[REVIEW] Rebatedor 5 em 1 de 110cm

0 380

Um acessório simples, barato e indispensável ao fotógrafo. Assim podemos resumir o rebatedor 5 em 1 de 110cm enviado pela eMania – Foto e Vídeo. Este rebatedor, como seu próprio nome diz, possui 5 funções: rebatedor dourado, rebatedor prateado, rebatedor branco, rebatedor preto e tela difusora. Há vários exemplos de uso e de como ficam os resultados ao usar um rebatedor deste tipo em uma matéria anterior aqui do DG mesmo, escrita pela Carla Pedraça.

Rebatedor 5 em 1
Da esquerda para a direita: rebatedores preto, branco, prateado, dourado e tela difusora

 

Este rebatedor 5 em 1 de 110cm vem embalado em uma cômoda bolsa redonda com apenas 40cm de diâmetro e é composto de uma parte externa destacável onde se encontram os 4 rebatedores (à primeira vista é preto de um lado e prateado do outro, virando ao avesso torna-se branco de um lado e dourado de outro) e uma armação circular que revela a tela difusora quando se destaca a parte externa com os rebatedores, onde há duas alças em direções opostas. Vou explicar brevemente as 5 funções nos parágrafos abaixo.

Rebatedor
Esta bolsa mede 40cm e é deste tamanho que o rebatedor fica quando está dobrado

 

Rebatedor dourado – Usado normalmente para dar tons quentes à cena, deixa a pele com um tom mais dourado. Com este rebatedor é possível, mesmo dentro de um estúdio fotográfico, simular artificialmente a luz que encontramos no pôr do sol.

Rebatedor prateado – Consegue realçar o contraste da cena fornecendo uma luz mais fria, se bem utilizado. Com ele é possível aumentar alguns reflexos e produzir tons em alto contraste que são especialmente úteis para fotografias em preto e branco.

Rebatedor branco – Parecido com o rebatedor prateado, porém não realça o contraste. Ele simplesmente reflete a luz de uma forma mais natural e branda, mantém um tom neutro de acordo com a fonte de luz usada.

Rebatedor preto – Possui uma função contrária aos outros rebatedores, ele é responsável por absorver luz. Pode ser usado para eliminar alguma fonte de luz desnecessária que esteja afetando a luminosidade onde está o motivo a ser fotografado.

Tela difusora – Diferente dos outros, este não é um rebatedor. O difusor tem como função principal expandir a luz dura, tornando-a mais suave e aumentando o raio de ação desta luz, desta forma é possível iluminar de um jeito mais uniforme o motivo a ser fotografado. É especialmente útil em fotos ao ar livre, fazendo com que a luz do sol forte torne-se uma suave luz natural iluminando o modelo sem sombras indesejáveis.

Rebatedor 5 em 1
Detalhe de uma das alças de mão do rebatedor

 

Rebatedores circulares normalmente são difíceis de serem fechados, é preciso praticar bastante até pegar a “manha” de fechá-los, principalmente os menores de 60 e 80cm. Porém, parece que quanto maiores os difusores, mais fáceis são de se fechar. O rebatedor 5 em 1 de 110cm da eMania – Foto e Vídeo é fácil de abrir, desdobrar, desmontar, montar novamente, dobrar e carregar. A eMania – Foto e Vídeo possui além dos rebatedores 5 em 1, os Rebatedores 2 em 1 e Rebatedores 7 em 1 em diferentes tamanhos e formatos. Ferramenta obrigatória para retratos em estúdio e ao ar livre.

 

Fonte: Fotografia – DG

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.