Quantos megapixeis são necessários para imprimir fotografias?

0 519

Você investe um bom dinheiro em uma câmera profissional, lentes e equipamentos. Faz cursos e treinamentos para aprender como tirar as melhores fotos. Mas chega na hora de imprimir seu trabalho (para um portfólio ou projeto, por exemplo) e o resultado não faz jus a todo o seu investimento. É possível que você esteja errando nas configurações. Mas afinal, quantos megapixeis são necessários para imprimir fotografias?

Não tem uma máquina profissional ainda? Confira nossas dicas sobre como escolher a câmera fotográfica. E visite também o nosso site eMania – Foto e Vídeo, para descobrir os melhores preços em equipamentos fotográficos.

Isso depende de muitos fatores – inclusive o tipo de câmera. Mas vamos começar entendendo o que são megapixeis. Megapixeis são uma medida de quantidade, mas não são todos iguais. Por isso, uma câmera de celular com 8Mp não tira as mesmas fotos que uma câmera DSLR de 8Mp.

Vamos determinar quantos megapixeis têm as fotos tiradas com sua câmera? O processo é simples. Tire uma foto e faça upload no computador. Então, verifique nos dados do arquivo a medida em Mp da altura e largura. Multiplique essas medidas, e então divida por 1 milhão. A fórmula é essa aqui:

FÓRMULA 01: (Altura Mp x Largura Mp) / 1.000.000

Você já achou quantos megapixeis tem sua foto padrão. Agora vamos descobrir quantos megapixeis você precisa pra imprimir fotografias em alta qualidade. “Alta qualidade” pode ser entendido como, basicamente, uma densidade de 300ppi – ou seja, 300 pixeis por polegada.

Comece determinando qual será o tamanho, em polegadas, em que você deseja imprimir fotografias. Por exemplo, se você quer imprimir fotografias 10×15 cm – o padrão – precisa de 3,93 x 5,90 polegadas. Lembre-se:

1 polegada = 2,54 centimetros

Agora, pegue essa medida em polegadas. Vamos calcular quantos Mp serão necessários para imprimir uma foto nessa medida em alta qualidade, com 300ppi? A fórmula é a seguinte:

FÓRMULA 02: ((300 x altura em pol) x (300 x largura em pol)) / 1.000.000

O resultado dessa fórmula maluca é o mínimo que sua fotografia precisa ter em Mp para ser impressa em alta qualidade. Ou seja, se o resultado da fórmula 01 for menor do que o resultado da fórmula 02, sua foto não terá uma densidade de pixeis excelente.

Mas ainda não acabou! Tem um último truquezinho legal que vale à pena conhecer. Ás vezes você quer imprimir fotografias sem perder a qualidade da imagem, mas não sabe qual o tamanho máximo de impressão para preservar a densidade de pixeis. Bom, existe uma fórmula para isso também. É mais ou menos o caminho reverso da fórmula 02.

FÓRMULA 03:

(altura em pol / 300) – altura máxima

(largura em pol / 300) – largura máxima

Lembre-se de que esse resultado vai vir, é claro, em polegadas. Ou seja, você precisa multiplicar cada um por 2,54 para descobrir o tamanho máximo em centímetros.

Agora você já sabe como imprimir fotografias mantendo a qualidade do seu trabalho. Use essas dicas para seus projetos e você vai ver a diferença!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.