Microfone Rode e seus Acessórios – O que você precisa saber.

0 725

Veja o lançamento de novos modelos de Microfone Rode e seus acessórios!

A Rode Microphones é uma marca de Microfones e Acessórios para câmeras e filmadoras profissionais. A Marca que teve início nos anos 90 na Austrália é referência em gravações profissionais em estúdios de música, vídeos e cinema; entrevistas e programas jornalísticos; eventos e transmissão ao vivo. O Microfone Rode está cada vez mais presente no dia a dia nos profissionais da área de áudio e vídeo.

Após Peter Freedman herdar a Freedman Electronics, ele importou 20 peças de microfones de uma famosa marca chinesa de câmeras fotográficas e viu que eles não possuíam grande qualidade de capitação e transmissão de áudio, a partir daí começou uma produção independentes de microfones para câmeras e filmadoras profissionais com um único objetivo: Garantir ao cinegrafista qualidade de transmissão.

microfones rode
Rode Microfones – Logo

Um dos primeiros microfones foi o Rode NT-1, dando início a uma série de Microfones intitulados de “Microfones Shotgun” (Microfone Rode NT-2, Microfone NT-3, Microfone NT4, Microfone Shotgun NTG-1, Microfone Shotgun NTG-2, Microfones Shotgun NTG-3 e outros), em um formato mais anatômico, leve, maior alcance e qualidade a um preço acessível para os fotógrafos amadores. Assim, surgiu um dos lemas que permanecem até hoje.

Os microfones shotgun possuem alto poder de captura de áudio, com os mais variados modelos. Existem diversas opções como cardioides, supercaioides, omnidirecional, direcional que são projetados para atender uma vasta gama de gravações e captura de áudio.

Dentre os avanços, o Microfone Shotgun NTG-2 é o mais buscado, por possuir um corpo leve e resistente, padrão supercardioide, minimizando o ruído nas seções fora do eixo de gravação enquanto a parte frontal da cápsula reproduz com precisão o sinal de áudio de entrada. Embora já seja um modelo mais antigo, a qualidade permanece.

microfone rode shotgun ntg-2
Microfone Rode Shotgun NTG-2

A Rode continuou a desenvolver microfones para câmeras profissionais e Filmadoras de formas que eles fiquem mais compactos e gerando excelente qualidade. Como, por exemplo, o VideoMic Pro. Este é um Microfone Rode Stereo com qualidade avançada e projetado para atender a demando de VideoMakers e músicos. O sistema do Microfone Rode VideoMic Pro é cardioide, ou seja, capta o em um eixo com formato de coração a partir da parte frontal do microfone, com isso ele rejeita ruídos externos àquilo que está sendo gravado, seja um instrumento musical, voz cantada ou falada.

microfone rode shotgun
Microfone Rode VideoMic Pro

Outra novidade são as posições internas de seus receptores de áudio em formato X/Y do Microfone Rode VideoMic Pro, isso quer dizer que cada cápsula aponta para uma direção diferente, mas em um ângulo preciso de captação Stereo. Um microfone Stereo ou Estéreo, baseasse no princípio de dois ouvidos – esquerdo e direito – e capta o som destas direções e o redistribui de forma igualitária de acordo com o som registrado, passando incrível realidade de reprodução dos áudios.

A base do Microfone Rode VideoMic Pro possui uma sapata universal para facilitar o posicionamento do Microfone sobre a câmera ao conectar o seu conector P2 na mesma. Além disso, ele possui um sistema de diminuição de ruídos causados pelos movimentos, caso não seja possível fixá-lo sob o encaixe.

rode microfone
Estabilizador Shock Mount do Microfone Rode VideoMic Pro

Além dos microfones Stereo e da imponente linha de Microfones Shotgun da Rode e os novos modelos de microfones estéreo (como o VideoMic Pro, ME e GO), a Rode lançou os novos Microfones Lapela PinMic.

Uma das principais modificações dos microfones lapela da Rode foi o seu novo design, considerado por alguns inovadores, ele se adapta ao tom de pele e aos tons de roupa daquele o usar. A captação de áudio foi melhorada ganhando novos atributos, tais como um sistema estéreo também omnidirecional – o que era exclusividade de outras grandes marcas até então – mantendo o custo benefício da compra.

microfone rode lapela
Microfone Lapela da Rode PinMic

O Microfone Lapela da Rode PinMic vem em diferentes tamanhos, mas todos com o mesmo diâmetro de apenas 3,5mm, passando por abotoaduras, colarinhos e outros espaços pequenos com facilidade, sem atrapalhar a mobilidade do falante.

Outra inovação foi a construção dos Lapela da Rode PinMic. O sistema interno dos cabos trabalha com alta qualidade de transmissão, contando com blindagens internas a ouro para redução de perda de áudio, menor interferências eletromagnéticas e com borracha como revestimento. A recepção dos dados é com qualidade assegurada, pois foi desenvolvido pela Rode o sistema de Recepção exclusivo da empresa de microfones:  o PinMic, desenvolvido exclusivamente para o Microfone Lapela Rode.

microfone rode lapela
Microfone Lapela da Rode PinMic e sistema de conectores
microfone rode lapela
Microfone Lapela da Rode PinMic

Este Rode PinMic tem compatibilidade com diversos aparelhos de broadcast, mas também foi produzido para lidar e superar transmissões de concorrentes, pois o microfone lapela rode tem estrutura para trabalhar com transmissores Sennheiser sem perder a qualidade de sua transmissão.

Mesmo sendo uma tecnologia recente o PinMic a Rode desenvolveu conectores MiCon compatível com os mais variados aparelhos e dispositivos de alta qualidade. Estes adaptadores estão disponíveis para uma limitada linha de transmissores e receptores ainda, mas que já abrange uma enorme gama de facilidades para qualidade de transmissão broadcast.

microfone rode pinmic Partindo dos modelos novos de microfones para câmeras e filmadoras, a Rode desenvolveu uma linha de Varas de Boom Rode que se unem perfeitamente aos microfones. Há modelos de carbono e alumínio, com 5 diferentes modelos, formatos e funcionalidades. A unção desses equipamentos é uma estabilidade de áudio muito grande e melhor resultados.

Além da Vara de Boom Rode, há uma linha de equipamentos e acessórios destinados aos profissionais da área de voz e vídeo que facilitam os projetos e garantem comodidade a um bom preço. Alguns desses acessórios são novidades no Brasil e apenas lojas oficiais possuem no momento, tais como o Suporte InvisiLav, um adesivo hipoalérgico que não causa irritabilidade ao usar diretamente sobre a pele e ainda pode ser colado sobre roupas e tecidos sem problemas com manchas de cola e etc, mesmo com os adesivos, o que permite que o cinegrafista adeque a posição do microfone de acordo com suas necessidades.

Outros produtos e acessórios de áudio são facilitadores dos serviços como presilhas para vara boom que prendes o cabo dos microfones evitando ruídos e vibrações, sapatas em formatos especiais e muito mais.

Microfone rode

A Rode está chegando com força no Brasil com equipamentos de qualidade a preços acessíveis. Uma variedade de esquipamentos e acessórios de áudio que facilitam a vida de profissionais de foto e vídeo. A eMania é também representante oficial da RODE no Brasil e possui preços e condições especiais.

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.