Dicas para Melhorar sua Fotografia Digital

0 602

Talvez, a fotografia digital se tornou popular nos últimos anos porque você não precisa de muito esforço para consegui-las e pode obter milhares delas com poucos cliques. Seja qual for a razão para sua popularidade, a fotografia digital só está em seu inicio.

Com a disponibilização das câmeras DSLR para consumidores e o potencial crescente das fotos com smartphones, a fotografia digital pode estar, literalmente, nas mãos de qualquer pessoa. Esses equipamentos profissionais tem visto suas vendas crescerem de forma alarmante e como nunca foi visto antes.

Ao mesmo tempo, empresas como a Canon e a Nikon, estão aumentando este cenário através do lançamento continuo de novas câmeras DSLR, verdadeiramente é uma disputa acirrada pelo suado dinheiro dos amantes de fotografia digital.

Não raramente, surgem dezenas de pessoas aspirantes a fotógrafos profissionais. Nada de errado até aí, afinal de contas, qualquer pessoa pode ganhar a vida com a fotografia digital. Contudo, alguns desses iniciantes acreditam que ter uma câmera nas mãos já é o suficiente para tirar uma excelente fotografia digital, o que não é verdade.

Começar um negócio de fotografia digital pode ser simples, uma câmera e algumas lentes fotográficas, já serão suficientes para isso. Entretanto, fazer boas fotografias digitais vai muito além. Por isso, você poderá conferir neste artigo algumas dicas sobre como melhorar a sua fotografia digital.

Estas técnicas visam o fotógrafo iniciante, novato ou que quer aprender como ter uma melhor fotografia digital passo a passo. Prepare-se!

1.    Como segurar sua câmera DSLR?

Se você está prestes a iniciar sua carreira em fotografia digital e vai segurar uma câmera DSLR pela primeira vez, pode acreditar que não há nenhuma diferença em segurar uma câmera tradicional ou profissional. Não é bem assim!

As câmeras digitais SLR possuem dimensões muito maiores que as comuns, especialmente, se você estiver usando a linha Canon, ou de baterias e lentes adicionais, por exemplo. Em outras palavras, isso quer dizer que você tem mais a se preocupar com uma DSLR do que as câmeras digitais comuns.

Quando definido para o modo manual e obturação mais lenta, por sua vez, você pode oscilar em algum momento, em decorrência do peso do equipamento fotográfico e obter fotos digitais tremidas irreparáveis.

Quando falamos de longas horas em uma sessão de fotos, o quadro fica ainda pior. Com o passar dos tempos os seus braços ficam cada vez mais cansados e segurar a câmera a partir daí torna-se um desafio gigantesco.

Para evitar que o seu trabalho com a fotografia digital seja jogado por água a baixo, você necessita aprender a segurar a câmera de forma mais eficiente e poupar sua energia com isso. É claro que um tripé pode ser mais recomendado, porém, não será possível carregá-lo com você a qualquer lugar, não é mesmo?
como segurar a camera - Fotografia Digital

Então, como segurar a sua câmera DSLR?

As Câmeras DSLRs são desenhadas para ser facilmente seguradas com a mão direita, de maneira a facilitar o alcance de seu polegar aos principais controles da câmera digital. Enquanto isso, a sua mão esquerda pode apoiar a lente, ou a lateral da câmera DSLR. (Veja a imagem acima)

É assim que você deve segurar a sua câmera DSLR, desta forma além de conseguir alcançar todos os controles, manterá a sua mão esquerda livre para ajustar o anel focal da lente, por exemplo. Além disso, esta maneira tem sido recomendada já há algum tempo por proporcionar mais estabilidade à sua fotografia digital.

2.    Utilize ambos os olhos
use os dois olhos - Fotografia Digital

Mantenha ambos os olhos abertos? Isto pode soar um pouco estranho, já que somos ensinados a fechar automaticamente um olho quando se olha através do visor de sua câmera DSLR. Isso geralmente ajuda a ter uma perspectiva do que você está olhando e mantém você concentrado no seu tema.

No entanto, tente manter os dois olhos abertos, pode vir a calhar em algum momento. Vamos dizer, por exemplo, que você está fotografando um objeto em movimento, ou algo que é um pouco imprevisível, como animais ou um evento esportivo, se você está observando com apenas um olho através do visor, está limitando o seu campo de visão e, portanto, ficará mais propenso a perder alguma parte da cena.

Porém, se você continuar a olhar através do visor, mas, desta vez com os dois olhos abertos, conseguirá observar melhor o quadro. Da mesma forma, se perceber que alguma parte importante da cena ficou fora do visor pode, rapidamente, ajustar o ponto de vista da câmera para onde desejar.

Esta técnica pode ser particularmente útil quando se usa lentes de telefoto, porque o seu campo de visão é severamente encurtado deixando-lhe mais aberto a perder a ação. Você vai ter que aprender a usar os dois olhos quando for fazer a sua fotografia digital para evitar o desperdício de uma boa imagem.

Curiosamente, esta atitude também pode deixar o protagonista de sua fotografia digital mais a vontade. Na maioria das vezes, as pessoas não se sentem bem quando o olho do fotógrafo esta focado apenas no visor da câmera, pois elas nunca sabem onde você pode estar olhando realmente. Deixar um dos olhos livres vai mostrar a ele um pouco de seu ponto de vista.

3.    Como a “profundidade de campo” afeta a minha fotografia?
profundidade de campo - Fotografia Digital

Eu sei, o termo profundidade de campo é meio estranho, por que não chamá-lo simplesmente profundidade de foco? De qualquer forma, o importante é como isso afeta a sua fotografia digital e a forma que você pode usá-la para o benefício dela.

Você pode escolher o ajuste da câmera para Av ou prioridade de abertura, em 95% do tempo funciona corretamente e assim vai obter mais controle sobre a nitidez da fotografia digital. É claro que isso vai depender do tipo de trabalho que faz, para alguns, a profundidade de campo é mais importante do que a velocidade do obturador, já para outros que desejam uma velocidade mais rápida no obturador, pode mudar a abertura rapidamente e de forma fácil.

Mas afinal, como é que a profundidade de campo funciona?

Isso tem a ver com a quantidade de luz que entra no sensor de sua câmera e o tipo de lente que está usando. Basicamente, existem 3 fatores que determinam a profundidade de campo em sua fotografia digital, são eles:

Distância focal da lente

A maneira prática da distância focal em sua fotografia digital é relativamente simples. A regra básica é que quanto mais curta for a distância focal, mais nítida será a imagem. Ou seja, 16 milímetros = mais distância focal, 400 milímetros = menos distância focal. Para fazer trabalhos interiores com um ângulo ultra largo, geralmente os fotógrafos usam uma lente f8 ou f11, isso será suficiente para manter a qualidade da imagem.

Distância entre a câmera e o objeto
distancia do objeto - - Fotografia Digital

Se você fotografar o seu assunto sentado em um muro de cerca de 20 a 30 metros de distância ou mais, e usar uma lente com grande ângulo, eu posso garantir que você vai ter uma fotografia digital muito ampla, ou seja, o seu tema principal pode não estar em foco.

No entanto, se você conseguir trazer o assunto para 2 metros, a câmara irá focar o assunto, mas provavelmente vai eliminar boa parte do plano de fundo. Isso quer dizer que o fator determinante da distância entre o objeto e o “widget”, vai depender daquilo que você deseja capturar na imagem.

Definição de abertura

A definição de abertura tem o maior fator para determinar a profundidade de campo de sua fotografia digital. Basta lembrar que f4 3.5 ou 2.8 terá um DOF ( Depth of Field ou Profundidade de Campo) raso. Agora, se considerarmos uma F8, 11, 16 ou menor, teremos uma DOF muito maior. Isto é particularmente verdadeiro, se você está fazendo uma fotografia digital close-up, com uma grande abertura você terá muito pouco em foco, como o rosto de seu assunto.

4.    Velocidades do obturador da câmera

Quando e por que você deveria mudá-las?

Ao tomar sua câmera DSLR e brincar com suas velocidades do obturador, você pode ter um monte de diversão e obter alguns bons resultados com sua fotografia digital!

Há alguns momentos em que você precisa de velocidades mais rápidas, como esportes ou com a fotografia de ação, mas há outros momentos, que você pode retardar as coisas um pouco e obter alguns resultados muito bons.
velocidade obturaá∆o - Fotografia Digital

Provavelmente, as configurações mais utilizadas para uma câmera DSLR são 125 / sa F8, ou 250 / sa F8, esta é a leitura média para um dia normal em ISO 100. A velocidade de 125 é ok para a maioria dos assuntos, mas para objetos de movimento rápido, você terá uma certa quantidade de borrão, então o melhor é experimentar a 250 neste caso. Ela irá garantir que tudo o que você focar será nítido o suficiente, a menos que esteja usando uma lente longa teleobjetiva.

Quando você for capaz de aperfeiçoar a utilização da velocidade do obturador, conseguirá tirar fotos mais originais que vai querer mostrar para o mundo. Vale lembrar que existem milhares de sites que fornecem a oportunidade de criar o seu portfólio de fotos online.

Mas, para que isso aconteça você precisa conhecer bem de perto as velocidades do obturador de sua câmera DSLR. Aqui está uma lista rápida de velocidades de obturação mais lentas, onde podem ser usadas e o resultado provável que vai conseguir com elas.

Um segundo – Se você está em uma recepção de casamento, ou um baile, e quer um efeito assustador, mas agradável em sua fotografia digital, tente isso. Tenha o seu flashgun carregado e ligado no automático, defina a velocidade do obturador da câmera para 1 segundo e a abertura para aproximadamente f.8. Tire algumas fotografias enquanto move a câmera e o efeito do flash da câmera irá “congelar” o seu assunto, a velocidade do obturador, por sua vez, vai dar alguns efeitos surpreendentes com as luzes de fundo.

15 segundos – Se você tem estabilização de imagem em sua lente, este é o limite absoluto que você pode ajustar como tempo de obturação da sua câmera DSLR. Mas, o uso de um tripé com esta velocidade vai lhe dar uma pequena abertura e grande profundidade de campo, o que pode ser bom para a fotografia digital de paisagens noturnas, ou amanhecer.

Estas velocidades também são boas para fotografia digital de objetos em movimento, como carros. Elas criam uma sensação de velocidade com borrões de movimento, enquanto o assunto permanece em foco.

30 segundos – muito boa para fotos noturnas onde você quer que a iluminação das luzes da cidade brilhe intensamente, ou para obter o efeito da água leitosa suave de uma cachoeira no crepúsculo ou alvorecer. Se você mantiver o obturador aberto por um par de horas e dirigido para o céu noturno, você deve acabar vendo fugas das estrelas em sua imagem conforme a Terra gira.

60 a 250 segundos – este intervalo é bom para fotografia digital em geral, todos os dias. À luz normal, estas velocidades devem dar uma profundidade de campo suficiente para a maioria dos indivíduos, o que lhe permite segurar a câmera sem causar a vibração na fotografia digital.

1000 a 8000 segundos – Estas velocidades, se sua câmera tem, vão congelar a maioria dos objetos em suas trilhas. Você vai precisar de sol brilhante, um ISO alto (400/800/1600), ou uma lente rápida (f2.8 / 1.4) para ser capaz de atirar a essas velocidades, com uma exposição correta.

5.    O que procurar quando for Fotografar?
o que fotografar - Fotografia Digital

Mantenha os seus olhos abertos, quando eu digo “abertos“, quero dizer que você deve estar ciente de que há assuntos fotográficos que estão ao seu redor, em qualquer lugar, qualquer mesmo! Ficar de olho a sua volta é uma ótima maneira de obter uma fotografia digital espontânea e totalmente diferente do que já viu por aí.

Com relação aos assuntos da fotografia da natureza, por exemplo, uma coisa que eu aprendi muito rapidamente é que você não pode simplesmente sentar-se em algum lugar, obter a sua fotografia digital e ir embora. É uma combinação de paciência, sorte e de estar no lugar certo na hora certa, é claro, que estar pronto e ciente também ajuda.

6.    Quebre as regras da fotografia digital!
quebrar as regras de fotografia digital - Fotografia Digital

Quebre as regras da fotografia. Não quer dizer que você deve sair correndo como um louco e pular na frente de um ônibus ou esmagar-se em qualquer lugar só para ter uma boa visão. Ou seja, quebrar as regras só é válido quando for necessário e justificado porque a fotografia digital ficará melhor, porém, sem violar as demais regras de condutas, ok?

Algumas pessoas dizem que regras foram feitas para serem quebradas, bom talvez! Se você não quebrar as regras da fotografia digital de vez em quando, pode deixar passar lindas fotos por excesso de receio.

Nós já falamos no Blog eMania que o seu feeling sempre será mais forte que qualquer regra de fotografia, o momento conta mais do que algumas técnicas fotográficas. Já vimos excelentes fotógrafos mostrar o seu trabalho através de imagens tiradas no calor do momento, sem nenhum planejamento ou técnica especial para ocorrer.

Isso só prova que nenhuma técnica poderá substituir um bom fotógrafo, elas servem mais como um passo a passo para aquelas pessoas que estão iniciando a sua carreira. Entretanto, sempre que puder arriscar, faça!

A fotografia digital veio para ficar, conhecer algumas das habilidades para melhorar a sua foto é muito bom para ter novos resultados, e bons desta vez! Se há alguma coisa que queira adicionar a este texto sobre fotografia digital, deixe no campo de comentários abaixo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.