O que um Filmmaker deve ter na mochila?

0 267

Caros Leitores,

Justifico a minha ausência nas colunas, devido a um primeiro semestre bem corrido, aonde não tive disponibilidade de compartilhar com vocês um pouco desse mundo audiovisual. Bom, no post de hoje falo um pouquinho das coisas que são essenciais para um Filmmaker, Fotógrafo, cinegrafista aspirante áudio visual, ter consigo em sua mochila.

 

Bom o que é essencial e que todos nós sabemos é sempre estar com sua câmera digital. Nunca se sabe quando um acontecimento inesperado pode aparecer, desde uma catástrofe a um elemento único que você verá apenas uma vez em sua vida. Não é necessário estar com a melhor câmera do mercado, ou até mesmo a que captura com maior número de pixels, além do que, na maioria das vezes o que faz a diferença é o fotografo e não a câmera que o mesmo está utilizando. Por tanto a câmera é de suma importância que sempre esteja consigo em qualquer que seja a sua saída. Os carros chefes em uma produção são o vídeo e o áudio, por tanto a forma de captação que você irá empregar em suas produções também é essencial… você pode dispor de um microfone boom, que se encontra no mercado versões mais compactas ou microfones de lapela que são bem pequenos e de fácil transporte, se o seu intuito for mais jornalístico pode partir para os cardioides dinâmicos que cumpriram bem sua função.

 

Áudio e vídeo estando em dia, é necessário que você se preocupe com alguns periféricos que auxiliaram para que o trabalho seja executado corretamente, que é o caso de sempre estar com baterias e cartões de memória a postos. As baterias devidamente carregadas e sempre mais de uma, para que em uma eventual captação prolongada não haja surpresas. No caso de baterias, tenha cuidado se por um acaso veio a carrega-las muito tempo atrás e não usou-as por um período longo, o que acabará por deixa-las sem uso em sua mochila (acredito que não seja o seu caso caro leitor, pois normalmente quem ama essa área, não consegue ficar horas sem registrar algo), atente-se para verificar semanalmente as respectivas cargas. Quanto aos cartões de memória é normal nós pegarmos para uma gravação e ali encontrarmos arquivos antigos que nos deixarão na dúvida se já havíamos descarregado os mesmo ou não. Por tanto o meu conselho quanto a isso, é o de sempre descarregar seus arquivos, na mesma hora certifique-se de formatar o cartão, para ele já estar apto nas próximas gravações.

Esteja sempre com um mini tripé de preferência, pois ele te ajudará e muito se por um acaso, quiser fazer uma foto superexposta ou coisa do gênero. Sempre tenha pilhas e baterias consigo, muitos dos microfones e gravadores digitais são alimentados por pilhas e baterias e ficar sem uma delas no meio do mato ou de um canyon, pode ser lastimante para sua produção.

Kit de ferramentas básico, com chave de fenda, chave Phillips, chaves de boca, alicates, pequena cerra, fita isolante, silver tape e Wd são imprescindíveis. Muitas vezes é necessário fazer um pequeno conserto em um cabo, conector ou até mesmo tripé e as ferramentas forneceram-lhe todo o auxílio.

Fones de ouvido: são fundamentais para um bom feedback do seu áudio que está sendo captado pelo seu microfone. Um simples fone de ouvido de celular, será suficiente juntamente com a leitura do V.U da câmera para analisar corretamente a saída do áudio.

Por tanto caro leitor, essas e outras dicas importantíssimas que envolve ter equipamentos consigo são essenciais para produção de um bom conteúdo, porém a dica que lhe dou é que na maioria das vezes os acontecimentos vem de forma inesperada e temos que sempre estar preparado para eles.

Nesse vídeo trago alguma dessas dicas de forma visual para os leitores do Blog eMania:

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.