DIRETOR DE FOTOGRAFIA

0 1.037

Olá meus caros amigos, dando uma continuidade em posts relacionados com as várias funções dos profissionais do cinema e como vocês já puderam acompanhar nos posts D.I.T,  Logger e  Assistente de Câmera. Neste post vocês poderão ter  uma rápida apresentação sobre este profissional do cinema,  o Diretor de Fotografia

César Charlone - Diretor de Fotografia
César Charlone – Diretor de Fotografia

O Diretor de Fotografia é o profissional responsável pela forma que é transposto o roteiro para a linguagem cinematográfica, registrada em película ou  vídeo. Grande parte da produção é realizada conforme suas orientações técnicas, mantendo a qualidade e um padrão técnico.

DIRETOR DE FOTOGRAFIA
O diretor de fotografia César Charlone ao lado com o diretor Fernando Meirelles.

O diretor determina e aprova, quais os equipamentos relacionados com a fotografia (câmeras, lentes, refletores,etc) que serão utilizados numa determinada produção Quando é utilizada película (filme) na captação das imagens de um filme, é o diretor que escolhe a película com o ISO e a emulsão mais apropriadas. No caso da captação ser com suporte digital, ele define qual a Câmera de Cinema com o sensor (CCD ou CMOS), mais apropriado. É também responsável pela a escolha das lentes da filmagem e filtros de lente. Na parte de iluminação ele define qual a fonte de luz a ser utilizada e quais os tipos de refletores. Cria um mapa de iluminação para a orientação da equipe de eletricistas, maquinistas , cenógrafos e produtores.

DIRETOR DE FOTOGRAFIA - D_F_ESCOLHA_DO_FILME
DIRETOR DE FOTOGRAFIA - D_F_ESCOLHA_DA_CAMERA
D_F_ESCOLHA_DA_CÂMERA_FILTORS_E_REFLETORES

O diretor de fotografia, examina e aprova as locações onde serão realizadas as filmagens trabalhando em conjunto com o diretor e o diretor de arte. Examina juntamente com o diretor o figurino e a maquiagem dos atores. Deixando claro que as decisões do diretorsão todas realizada seguindo o roteiro pelo ponto de vista da fotografia.

DIRETOR DE FOTOGRAFIA - D_F_TRABALHANDO

As principais ferramentas de um diretor de fotografia são:

  • Spotmeter – (para medir a quantidade de luz refletida)
  • Fotometro  – (para medir a luz incidente)
  • Visor de contraste – (utilizado para determinar o contraste preto e branco)
  • Visor de diretor – (para checar as distancias focais das lentes e o enquadramento das cenas)
  • Charts ( de cor, escala de cinza e foco – para testes e referencias)
DIRETOR DE FOTOGRAFIA - ACESSÓRIOS_&_EQUIPAMENTOS
DIRETOR DE FOTOGRAFIA - CHARTs

No próximo post eu vou continuar apresentando outras ferramentas que um diretor de fotografia utiliza. Só que no caso vão ser os principais aplicativos para Smartfones e tablets  todos dedicados ao auxilio no processo da fotografia.

Abraços para todos!

Fernando Rozzo

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.