NAB Show 2016 mostra o futuro da imagem e som

0 192

Na semana passada Las Vegas mais uma vez sediou a anual Associação Nacional de Broadcasters Show (NAB Show em inglês). Embora muitos dos produtos e tecnologias atendidos no NAB não será de interesse direto do consumidor comum, a explosão de ferramentas de alta qualidade, destinadas a cineastas, videomakers, fotógrafos e outros do ramo, torna o NAB um bom lugar para ver as tendências da indústria e novas categorias de produtos. Talvez mais importante, o NAB pode fornecer informações sobre o que as tecnologias que poderíamos esperar chegar para prosumer e produtos de consumo em alguns anos.

Dê uma olhada em algumas tendências e produtos do NAB 2016 que chamaram a atenção. VR (sigla em inglês para Realidade Virtual) estava em toda parte no NAB, com várias sessões de conferência com foco em tecnologia VR para contar histórias e distribuição de conteúdo. Talvez o melhor lugar para ver as mais recentes tecnologias de realidade virtual em ação foi o Pavilhão da Realidade Virtual e Aumentada, que destacou empresas de fabricação de ferramentas para cada segmento da linha de produção VR, incluindo câmeras digitais, software de edição e dispositivos de visualização.

Por exemplo, se você ainda associar o nome Nokia com telefones celulares, é hora de mudar o seu pensamento. A empresa tem feito um grande esforço em VR, fazendo um grande show na NAB com sua câmera VR esférica OZO de 360 graus, de “meros” US$ 60.000. O OZO possui 8 câmeras, cada uma com campo de 195 graus de vista e obturador global, bem como a capacidade de capturar vídeo estéreo para efeito 3D. Para adicionar realismo, o OZO também possui 8 microfones a fim de proporcionar som 360, algo que é importante para a criação de experiências de realidade virtual imersiva.

Para não deve ser deixado de fora a extravagância do mundo VR, a GoPro exibiu sua nova câmera Omni, uma gaiola em forma de cubo que tem seis câmeras GoPro Hero 4. Embora plataformas segurando várias câmeras GoPro não sejam novidade no mundo da VR, a GoPro incorporou recursos úteis para melhorar a experiência de uma configuração multi-GoPro. Principalmente, todas as câmaras da Omni estão sincronizadas e agem como uma única câmera. Isso permite que você defina as configurações em uma única câmera principal que são então sincronizadas com as câmeras restantes. Da mesma forma, iniciar ou parar a gravação na câmera principal é sincronizada, e todas as câmeras são sincronizadas durante a filmagem, o que significa que o obturador permanece em sincronia, a fim de obter um melhor filme e garantir um fluxo de trabalho de pós-produção suave.

NAB

NAB 2016 mostra como o futuro pode ser em 8K

Embora muitos consumidores ainda estão aprendendo sobre a tecnologia de vídeo 4K, a indústria já está começando a pensar em vídeo 8K, com empresas como a NHK, Canon, Panasonic, Ikegami e Planar mostrando câmeras e displays em 8K.

Para colocar isso em um pouco de contexto, nenhuma dessas empresas realmente espera que a tecnologia 8K chegue a sua sala de estar em breve, apesar de que é provável que ocorra de alguma forma pelos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, o que parece ser um alvo comum na indústria. No entanto, há um interesse significativo em aquisição de conteúdos 8K, pelas mesmas razões produtores de conteúdo HD gostaria de filmar em 4K: opções de pós-processamento adicionais e melhor qualidade de filmagem HD. Um dos exemplos mais impressionantes da tecnologia 8K foi protótipo do display de referência da Canon em 8K. Para apreciar plenamente o quão afiada esta exposição é, considere que cada frame do vídeo 8K tem um pouco mais de 35MP de resolução – o equivalente aproximado da resolução de imagem de uma Nikon D810 em resolução total.

Por fim, vamos falar de som. Normalmente câmeras tendem a ter muito mais atenção, mas videomakers sabem que o som pode ser tão importante como uma boa imagem ao capturar vídeo.

No ano passado, na NAB 2015, Sennheiser introduziu os microfones de lapela: ClipMic digital e MKE 2 digital, que se conectam diretamente à porta de Iluminação de um dispositivo iOS para gravar som de alta qualidade, transformando iPhones em grandes e práticos gravadores. Este ano, a empresa seguiu nessa linha com microfones compatíveis adicionais: O HandMic digital, um microfone de mão projetado para o jornalismo móvel, e o MK 4 digital, um microfone de estúdio.

Sennheiser também introduziu o microfone estéreo MKE 440 para DSLRs. Projetado para ser montado na sapata da câmera, o MKE 400 oferece gravação estéreo de alta qualidade, em oposição à de gravação mono fornecido pela maioria dos microfones DSLR, e deve ser útil quando a gravação de uma paisagem sonora envolvente com um microfone na câmera é importante.

nab

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.