Saiba como interpretar os gráficos MTF

0 575

Os gráficos MTF são muito conhecidos para os fotógrafos profissionais e para os que estudam as técnicas e a arte fotográfica. Esses gráficos são utilizados para detalhar características de uma lente.
As características das lentes de DSLR (Digital Single-Lens Reflex) são muito importantes para a composição de uma fotografia de qualidade. Elas são, inclusive, mais importantes para esse resultado do que o próprio corpo da câmera fotográfica.
Por essa importância significativa, escolher uma lente para sua câmera pode ser uma tarefa difícil. Porém, os gráficos MTF podem ajudar os fotográficos a tomar uma decisão como essa.
Apesar de serem populares no meio fotográfico, não são muitas as pessoas que sabem ler e interpretar corretamente os gráficos MTF. Por isso, o Blog Emania vai explicar qual é a importância desses dados na hora de avaliar um equipamento fotográfico.

Gráficos MTF: o que são?

A sigla MTF quer dizer Modular Transfer Function. Em uma tradução livre, quer dizer Função de Transferência Modular. Nesse caso, a modulação é o processo de modificar um sinal, que na fotografia, é a luz. Em um equipamento ideal, uma lente fotográfica devia transmitir ao sensor da câmera 100% da luz que passa por ela, no entanto, essa condição quase nunca é atingida. Isso porque nenhuma lente é perfeita e, por isso, há perda de luz no caminho entre a lente e o sensor.
Dito isso, fica fácil explicar os gráficos MTF: eles são usados para descrever, através das imagens gráficas, como a luz é modulada pela lente escolhida. Eles mostram quanto, como e em que momento o sinal luminoso é afetado no caminho da lente até o sensor.
Em suma, os gráficos MTF são uma forma de medir a performance de uma lente de acordo com a forma como ela capta a luz e leva até o sensor de uma câmera DSLR.

Contraste

Antes de detalhar o funcionamento desses gráficos, é necessário saber como o fator de contraste de uma lente é calculado.
A medida usada para isso, ou seja, para avaliar contrastes, é o LP/mm, ou Linhas por Milímetros.

gráficos MTF
Como o gráfico mostra, um melhor contraste está presente quando há maios espaçamento entre as cores preta e branca. Isso acontece porque também há mais espaço para a transição das duas colorações. Quando as linhas e o espaçamento são menores, as cores não possuem essa transição, se misturando entre si.

A estrutura dos gráficos

gráficos MTF

Esse gráfico MTF é de uma lente Canon 100 mm f/2.8 Macro. Para lê-lo, leve em consideração que os números do eixo vertical correspondem à quantidade de luz que passa através da lente: 0.1 significa 10% e 1 representa 100%.
Para os profissionais, em uma lente boa, pelo menos 60% da luz passa por ela. Os equipamentos que registram mais de 80% são consideradas ótimas, quase perfeitas.
O comprimento focal da lente é representado pelos números do eixo horizontal: 20 quer dizer 20 mm de dentro para fora do equipamento. A curvatura das linhas que vão para o lado direito do gráfico representa a perda de nitidez em relação à proximidade da borda da lente.

Analisando as linhas

As linhas representadas nos gráficos MTF correspondem à medição da lente em circunstâncias diferentes de iluminação. As linhas mais grossas, por exemplo, mostram o desempenho da lente em 10 linhas por milímetro. Elas medem o contraste.
Já as linhas finas mostram a performance da lente com 30 linhas por milímetro, representando a nitidez e a resolução da imagem que ela vai registrar.
As linhas azuis, por sua vez, são os testes com o diafragma aberto ao máximo. As pretas correspondem aos testes com a lente em f/8. Os gráficos MTF ainda mostram linhas sólidas que são as medidas da área de foto, e as linhas pontilhadas, que medem a área fora de foco. Essas duas últimas medições, por exemplo, podem mostrar a qualidade que a lente vai reproduzir o efeito bokeh.

gráficos MTF

Na teoria…

Depois de entender melhor os gráficos MTF, é preciso conhecer as regras na hora de analisá-los:

  1. Quanto mais próximas estiverem as linhas azuis e pretas, maior será o desempenho da lente quando estiver totalmente aberta.
  2. Quanto mais próximas estiverem as linhas sólidas e as linhas pontilhadas, melhor será o bokeh da lente.
  3. Quanto mais alta estiver a linha grossa (10 LP/mm), mais alta é a capacidade da lente de reproduzir contraste.
  4. Quanto mais alta estiver a linha fina (30 LP/mm), mais nítida é a imagem fotografada com a lente.

Na prática…

Para entender melhor a leitura dos gráficos MTF, nada como comparar as informações de duas lentes para analisar as respectivas resoluções e contrastes. Nesse caso, vamos comprar uma lente 135 mm f/2.0 na esquerda e uma 18-55mm f/3.5 em 18 mm na direita, sendo as duas da marca Canon.

gráficos MTF
As linhas da 135 mm são parecidas, o que significa que a lente é bastante consistente na passagem de luz em circunstâncias diversas de iluminação. Isso é representado pelas linhas em pontos altos no eixo vertical, que significa que a lente faz com que a imagem tenha bons contrastes e nitidez.
No caso da 18 mm, que possui zoom, ela perde luz e qualidade por ser um equipamento de funcionamento mais complexo. Essa circunstância pode ser observada no gráfico MTF com as linhas mais baixas do que a primeira lente analisada.

Os gráficos MTF são confiáveis?

Apesar de mostrar ao fotógrafo informações citadas anteriormente sobre lentes, os gráficos não dizem tudo sobre o equipamento. Elementos como vinheta, distorção e resistência ao flare, por exemplo, não podem ser mostrados pelos gráficos.
Eles podem ser utilizados com confiança na hora de comparar contraste e nitidez das lentes na hora de escolher uma para comprar, por exemplo. Pode haver uma dificuldade nesse momento porque alguns fabricantes não disponibilizam os MTF.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.