abertura e velocidade para determinado momento, por exemplo.
Quando você se torna um bom fotógrafo, você começa a excluir menos fotos por causa de tremor de câmera digital, má iluminação, foco ruim…
Ao lugar disso, você vai começar a rejeitar imagens por questões mais estéticas, seja por uma má composição, pela a expressão do modelo, ou pelo timing do disparo.

Você não se importa com qual câmera vai fotografar

Só para corrigir: é claro que você provavelmente tem interesse em usar um bom equipamento, afinal, você precisa das ferramentas certas para o seu trabalho.
Mas apesar de comprar as melhores DSLRs que você pode comprar, um bom fotógrafo já fica feliz em registrar imagens de uma câmera de celular, por exemplo.
É clichê dizer isso, mas é verdade: se você der uma DSLR profissional a um fotógrafo ruim, ele vai continuar fazendo fotos ruins, mas se der uma câmera simples e barata a um bom fotógrafo, as imagens vão continuar interessantes.

bom fotógrafo

Você fica com raiva quando não tem uma câmera com você

Não estamos sugerindo que você tenha problemas temperamentais, mas sim das chances que você pode perder de fazer uma imagem incrível e não ter uma câmera em mãos.
Todos nós já passamos por isso um dia: estar no caminho para o trabalho, ou para a aula e o mundo te dá condições de iluminação perfeitas para uma foto que você só pode fazer se tiver uma câmera à disposição. Caso contrário, a situação pode ser bem frustrante. Felizmente a maioria de nós tem câmeras nos celulares que nos permitem essa facilidade.

Você se preocupa com a iluminação

Um bom fotógrafo se preocupa com a luz durante todo o tempo. Qual é a qualidade dela, qual é a cor, a temperatura, de onde está vindo e qual a intensidade…
Se a iluminação não está em uma qualidade boa o suficiente, como melhorar as condições? Quais ajustes eu posso dar à minha câmera para que a exposição seja mais útil para a imagem que eu quero?
Esses são alguns dos questionamentos feitos por bons fotógrafos.
Enquanto isso, fotógrafos inexperientes se contentam em fazer fotos em situações precárias de luz pensando que um Flash Fotográfico pode resolver todos os problemas.

bom fotógrafo

Você seleciona melhor as imagens que vai mostrar às pessoas

Ter a capacidade de editar a própria coleção de fotos e selecionar as melhores das medianas pode ser difícil.
Os fotógrafos, como pessoas, não estão na melhor posição para olhar o próprio trabalho com objetividade e é difícil separar as imagens das emoções vividas no momento do ensaio, por exemplo.
Compartilhar quase todas as imagens que você faz quando está começando na carreira pode ajudar a te desenvolver como um profissional, desde que as críticas que você receba sejam construtivas e úteis para o futuro.

Mas quando você se torna um bom fotógrafo, você vai ter um senso crítico mais apurado e vai saber separar melhor as imagens que vão entrar no seu portfólio.
Você vai ter mais habilidades para filtrar as fotos realmente boas e criativas daquelas que são apenas agradáveis.
Na verdade, bons fotógrafos geralmente tiram mais fotos de um objeto específico do que fotógrafos medianos, mas ficam mais insatisfeitos também.

Você demora mais para fazer uma foto

Paciência e persistência são dois dos traços presentes na maioria dos bons fotógrafos. Seja por esperar pela luz certa, ou elementos para uma boa composição, até a pesquisa para escolher a melhor posição – há várias coisas que podem fazer você demorar mais tempo para fazer as fotos.
Um fotógrafo inexperiente provavelmente não vai ter tanta paciência assim e vai querer fazer as imagens o mais rápido possível.
Mas já dizia o ditado “boas coisas aparecem para aqueles que esperam” e não é diferente com os fotógrafos. Dedique seu tempo para fazer com que seu trabalho valha à pena.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] Inspire-se. Busque por fotógrafos renomados na área. Nacionais ou internacionais. Veja o que está em alta, como eles fazem e qual […]

  2. […] apenas alguns nomes para compor um artigo cujo título tem tamanha importância “Os melhores fotógrafos de todos os tempos !”. Entre as centenas de fotógrafos geniais que tem o nome registrado na […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.