O Fator Crop das Lentes Fotográficas e Cinematográficas

1 2.419

O Fator Crop, ou fator de corte é um desses termos que você ouve todo o tempo no meio ambiente da fotografia, mas você pode não saber exatamente o que isso significa e como ele afeta a sua fotografia ou o seu vídeo.

Bem, deixe-me explicar, e é realmente simples. Fator Crop é relacionado com tamanho do sensor das câmeras,  é ele que indica se um sensor é full frame ou não. O termo “full frame”se refere ao tamanho padrão de 35 milímetros utilizado nas câmeras fotográficas analógicas, e que tornou o tamanho padrão dos sensores das câmeras digitais” full frame” (35mm), portanto, “Full Frame” significa o equivalente a 35 mm. Porém existe outros modelos de câmeras e sensores. Por exemplo, se você fosse comprar uma câmera fotográfica DSLR full frame, o sensor irá medir fisicamente 35 milímetros de largura como na imagem abaixo, à esquerda. Câmeras com sensores menores, já possuem o fator de corte (crop), como o a Canon 7D por exemplo, que possuí um sensor APS-C, que irá medir significativamente menor e geralmente têm uma densidade de pixel muito maior.

Sensor Full Frame / Sensor Cropped
Sensor Full Frame / Sensor Cropped

Então se  você estiver usando uma câmera fotográfica ou de vídeo full frame (35mm),  não existirá nenhum fator de corte, mas se você utilizar uma câmera com sensor menor ela terá um fator de corte, principalmente se for utilizada com uma lente 35mm (full frame) terá um efeito multiplicador nas imagens.

Format-Sizes-Sundance-article2-1920

Por exemplo se eu utilizar uma lente zoom Canon 70-200mm com uma Canon 5D MKIII, não existirá nenhum fator de corte porque a câmera e a lente são “full frame”. No entanto, se eu utilizar esta mesma lente numa  Canon 7D, que tem um sensor com um fator de corte de 1.6x, eu vou  precisar fazer alguns cálculos  para descobrir a distância focal efetiva da lente objetiva. A matemática é simples, seria 70 milímetros x 1,6 = 112 e 200 milímetros x 1,6 = 320. Em outras palavras, a lente se torna efetivamente uma lente zoom  “112-320mm”, numa câmera com o fator de corte de 1,6x . Abaixo segue uma tabela básica de conversão:

Tabela de Conversão do Fator Crop
Tabela de Conversão do Fator Crop

Então, temos que tomar cuidado e muita atenção quando utilizamos uma lente fotográfica full frame numa câmera com sensor menor, lembrando que você só realmente utilizará a área reduzida do tamanho total de uma lente fotográfica full frame. O melhor caminho é utilizar modelos de lentes que sejam equivalentes ao tamanho do sensor do modelo de sua câmera, evitando aberrações cromáticas, vinhetas, etc. Segue abaixo um link com uma super calculadora de conversão de fator de corte (Crop Factor), da Abel Cine, uma das mais importantes locadoras de equipamentos do Estados Unidos.

CALCULADORA – FATOR CROP

Para todo fotógrafo ou cinegrafista profissional, o que esteja trabalhando para alcançar esse status, conhecer sobre Full Frame e APS-C e como usar as lentes de modo que tenha o máximo de proveito de seu equipamento é essencial! Para aprofundar seus conhecimentos nesses assuntos, temos uma série de artigos falando sobre a Distancia focal das lentes fotográficas, suas montagens e as características das lentes primes. Vale a pena conferir!

 Abraços para todos!!!!

Fernando Rozzo

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] A diferença entre os dois sensores é o que caracteriza o famoso “fator de crop“. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.