Conheça todos os modelos e funcionalidades de um Microfone Sennheiser

0 1.134

A Sennheiser é a marca mais respeitada na área de áudio do mundo. Neste artigo entenda tudo sobre os modelos da marcar mais conceituada do mercado antes de adquirir um Microfone Sennheiser!

A empresa:

Fundada em 1945 como Laboratorium Wennebostel, poucas semanas após o fim da segunda grande guerra mundial, a empresa alemã Sennheiser voltou-se para produtos de assistência auditiva.

Em 1946 desenvolveram o primeiro microfone DM 1, o que foi a base de desenvolvimento dos mais sofisticados microfones. Com 10 anos a empresa já contava com 250 funcionários, muitos deles engenheiros de renomadas faculdades, desenvolvendo diversos tipos de equipamentos e em 1955 lançou o DM 4 – o primeiro microfone condensado com compensação de ruídos.

Em 1958 a empresa foi renomeada com o então nome “Sennheiser” e mundialmente reconhecida. Lançou microfones e acessórios sem fio com tecnologia superior a qualquer linha de produção na época e com o passar dos anos foi aprimorando cada vez mais os seus produtos e recebendo prêmios como o Emmy por desenvolvimento pioneiro em tecnologia sem fio RF, a medalha de ouro AES por suas realizações e muitos outros.

 

Atualmente é a marca líder em microfones e headphones do mundo, com mais de 2,542 funcionários e dezenas de filiais em todo o mundo.

Microfones Sennheiser:

Como já mencionado, os microfones sennheiser são referência em gravações. Falaremos de alguns microfones muito procurados por Fotógrafos, cinegrafistas e profissionais na área do som.

De acordo com o gerente de vendas da empresa no Brasil, aproximadamente 90% dos canais de televisão nacionais trabalham quase que exclusivamente com fones, microfones, amplificadores e outros produtos da Sennheiser.

Para entendermos a qualidade de cada um dos modelos de microfones é necessário explicar os sistemas de captação dos mais variados modelos: Cardioides, Hiper cardioides, Supercadioides, direcional, bidirecional e ominidirecional.

Microfone Sennheiser de Boom:

Microfones de Boom Sennheiser geralmente possuem um sistema direcional cardioide, ou seja, possuem padrão polar em forma de coração, com melhor captação de sons vindos de frente e menor (ou quase nula) sensibilidade na parte traseira, rejeitando ruídos que venham em outras direções.

Em suma, para gravações onde as vozes em primeiro plano são mais importantes do que as do segundo, ou quando ruídos e sons distantes são necessários para criar efeitos especiais (alguns exemplos estão claros em filmes de terror, com os gritos distantes dos personagens, novelas e dramatizações onde há mais de um plano envolvida na cena intercalando cenas entre si) os microfones de Boom Sennheiser são os melhores para o trabalho.

Microfone Sennheiser - shotgun

Sua utilização também é indicada para lugares de muito barulho ou para evitar a reverberação em ambientes fechados, também quando queremos um controle direcional, que é o caso de quando temos vários instrumentos em um determinado ambiente e queremos captar um a um individualmente, dessa forma necessitamos o mínimo vazamento de sons entre eles.

Para que se possa ter maior controle da área de captura no som, tenha em mente que há uma base de 90º graus a partir do ponto onde o Microfone de Boom Sennheiser de encontra.

Microfones Sennheiser Shotgun:

O padrão supercardióide também é uma variação dos microfones direcionais, porém possui um ângulo de cobertura menor que o cardioide, ou seja, uma diretividade maior. Os microfones Sennheiser shotgun supercardióides apresentam características bem parecidas com os cardioides, mas com maior sensibilidade aos sons vindos da frente, captando um pouco mais os vindos de trás.

O ângulo de cobertura para os microfones Sennheiser supercardióides é de 115º no ponto de -3dB, sendo que a rejeição de sons vindos da parte traseira chega a12dB e a relação entre som direto e som ambiente chega a 27%. O ângulo de maior rejeição ocorre em 126º.

Microfone Sennheiser - booom

Este microfone é utilizado para gravações a longas distâncias e captações onde procura-se diminuir bastante a interferência de sons ou barulhos ambientes, também quando estamos captando fontes sonoras muito próximas e queremos a menor interferência de uma na outra, o microfone supercardióide torna-se uma boa opção.

Alguns exemplos disso são:

Microfone Sennheiser Shotgun MKH-70 (P48),  Microfone Sennheiser MKH-60 (P48) e o Microfone Sennheiser ME66.

O microfone Sennheiser shotgun ME66 possui capsula mic Supercardioide é uma escolha popular entre os profissionais de vídeo, filme e ENG / EFP. A cápsula possui um padrão polar cardioide altamente direcional, produzindo excelente atenuação nas laterais do microfone, ampliando a captação na frente. O resultado é uma captação focada em locais com muita ambiência.

Além disso, oferece uma reprodução de som muito mais detalhadas, com poucas falhas e com maior realidade por possuir uma ampla resposta de frequência de 40-20.000Hz e uma filtragem de baixa frequência, ou seja, o microfone Sennheiser ME66 registra sons de até -11db (decibéis, a forma de medição da potência do som) se tornando ideal para produção de Vídeo, Gravação de Campo, Entrevistas, Produção de Filme e Broadcast.

Em um resumo rápido, as principais informações deste microfone:

Transdutor: Condensador
Padrão: Polar Supercardióide
Resposta de Frequência: 40Hz – 20kHz, (+/- 2.5 dB)
Faixa Dinâmica (Típica): 115 dB Relação
Sinal-Ruído: 84 dB
Nível Máximo de Entrada de Som (SPL): 125 dB, (a 1 kHz, THD = 1%)
Requisitos de Alimentação: Alimentação Phantom, (12 – 48v) ou Bateria Tamanho ´AA´ de 1.5V, (150 Horas de Vida de Bateria)
Impedância de Saída: 200 Ohms
Conectores de Saída: A Cápsula do Microfone Conectada na Fonte de Alimentação K6, cuja Terminação consiste em um Conector XLR Tipo 3M
Filtragem de Baixa Frequência: Sim, -11dB/Oitava, (a 100Hz),
Aplicações: Produção de Vídeo, Gravação de Campo, Entrevistas, Produção de Filme e Broadcast.

Microfones Sennheiser de Mão:

Como já dito, os padrões cardioide são voltados para a recepção de áudio frontais em primeiro plano, os microfones de mão Sennheiser são desenvolvidos exatamente para isso. Reportagens, programas de televisão, shows ao vivos ou até mesmo gravações em estúdio utilizam este microfone por não ter interferência sonora.

microfone sennheiser de mão

Os microfones Sennheiser de mão vêm com as mais diversas tecnologias: Cabeado ao receptor (ou outro equipamento de gravação como mesas de som e Câmeras DSLR semi e profissionais), sem fio, geralmente em padrões cardioides, mas também podendo ser encontrados nas em Super ou Hiper cardioides e por aí vai.

Todos possuem redutores de ruídos e amplas frequências sem interferências e menor perda de sinal, além de serem constituídos de metal anodizado e com grande (e excelente) durabilidade.

A multinacional alemã Sennheiser, marca Premium em microfones, esteve nas mãos dos maiores nomes da música internacional durante o Grammy Awards.

Microfone Sennheiser sem fio
Cantora britânica Adele utilizando o Microfone Sennheiser sem fio em um de seus shows.

Alguns dos modelos mais procurados são: Microfone de Mão Sennheiser E845, Microfone de Mão Sennheiser MD421II e Microfone de mão Sennheiser sem fio EW135-PG3B.

Microfone Sennheiser de mão sem fio EW135-PG3B:

O Microfone Sennheiser sem fio EW135 G3 ,  destina-se a operação portátil, com aplicações de gravação de campo e vídeo. Este sistema de montagem em câmera inclui um receptor de diversidade UHF e handheld microfone transmissor com uma cápsula dinâmica cardioide.

Além disso, 20 bancos de canais, um banco fixo, 12 canais pré-configurados de fábrica e uma faixa uma frequência de ondas de 25Hz – 18kHz e uma relação de sinal-ruído > / – 110dBA livre de interferências, produzindo sons mais limpos.

Todas as funções e controles são de fácil manuseio e operação, com no máximo 4 passos para mudança de canal ou frequência, além de LCD claro e nítido e bloqueio de funções, evitando troca acidental do sistema durante o uso.

Microfone Sennheiser Headset:

microfone sennheiser headsetÉ indiretamente o microfone mais conhecido do mercado, não apenas por compradores, mas o mais visto nas casas de todos os brasileiros. Todos os canais de televisão utilizam este tipo de microfone.

Microfone Sennheiser headset ana maria

Programas famosos como Mais Você (Rede Globo de Televisão), Programa do Ratinho (Sistema Brasileiro de Televisão [SBT]), Pânico na Band (Rede Bandeirante de Televisão) e por aí vai.

São microfones ultraleves e finos, quase imperceptíveis, no entanto muito potente e sem fio, permitindo total mobilidade do usuário do mesmo sem interferência de sinal e etc.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.