Home»Artigos»Como os megapixels influenciam nas fotografias

Como os megapixels influenciam nas fotografias

14
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Os megapixels viraram motivos de discussão desde que as câmeras fotográficas digitais se popularizaram. Fabricantes de equipamentos fotográficos e os próprios fotógrafos sempre se perguntam o quanto esses dados realmente influenciam no resultado final da fotografia.
Até há pouco tempo, todo mundo assumia que quanto mais megapixels um equipamento oferece, melhor será a qualidade das fotografias. Os fabricantes, principalmente, sempre vendiam seus produtos enfatizando a quantidade desses pixels como se fosse a principal qualidade das câmeras. Fotógrafos, principalmente amadores e iniciantes, acabavam acreditando e gastando mais caro pelos megapixels sem saber, realmente, se eles estavam ligados à qualidade das imagens.
Felizmente, esse mito vem sendo quebrado aos poucos e hoje se sabe que, apesar de ser importante, a quantidade de megapixels não é sinônimo de qualidade de imagem. Há até quem diga que uma quantidade exagerada desses dados pode até diminuir a qualidade das fotografias, e não melhorar.

Entenda o megapixel

O número máximo de megapixels que uma câmera oferece só é atingido quando as fotos são feitas com o maior tamanho e qualidade máxima, Esse número significa o tamanho da fotografia e a captura de detalhes.
Para o equipamento fazer isso com um sensor do tamanho de uma câmera digital de 10 MP, por exemplo, ele vai precisar deixar os pixels da imagem muito pequenos e isso causa uma menor capacidade de absorção de luz. Quando isso acontece, a foto pode ficar muito grande, mas sem qualidade e ruído, mesmo a câmera estando com o ISO em um valor baixo.
Vale lembrar que esse raciocínio avalia apenas as questões técnicas e não a rotina e o uso da câmera pelo fotógrafo. É preciso alinhas os detalhes técnicos com o objetivo do fotógrafo no dia-a-dia.

Como o megapixel influencia nas fotografias?

O que poucas pessoas sabem, é que o número de MPs máximo de uma câmera não é fixo e pode mudar de acordo com a fotografia feita. Como dito anteriormente, a quantidade máxima de megapixel é usada na opção de maior tamanho de fotografia. E você pode sim fazer fotografias assim sem perder a nitidez, mas isso vai depender mais da qualidade do sensor da sua câmera do que de qualquer outra especificidade do equipamento.

O que é megapixel interpolado?

Para não aumentar o número real de megapixels e ainda poder fazer imagens grandes, alguns fabricantes de câmeras fotográficas usam a técnica de interpolação. O que essa técnica faz é, ao invés de aumentar de fato o número de MP de uma imagem, afastar os pixels e usar algoritmos para calcular a área em volta deles para, assim, preencher o espaço vazio com cores parecidas.
Quando uma fotografia tem poucos detalhes e apenas uma cor dominante, a interpolação não prejudica tanto a qualidade, mas essa técnica pode criar falhar em imagens com mais detalhes, por isso a recomendação é sempre utilizar os megapixels reais.

megapixel

Relação entre megapixel e qualidade de imagem

Os fotógrafos estão, cada vez mais, aprendendo que o número de MPs não está tão relacionado com a qualidade da imagem porque ela depende de vários outros fatores determinantes, como o tamanho do sensor. Na lente da câmera e os ajustes manuais também são fatores que influenciam mais na qualidade da foto do que o próprio megapixel. Uma câmera 6 MP para o uso amador, por exemplo, consegue uma qualidade se tiver um bom sensor.
Para o uso profissional que não precise de grandes ampliações de imagem, uma de 10 MP já basta.

A quantidade de megapixel está relacionada com os ruídos na fotografia?

Que câmeras DSLR com muito megapixels têm a tendência de aumentar o ruído nas imagens, isso é verdade. Mas também não quer dizer que elas são piores que outras.
Quando consideramos que para o uso profissional uma câmera 10 MP é ideal, supomos que a câmeras com mais que isso não tenham o mesmo objetivo.
Quando uma foto feita por uma câmera com mais de 10 MP, que foi feita para ser ampliada, é olhada de perto, ou no computador, por exemplo, os ruídos são mais evidentes mesmo. Isso acontece porque quanto mais megapixels a fotografia tiver, maior ele deve ser para ter qualidade.
Esse tipo de câmera é melhor aproveitada quando são usadas para fazer fotos para outdoors, painéis e banners, por exemplo. Desse modo, os ruídos ficam mínimos.
Quando uma ampliação desse tipo não é necessária, o ideal é usar uma configuração de tamanho menor, ou usar o “downsizing”, que é a redução da área da foto. Isso pode ser feito em um editor de imagem e pode reduzir a quantidade de ruído na imagem.

megapixels

Como escolher?

Fica muito difícil tomar lado no mundo da fotografia, em qualquer aspecto, já que o melhor equipamento vai depender do uso que você vai dar a ele. Não vai adiantar você comprar uma câmera muito cara a muito avançada, por exemplo, se você for usar as imagens apenas para postar nas redes sociais.
Dito isso, para fotógrafos amadores e profissionais que não precisam ampliar suas imagens, o ideal é investir em equipamentos com menos de 12 megapixels.

Comentários

comentários

Post anterior

As Razões pelas Quais as Pessoas Têm Sucesso em Fotografia Conceptual!

Próximo post

Teste noturno para a lente Sigma 20 mm f /1.4 Art Serie