O que é parasol e para que serve?

0 2.003

Tirar fotos para registrar os momentos felizes ternou-se fácil com o passar do tempo. Porém os fotógrafos profissionais ou até mesmo os amadores, notam que as imagens retratadas não têm uma resolução muito boa por possuir manchas causadas pela luz solar conheça o que é parasol e pra que serve.

O parasol é utilizado para bloquear as luzes solares que incidem na lente, esse acessório é encaixado ou rosqueado na ponta da câmera. Os efeitos causados pela luz artificial ou natural é o fler (reflete a luz em formato de riscos que resultam na imagem redonda do diafragma é uma mancha definida) e gler (ofusca a imagem).

Confere qualidade em suas fotos, pois efeitos causados pela câmera são conhecidas como desleixo. Porém há exceções já que algumas fotos irão precisar desse efeito para alcançar o resultado desejado. Conheça as formas de parasol que existem e em qual tipo de lente usar.

IMG_8586_00002

O que é para sol, como funciona e benefícios que podem te trazer

O para sol pode ter formato de tulipa, cilíndrica e cônica, mas deve ser usada de forma correta para obter sucesso. Veja como usar o parasol de lente e como fabricar um de formato cilíndrico.

  • O que é parasol cilíndrico
  • O que é parasol tulipa ou flor
  • O que é parasol cônico
  • Proteja suas lentes
  • Profissional
  • Fabrique seu para sol

O que é parasol cilíndrico

Possui formato cilíndrico como o próprio nome já diz, ele deve ser usado em lentes teleobjetivas de distancia focal variável com zoom, esse não irá deixar a luz interferir na imagem pode ser usado a noite, em estúdios, durante o dia entre outros lugares.

O que é parasol tulipa ou flor

Seu designer possui dois lados opostos maiores e dois menores deve ser colocado na câmera de forma correta para que o lado maior não deixe sua foto com tarjas pretas, esse utensílios tem que ser usado em lentes grandes angulares por cobrir um angulo maior.

O que é parasol cônico

Tem a forma de um cone é o mais indicado para usar em toycameras já que essa não possui lente padrão, alem de poder utilizar em lentes objetivas de distancia focal normal e em semi telas.

– Proteja suas lentes: O raio UV é bastante utilizado porem não é muito recomendado já que esse não protegerá sua lente de forma adequada. Use o parasol, pois ele irá proteger a lente da câmera caso ela caia, ou sem querer você passe os dedos na lente e até mesmo se passar em algum lugar não vai riscar.

– Profissional: Ao olharem na câmera e ver que ela possui um para-sol as pessoas pensaram que sua lente é grande e iram pensar que você é profissional sendo assim vão te dar trabalhos bem elaborados, além de se sentir confiante.

– Fabrique seu para sol: Caso você seja amador e esteja sem grana para comprar um parasol, aqui vai uma dica de como fazê-lo. Pegue um copo de café descartável, corete o fundo cole com uma fita adesiva na frente de sua câmera (lente) está pronto seu utensílio experimente-o registrando paisagens naturais e momentos em família.

– Algumas câmeras como de TV ao serem compradas já vem com o parasol integrado acoplado na lente, outras acompanham em um pacote só esse objeto e pode ser encaixada ou rosqueado em sua câmera.

– Se você está em duvida de onde colocar exatamente o para-sol aqui vai uma dica e se já tiver entendido descarte-a coloque o acessório na lente de sua câmera e não utilize nas que giram pois o para sol irá rodar junto e pode ficar na posição errada (caso seja o tulipa) e acabar atrapalhando sua foto.

IMG_8586_00001

Aproveite essas dicas e conheça como usar esse acessório, pois são de alta serventia e dão uma excelente qualidade a suas imagens aproveite os momentos em família, entre amigos e passeios registrando cada momento de forma profissional caso você seja um amador.

 E aos profissionais fica a dica de qualidade em seu trabalho e fique reconhecido entre os melhores fotógrafos agora que você já sabe o que é o parasol. Leia também Os mitos da fotografia que você não deveria acreditar.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.