Home»Artigos»O Dia Mundial da Fotografia e a Tecnologia Digital

O Dia Mundial da Fotografia e a Tecnologia Digital

2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Na semana passada a maioria dos blogs e sites de fotografia estavam falando a todo momento neste tema, o Dia Mundial da Fotografia. Com toda certeza, os fotógrafos de plantão, sejam amadores ou profissionais, já sabem que o dia desta arte é sempre, principalmente quando saem por aí para tirar suas belas fotografias.

Nós do Blog Emania – Foto e Vídeo acreditamos tanto nisso, que decidimos dedicar um artigo para o tema quase uma semana depois da comemoração e acredite isto não foi um erro da equipe de editoração.

Acompanhamos, praticamente, tudo o que foi falado deste tema por esses dias e percebemos que todos estavam comemorando o dia, mas, para nossa surpresa, pouco se fala no significado e justificativa desta comemoração. Então, é exatamente isto que vai ler neste artigo, o que é, o por que do Dia Mundial da Fotografia e onde a tecnologia digital entra nesta história.

Um pouco de história
mundial da fotografia - historia da fotografia

Em primeiro lugar, esta data é comemorada sempre no dia 19 de Agosto em todo o mundo. O Dia Mundial da Fotografia é a comemoração sobre fotografia mais impactante e respeitada até hoje, e não faz diferença se você é um amador, ou profissional.

No entanto, é importante compreender a origem e o significado deste dia! Originou-se após a invenção do primeiro processo fotográfico chamado de Daguerreotype, desenvolvido por Louis Jacques Mandé Daguerre e dissipado em todo o mundo no ano de 1837. Mas, em 19 de Agosto de 1839, o governo francês anunciou a invenção como o primeiro presente prático para o mundo. De certa forma, este foi o verdadeiro começo do Dia Mundial da Fotografia.

Por um minuto, experimente fazer aquilo que seria um pesadelo para nós profissionais e amantes de fotografia, imagine um mundo sem câmeras. Hoje, podemos partilhar memórias em qualquer lugar usando apenas poucos segundos. A fotografia é uma invenção que revolucionou a forma como vemos o ambiente que nos cerca.

Através dela, podemos visitar lugares sem sair de casa enfrentar filas para o check in, gastar uma dezena de reais, ou quem sabe, correr o risco de ter sua bagagem extraviada por engano. Conseguimos ainda, compartilhar aventuras com amigos em outra cidade e podemos assistir netos, e até filhos, crescerem milhares de quilômetros de distância.

Mas o que é Fotografia?
mundial da fotografia - o que e fotografia

Fotografia não é apenas sobre equipamento e espírito que você precisa entender, vai além disto. Muitos de nós pensamos que para ser um fotógrafo profissional, você precisa de equipamentos de ponta e lentes fotográficas caras, mas isso não é verdade. Fotografia é o estudo da luz, da composição e uma boa compreensão do seu próprio equipamento.

Uma foto congela um momento da vida e mantém a capacidade de fazer você relembrar esse momento novamente, quantas vezes quiser, sem perder as emoções que teve quando aquilo aconteceu de fato. Ela vai tão fundo quando você quer nesses momentos, é como se alguém retornando de uma aventura contasse as histórias que viveu para si, ou em uma roda de pessoas, como se fazia antigamente.

E a Fotografia Digital
mundial da fotografia - fotografia digital

Não sei como foi a sua primeira experiência com uma câmera digital, lá no inicio desta tecnologia no cenário de fotografia profissional. Contudo, é bem provável que possa compartilhar dos mesmos sentimentos que a maioria dos fotógrafos ressalta.

Sabemos que a fotografia, assim como a pintura, trata-se de um trabalho de arte e criatividade. No entanto, antes do advento da tecnologia digital para as fotos não era possível ao fotógrafo acompanhar o seu trabalho em tempo real, como fazem os pintores que visualizam a pintura de seu quadro desde o inicio, acompanhando cada uma das pinceladas.

O profissional de fotografia passava horas em seu trabalho, até dias seguidos, para conferir o resultado apenas algum tempo depois, quando iria revelar os filmes de sua câmera. Infelizmente, se algo não tivesse saído como o planejado nada poderia ser feito, a não ser retomar o local onde estava e fazer novas fotos.
mundial da fotografia - camera digital

Quando a câmera digital teve seu inicio, no entanto, tornou-se possível acompanhar o resultado instantaneamente, corrigir as cores da fotografia e usar uma série de recursos e ferramentas que melhoram muito o trabalho. Todavia, para quem acha que equipamentos fotográficos como este podem tornar o fotógrafo profissional extinto, engana-se redondamente.

Citando o exemplo das pinturas novamente, a fotografia, que surgiu um bom tempo depois, não trouxe nenhum risco para elas, muito menos as digitalizações de obras de arte que são tão comuns hoje em dia. Isto porque a essência, o feeling e o sexto sentido encontram-se apenas nos artistas, sejam eles pintores ou fotógrafos.

E como se tornar um bom fotógrafo?
mundial da fotografia - fotografo profissional

As facilidades provenientes do mundo digital fizeram com que muitas pessoas se nomeassem como fotógrafos profissionais. Mas, para se tornar de fato um bom fotógrafo você precisa ir além de saber como manipular a sua câmera digital ou smartphone.

Se me perguntassem um único conselho para chegar lá, seria algo como: “Não limite-se a reproduzir as fotos que outras pessoas fizeram, corra atrás do novo.” Para ser um artista é preciso ser explorador, arriscar e buscar aquilo que ninguém encontrou até agora. Às vezes parece arriscado e solitário demais, mas será recompensador ao final, sem dúvida.

A maioria dos fotógrafos não consegue se tornar profissional, ou simplesmente, subir de nível porque continuam a seguir o que velhos mestres e escolas vem ensinando há décadas. Você precisa entender que a partir do momento que continua a fazer as coisas do mesmo modo, dificilmente conseguirá novos resultados e isso não se limita apenas a fotografia.

Em qualquer segmento a estagnação é um defeito cruel e a continuação dela poderia ter interrompido o processo de evolução das câmeras fotográficas e, talvez, ainda hoje precisaríamos revelar as nossas fotos ao fim de cada sessão. Apenas com o novo olhar de algumas pessoas conseguimos enxergar o novo também em nosso dia a dia.

Deste modo, faça isso acontecer diariamente em seu trabalho de fotografia, buscando novas medidas, pontos de vistas, equipamentos revolucionários para trazer resultados nunca vistos antes.

Agora faça algo novo de verdade, compartilhe o que tem feito em seu trabalho, ou sua opinião sobre este artigo, no campo de comentários abaixo.

Comentários

comentários

Post anterior

OS PRINCÍPIOS DA LUZ NA FOTOGRAFIA E NO CINEMA – Color Correction e Color Grading

Próximo post

A Canon C300 Mark II chegará com diversas novidades