O que é a fotografia: Um panorama da alma !

0 948

Já dizem os poetas que a graça da vida está nos olhares dos românticos, nas entrelinhas dos desejos mais ardentes da alma, no doce beijo que acontece escondido e na prenuncia da renúncia. As palavras costumam aquecer os corações ou até mesmo causar inquietação.

E com a fotografia não é diferente. O que talvez os poetas não tenham dito ainda, é que fotografar revele muito mais do que simplesmente imagens, pois nelas podem ser vistos sentimentos, medos, anseios e expectativas.

Quando nasceu a fotografia?

Em 1826 “nasceu” a primeira foto. Inclusive ela é esta que está acima. Como você pode ver ela não tinha muita nitidez, apesar do intuito ser registrar as imagens ao redor.

A fotografia é uma técnica onde através da exposição de uma superfície luminosa e fotossensível é possível captar imagens de objetos, ambientes e pessoas.

A primeira a fotografia foi feita por um homem chamado de Joseph Nicéphore Niépce, de origem francesa ele foi um dos ilustres que decidiu usar a ferramenta da fotografia para fazer registros, embora não tenha sido o único a explorar a fotografia do início.

Muitos e não poucos, físicos e químicos foram os pioneiros dessa arte que revela tanto da alma humana, de suas dores, anseios, vontades e desesperos. E que da mesma forma como a palavra usa da criatividade para transparecer desejos, também revela situações.

A fotografia tem essa “magia” de transportar pessoas para outros lugares, permitindo que se conheça outras culturas, mesmo estando a léguas de distância, bem como trazendo o benefício de aproximar corações e estreitar laços.

A fotografia no nascimento

É muito comum hoje as pessoas registrarem os diversos momentos da vida. Desde o nascimento as crianças já são colocadas para serem fotografadas. Os pais todos contentes não querem perder nenhum momento importante da vida do filho e assim em cada situação de alegria e desenvolvimento, lá está o filho sendo clicado para que logo as fotos venham a estarem no álbum de fotos da família ou ainda em arquivos ou plataformas digitais, como as redes sociais ou na nuvem.

Assim, os primeiros berros, biquinhos, caras e bocas são registrados ao longo do tempo, até que a criança cresce e se desenvolve. Dando a fotografia continuidade na jornada daquele ser humano!

A fotografia no casamento

Pessoas casam todos os dias, seja no Brasil ou em outros Países do mundo. Uma forma de também revelar sentimentos como o de amor, cumplicidade, paixão e devoção tem associação no registro de fotos. Não é à toa que na maioria dos casamentos, sempre há um fotógrafo, no papel de documentar tudo através da câmera fotográfica.

O álbum de foto com os noivos vestidos em suas vestes de gala é armazenado; os convidados são vistos com semblantes de felicidade e toda a pompa do evento é gravado de forma sublime. Mais uma vez a fotografia faz parte da jornada humana, revelando sensações, momentos e transmitindo o algo a mais – que se não fosse por ela, facilmente seria esquecido!

A fotografia nas viagens

E quem não ama viajar, seja você fotógrafo ou não. Só que a grande verdade é que por mais bela, magnífica e esplêndida que seja uma viagem, não dá para armazenar todos os momentos dela na memória. Aliás, a mente é incrível, pois ao mesmo tempo em que é capaz de fazer coisas extraordinárias, também ao passar do tempo, se desgasta e assim lembranças emocionantes acabam ficando muitas vezes em segundo plano.

Outra vez chega a fotografia para fazer presente a viagem de outrora. Para trazer à tona os sentimentos vivenciados daquele momento único em que se podia visualizar montanhas e areias.

A fotografia nos momentos de emoção: alegria ou dor

E quem hoje não deseja tirar fotos? Fotografar é como celebrar ou fixar uma bandeira que diz: “eu quero lembrar disso”! Por esse motivo, atualmente tantas pessoas fotografam os momentos felizes e há até mesmo quem tenha sensibilidade por registrar momentos de tristeza e sofrimento, às vezes não por prazer, mas para mostrar determinada situação.

Esse é o caso onde muitos fotógrafos fotografam crianças com fome, cidades em guerra e outros eventos que mexem com a emoção humana e que ao mesmo tempo nos faz refletir sobre o mundo e seus eventos, por meio de uma percepção que foi guiada por imagens.

A fotografia nas conquistas

São tantas conquistas, filhos que se formam, pessoas que passam em concursos, que ficar sem registrar momentos como esse não é uma opção. E mais uma vez, a fotografia se faz presente para preservar os fatos e deixar documentado fases importantes da vida.

É natural que o ser humano nutra em si esse desejo de fotografar as conquistas, pois não é somente uma demonstração de progresso, mas de querer manter vivo a lembrança de outrora.

Percepção que foi guiada por imagens

No início do título desse artigo expressamos o sentido da fotografia. Ou seja, fotografar nada mais é do que senão mostrar um panorama da alma. Revelar desde os sentimentos mais positivos, até os mais negativos, seja de uma pessoa, de um País, de uma cultura ou de um estado emocional.

Marcas e produtos se utilizam da fotografia como forma de vender mais, de tornar seus produtos mais atraentes, já que 99,99% da população sempre foi mais visual e motivada por isso, acaba por se interessar ou não por uma marca.

Portanto, as fotos que são tiradas por todo o mundo à fora, são usadas de diferentes maneiras, para diversos tipos de propósitos, seja eles comerciais ou não.

E é sempre através dos recursos da fotografia que se pode conhecer algo, alguém ou alguma coisa.

Imagens que brotam e fazem florescer, imagens que traduzem ação, imagens que denotam pureza e singeleza… são tantos tipos… e por esse motivo, é sempre importante antes de comprar sua câmera fotográfica digital saber fazer a escolha certa! Pois de acordo com cada tipo, diferentes resultados podem ser obtidos!

Portanto, você já tem noção de que câmera fotográfica deseja?

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.