Review da Canon 100-400mm F4.5-5.6 IS USM Mark II

0 646

O rei está morto, vida longa à Mark II. Depois de 15 longos anos, a Canon finalmente atualizou uma das mais vendidas telezooms de todos os tempos – a Lente Canon 100-400mm F4.5-5.6L IS USM. A versão Mark II tem as mesmas especificações, mas com funcionalidades melhoradas e um melhor desempenho em geral. Enquanto o novo modelo é melhor, com certeza, quando se compara lado a lado o Mark I e Mark II, torna-se rapidamente claro o por que demorou tanto tempo para Canon lançar a nova versão: a versão Mark I foi, e ainda é, uma lente decente. Ela sempre foi muito popular também, e conhecido pelo bom valor no mercado de usados, de modo Canon não tinha pressa para mudar uma fórmula vencedora.

A 100-400mm Mark II mantém a mesma distância focal e aberturas globais máximos de F4.5-5.6 como o modelo original. Ambas as lentes mudam até F5 em torno da marca de 125 milímetros, e a Mark I, também, vai para F5.6 a 250 milímetros, enquanto o Mark II detém uma distância um pouco mais longa, fazendo com que o troca final em pouco mais de 300 milímetros. Além de um pouco de peso extra, as dimensões físicas estão basicamente inalteradas, mas todo o resto é novo e atualizado. Há um design óptico totalmente novo de última tecnologia com mais elementos, um sistema de estabilização de imagem muito melhorado, uma distância mínima de foco que foi cortada ao meio e uma unidade de focagem automática mais rápida. Qualidade da construção melhorou um pouco, agora com um conjunto completo de proteção contra climas, e o controle de zoom push-pull (detestado por alguns) é trocado para uma anel de torção (twist-ring) mais convencional. Foi finalizada na mais recente L-cores da Canon, cinza claro, em oposição ao velho branco-creme.

Características principais

Melhorou design óptico com 21 elementos em 16 grupos (contra 17 em 14 para Mark I)

Estabilização de imagem atualizado com 4-stop de benefícios (comparada 2-stops)

Controle de zoom Twist-ring (vs. push-pull)

Moldura resistente às intempéries extensas (vs. parcialmente selada)

Unidade autofocos USM mais rápida

Focagem próxima de até 98 centímetros, ampliação 0.31x no comprimento focal max (vs. 180 centímetros, 0,2x)

Mesmo tamanho que Mark I, embora ligeiramente mais pesada com 1570g (vs. 1380g)

Canon oferece agora a mais ampla seleção de telezooms de qualquer marca, em uma variedade de preço. No setor de lente premium, há quatro zooms 70-200mm na L-série, com uma escolha de aberturas máximas de F2.8 ou F4, com e sem estabilização de imagem. A Lente Canon 70-200mm F2.8 L IS USM Mark II é também relevante, uma vez que funciona bem com extensores 1,4x ou 2x, como uma alternativa para algo mais longo.

A palavra final sobre a Lente Canon 100-400mm F4.5-5.6 IS USM Mark II

 Lente Canon 100-400mm F4.5-5.6 IS USM Mark II

Prós

Novo design óptico oferece alto desempenho

Nítida em todas as distâncias focais, em todas as aberturas, e em todos frames

Mais acentuada do que a versão Mark I, e a mais acentuada nesta classe de lentes

Excelente estabilização de imagem

Focagem muito perto, ampliação 0.31x na 400 milímetros, bate todos os rivais

AF rápido, positivo e preciso

Alto nível de construção resistente às intempéries

Fácil manuseio para a faixa de distância focal, agora com twist-ring zoom

Contras

Significativamente mais cara do que a versão Mark I (embora em linha com rivais)

A Canon  100-400mm F4.5-5.6L IS USM Mark II e realmente uma obra-prima e fica difícil em ver como, de forma realista, ela poderia ser melhorada de forma significativa – pelo menos não sem um grande aumento de tamanho, peso e custo. Tal como está, a Canon atingiu um equilíbrio de desempenho vs. apresentação vs preço muito bom, em um pacote extremamente utilizável. Ela está à venda já há alguns meses, e feedback em fóruns sugere que os usuários concordam que esta nova telezoom é realmente muito especial.

É um pouco mais caro do que o Mark I, mas da mesma maneira que em outras concorrentes. E isso significa que há algumas pechinchas para se conseguir na Mark I antes de ser finalmente extinta.

Comparação Mark 1 e Mark 2 - Lente Canon 100-400mm F4.5-5.6 IS USM Mark IIComparação Mark 1 e Mark 2

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.