Que Câmera eu compro?

5 324

Esta é uma das perguntas que não quer calar, para quase todos os fotógrafos iniciantes: entre tantas opções, qual câmera comprar? O eMania vai tentar ajudar você a esclarecer um pouquinho dessa questão, pontos positivos e pontos negativos de cada uma, mas já de antemão, dizemos: você pode fotografar com qualquer câmera digital. Isso mesmo, qualquer uma. Vamos entender mais profundamente o que quer dizer esse “qualquer uma”.

Muitos fatores devem ser levados em conta quando você está pesquisando para fazer a compra certa. Por isso, é que afirmamos anteriormente que você pode comprar qualquer uma. Porque, para cada funcionalidade, uma câmera se encaixa melhor do que as outras, que se ajustam mais facilmente a outros pontos, e assim sucessivamente. Aí, se a pergunta passa de “que câmera eu compro?” para “que câmera eu compro para desempenhar determinado trabalho?”, a resposta também muda. Vejamos!

Cameraphones

Cameraphones

Os celulares evoluíram muito nos últimos anos. Aquela câmera chuviscada dos primeiros celulares multimídia não é mais a mesma dos novos. Pelo contrário, até os jornalistas estão usando as câmeras mobile para produzirem conteúdo. A principal vantagem é que você pode carregar ela para todos os lugares, tornando muito mais prático as fotos tiradas no dia a dia. O lado ruim é que mesmo com a evolução das câmeras, a qualidade ainda não é suficiente para produtos impressos, nem quanto estiver com pouca luz. Os acessórios para lentes podem ajudar bastante na hora de fotografar ou fazer uma imagem criativa, vale a pena conferir as lentes disponíveis para o modelo do seu celular.

Câmeras Compactas

Camera Compactas

Elas são melhores do que as cameraphone, quando o assunto é qualidade da imagem. Elas também são portáteis, contam com mais opções de configurações, mais potência no flash e excelentes opções para fotos casuais. Ela só demora um pouquinho para capturar a imagem, comparadas com uma semiprofissional ou profissional.

Câmera Bridge ou SuperZoom

Camera Bridge ou SuperZoom

As câmeras bridge ou Câmeras Superzoom são aquelas que ficam entre as de bolso e as profissionais. Elas contam com mais configurações personalizadas do que as cameraphone e as de bolso, mas não troca de lente. Porém, a lente é versátil, permite um zoom bem aproximado sem perder tanto a qualidade.

Câmera DSLR

Camera DSLR

Câmera DSLR significa Digital Single Lens Reflex, que são câmeras totalmente manuais, perfeitas para fotógrafos profissionais que querem usar determinados recursos da câmera, que em conjunto, proporcionam um determinado resultado de foto (desfocadas, aceleradas, câmera lenta, entre outros efeitos). Com uma Câmera DSLR você consegue tirar várias fotos em menos tempo, elas são rápidas e essenciais para quem quer levar a sério a profissão.

Câmera Mirrorless

Camera Mirrorless

Elas são câmeras compactas, com uma alta qualidade e um tamanho pequeno. Essa tecnologia é consideravelmente nova, mas muitos fotógrafos utilizam e recomendam as Câmera Mirrorless. A única dificuldade é quem já está habituado a segurar câmeras mais encorpadas e robustas, mas, quem busca uma câmera compacta, pratica e com excelente qualidade, uma Câmera Mirrorless é a melhor opção.

Já escolhi. E agora?

Depois de escolher a sua câmera, é ideal prestar atenção em alguns acessórios e equipamentos fotográficos dela. Igual um carro, não basta ter o automóvel, é necessário averiguar a água, o óleo, prestar determinadas manutenções e revisões e é nisso que a eMania – Foto e Vídeo vai te ajudar, para você saber os próximos passos após escolher a sua câmera.

Não deixe para amanhã o backup que pode fazer hoje

Ninguém está imune de perder as fotos, ainda mais as digitais. Pode acontecer um pane no pc, perder o cartão de memória e em último e péssimo caso até mesmo a câmera, então faça um backup quando terminar de tirar as fotos, ou quando chegar em casa. Perder as fotos é um trabalho jogado fora e não tem volta! Você pode guarda-las em um HD externo ou na nuvem, através de sistemas de armazenamento de arquivos online, eles são excelentes para você acessar de qualquer lugar com computador e internet. Se possível, salve até em dois lugares. Nunca é exagero quando o assunto é armazenamento de fotos, porque elas amam se perder por aí.

Limpe, mas não estrague!

limpando camera e lente

A lente fotográfica sujou. E agora? O primeiro passo é não estragar tudo tentando limpar com panos ásperos, muito menos esponjas. O segundo passo é fazer uma limpeza prévia, removendo as sujeiras soltas, como partículas de poeira e resíduos sólidos visíveis. Para isso, use um pincel macio para não riscar a lente. Se possível, use também ar comprimido. O terceiro passo é usar uma flanela para passar na lente, mas limpe com ele seco e não use a força para não estragar o equipamento. Veja algumas Dicas em nosso Post: ” Como Cuidar de sua Câmera e faze-la durar mais?

Proteção: se for tirar foto, não se esqueça da cordinha.

pretecao camera

É bem isso. Muita gente se esquece da famosa “cordinha” no pescoço e acaba estragando o equipamento (na maioria dos casos é um prejuízo bem grande), portanto, imagine que ela é o sinto de segurança da sua câmera e não tire fotos sem ela.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de câmeras e já está atento às principais dicas, é só acompanhar o nosso site e ficar por dentro de muitas informações importantes sobre fotografia!

você pode gostar também
5 Comentários
  1. Os melhores cursos Diz

    Sou a Rafaela Barbosa, achei seu artigo excelente! Ele
    contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
    pelo trabalho incrível! Nota 10.

  2. […] Download Image More @ blog.emania.com.br […]

  3. […] Download Image More @ blog.emania.com.br […]

  4. […] Download Image More @ blog.emania.com.br […]

  5. […] Download Image More @ blog.emania.com.br […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.