Como Escolher as Melhores Aulas de Fotografia?

0 122

Existem milhares de cursos espalhados pela internet, e fora dela, prometendo dar aulas de fotografia revolucionárias, podendo transformá-lo em um fotógrafo profissional em pouco tempo. Da mesma forma, nem sempre é possível obter as melhores técnicas e sacadas de fotografia sozinho, algumas vezes pode ser necessário contar com a experiência de outros profissionais, mais conceituados e experientes no ramo.

Todavia, como você pode ter certeza do momento exato de recorrer a aulas de fotografia? Quais aspectos deve considerar na contratação deste serviço? Existe um curso superior a outro? Estas são algumas perguntas que circundam a mente de quem deseja fazer um curso de fotografia e abaixo estão algumas respostas para elas.

Quais aulas de fotografia escolher?
tipos de aulas de fotografia

Como já disse antes, a variedade de cursos é enorme e você precisa saber exatamente qual deles escolher, caso contrário isso pode significar desperdício de tempo e dinheiro. A maioria são ministrados por profissionais, se assim não for, então será impossível que lhe ensinem algo novo.

Em alguns casos fotógrafos de renome, cujo trabalho você pode encontrar em revistas, galerias ou museus, prestam estas aulas de fotografia para o público. Geralmente, o custo para este tipo de aprendizado pode ser mais elevado, mas as aulas serão de boa qualidade, sem dúvida, já que se trata de profissionais bem cotados no mercado.

As aulas podem se concentrar em gêneros específicos de fotografia, como animais selvagens, viagem, paisagem, ou moda, por exemplo. Outras, manterem o foco em técnicas individuais, a luz, fotografia infravermelha, como trabalhar com modelos, Instagram, iPhonography, pós- produção e assim por diante. Então, qual delas escolher?

Os fatores determinantes para selecionar as aulas de fotografia ideais para você vão variar muito, levando em conta, de preferência, o seu grau de instrução sobre como tirar fotos. Isso quer dizer, que para um fotógrafo iniciante é recomendado cursos de nível básico, que mensurem a regulação da câmera fotográfica digital, apresentação de equipamentos fotográficos e toda uma introdução a esta carreira. Já para um especialista, aprofundar suas aulas em técnicas especificas pode ser mais recomendado, evitando o desgaste no decorrer das aulas.

Aulas de fotografia em um curso, workshop ou safári?
escolher aulas de fotografia

Se você está pesquisando sobre este tema há algum tempo, provavelmente, já chegou a este impasse: “devo escolher aulas de fotografia em um curso, workshop ou safári?” A resposta pode ser bem mais simples do que parece, primeiro você precisa conhecer as diferenças entre eles.

As aulas de fotografia fornecidas no formato de curso, geralmente, se assemelham ao aprendizado em escola (lembra-se do seu colegial?). Nesse formato, você estará inserido em uma sala de aula, contará com colegas de classe e um professor para sanar dúvidas sempre que precisar. É uma forma de aprender mais direcionada, com tutoria, o que pode ser muito bom para quem tem dificuldades, ou é novato no assunto.

Workshops de fotografia, no entanto, apesar de sua semelhança com os cursos, tem a duração mais curta e, na maioria das vezes, estão focados na resolução de um problema mais especifico. Ou seja, em quanto um curso pode cobrir a maior parte dos assuntos de fotografia, dependendo do nível, o workshop geralmente irá cobrir uma técnica especifica, ou quem sabe, uma forma intensiva de transmitir o conteúdo. É mais indicado para quem possui pressa para aprender e absorver conteúdo fresco e inédito.

Por último, o safári ou excursão de fotografia, é totalmente o avesso dos dois primeiros. O foco é a prática e troca de experiências em grupo. Embora, também possa contar com a experiência de um líder/ tutor, dificilmente, você terá tempo para receber um ensinamento mais personalizado. Como este formato é prestado ao ar livre, em parques ambientais, ruas, comunidades, por exemplo, a informação é transmitida durante o passeio. Recomenda-se que para se inscrever nestas aulas de fotografia, o interessado possua o conhecimento básico da área, saiba usar seu próprio equipamento fotográfico e consiga absorver o conteúdo de forma rápida e dinâmica.

E qual escolher? Novamente, isto vai depender de seu nível de conhecimento e capacidade (velocidade) de aprendizado. Se você necessita de um conteúdo mais explicado ou aprofundado, um curso é excelente, mas, se quer apenas colocar em prática tudo o que aprendeu e adquirir experiência, escolha um safári ou excursão fotográfica. Por outro lado, aprender coisas atualizadas é o seu foco? Então, agarre-se aos Workshops de fotografia.

Como encontrar boas aulas de fotografia?
boas aulas de fotografia

Tudo bem, você já sabe a razão para ter aulas de fotografia, os formatos existentes e qual delas deve escolher, mas agora, onde vai encontrar boas aulas para enriquecer o seu currículo de fotógrafo?

Em quanto algumas pessoas podem dizer que não existe curso ruim para um bom aluno, algumas aulas realmente podem trazer mais conteúdo do que outras. Igualmente, você pode ter mais afinidade com determinada turma ou instrutor, por esta razão, a pesquisa antecipada será a melhor maneira de decidir sobre em qual curso de fotografia deve se matricular.

Entretanto, para ter boas opções de aulas de fotografia experimente acompanhar blogs especializados, eles podem trazer algumas dicas fresquinhas sobre novas turmas. Os fotógrafos famosos também podem ser uma grande referência no assunto, alguns deles costumam criar seus próprios cursos, ou ainda, recomendar aulas de professores conhecidos.

Outra dica infalível para encontrar boas aulas de fotografia é fazer parte de um grupo nas redes sociais, sites, ou até mesmo fisicamente para encontrar estas e outras sugestões. Conversar com seus colegas de profissão ajuda de igual forma, às vezes eles podem lhe sugerir o curso que já fizeram ou pretendem fazer.

Uma última dica, bem básica por sinal, seria pesquisar no Google. Esta, por sua vez, pode ser uma das formas mais difíceis, já que será o seu primeiro contato com a instituição ou profissional responsável pelas aulas. Procure por depoimentos e avaliações de alunos em andamento e que já concluíram os estudos antes de se inscrever para evitar dores de cabeça.

Apesar de dicas bem básicas você pode considerar algumas maneiras de como escolher as melhores aulas de fotografia neste artigo. Não se esqueça da importância de atualizar o seu currículo e obter novos ensinamentos sempre que possível, são atitudes como essa o coloca na frente de seus concorrentes e rompe o comodismo de sua carreira.

Conhece algum curso, workshop ou qualquer aula de fotografia, recomende abaixo, é ótimo contar com a sua opinião.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.