Saiba como realçar cores da sua fotografia

0 1.229

Fazer uma fotografia em um ambiente com várias cores pode gerar resultados incríveis e, geralmente, não é uma tarefa difícil de ser feita. No entanto, quando a intenção é realçar essas cores, o desafio pode aumentar.
Felizmente, há truques de edição e ajustes na câmera fotográfica que podem fazer as cores saltarem e valorizar a foto como um todo. Quer saber quais são eles? O Blog eMania te mostra:

Cores não conflitantes

Para realçar cores é preciso, não só fotografar algo colorido, como escolher que tons entrar na mira da lente para que eles não sejam conflitantes. Quando as cores conflitem entre isso, o olho humano faz uma compensação, mas as câmeras digitais não conseguem fazer essa distinção e o resultado acaba sendo imagens com cores distorcidas.
Ter muitas cores fortes em uma imagem, principalmente quando elas são destoantes umas das outras, também pode fazer com que o apreciador da foto não consiga focar o olhar em apenas uma parte da imagem, o que desvaloriza a fotografia.
Apesar de parecer limitante, isso não quer dizer que um fotógrafo não possa fazer a imagem de algo muito colorido. Quer dizer apenas que se deve tomar cuidado com o conflito de tonalidades: ele pode escolher uma cena com até dois tons dominantes e outras mais amenas para realçar cores.

 realçar cores na fotografia

Fazendo o balanço de branco

Antes de fazer uma fotografia cuja intenção é realçar cores do ambiente, é importante ajustar o balanço de branco da câmera. Desse modo, o sensor do aparelho vai ter um referencial e vai conseguir calibrar os tons de forma mais eficiente. Só assim as cores ficarão mais reais.
Vale lembrar que, se a intenção não é deixar as cores como a realidade, esse processo não vale. Nade impede você de distorcer as cores da foto de acordo com uma proposta artística, ou até mesmo com seu gosto pessoa.
Mesmo assim, é importante ter em mente como balancear o branco, caso você precisa para algum trabalho profissional.
As câmeras fotográficas também permitem que você mude as opções de configuração de intensidade de cor. Essas opções podem realçar cores e deixar os tons mais intensos.

Iluminação

Para deixar as cores da sua imagem mais vibrantes, uma dica é utilizar a iluminação suficiente e adequada para o ambiente a ser retratado. Nesse caso, a câmera funciona como o olho humano: quanto mais luz tiver no local, mais ela consegue enxergar e capturar as cores.
Com a iluminação correta para fotografia, a câmera não consegue apenas registrar as tonalidades de forma mais realista, como consegue dar mais brilho e contraste à imagem. É só pegar um dia nublado como exemplo: a falta de luz faz com que os objetos percam o brilho.
Sendo assim, quando você for fotografar algo com a intenção de realçar as cores, invista na iluminação. Veja se a iluminação presente é suficiente e se ela vai contribuir para o resultado desejado. Vale lembrar-se da temperatura da cor, já que ela influencia no brilho dos elementos da foto. Geralmente, luzes e cores quentes deixam as cores mais fortes.

Filtros coloridos

Os filtros profissionais coloridos , usados no flash da câmera, ou na lente fotográfica, servem para realçar as cores de forma extrema e não realista. Esses filtros são placas de acrílico colorido que, posicionados de forma correta, deixam a imagem da cor deles.
Ele funciona dessa maneira: com o filtro no flash, o efeito de cor é atenuado, já que só o que for iluminado pelo disparo será colorido. Se o filtro for colocado na lente, toda a imagem vai ficar com a cor escolhida.
Nesse caso, cores fortes, opacas, destoantes não vão fazer diferença, já que o filtro não depende das tonalidades do ambiente para funcionar.
Os filtros coloridos possibilitam ao fotógrafo abusar da imaginação e criatividade, já que deixa a imagem artificial e faz com que os apreciadores da imagem vejam o mundo de uma maneira diferente.

 realçar cores na fotografia

Prepare o ambiente

Nada melhor que valorizar as cores de uma imagem do que preparar uma atmosfera que as valorize. As cores usadas em um ambiente que servirá de cena para uma fotografia pode passar algumas mensagens. Cores fortes como o vermelho, por exemplo, dão uma sensação de drama, enquanto que tons pasteis sugerem a calma.
Pense sempre na mensagem que você quer passar com a sua arte e, assim, você pode escolher as cores que transmitem isso. Além dos tons de cor, a iluminação e o foco também são importantes e essenciais.
Para dar a ideia de amplitude, use uma amplitude de campo grande. Fotografe parques, campos, ruas abertas… Se o desejo e mostrar uma cena introspectiva, use o foco com profundidade de campo pequena. Atrele essas ideias de profundidade de campo às cores utilizadas.

Edição final

Os softwares de edição são ótimos para realçar cores, principalmente o Photoshop. A diferença entre uma simples e imagem e uma deslumbrante pode estar em apenas alguns pequenos ajustes no balanço de cores.
Por ser um ajuste mais pessoal, não existem muitas regras. Algumas pessoas gostam de fotografias com cores fortes e contrastes marcados, outras preferem tons mais suaves, sem muitas sombras. Independente do gosto, a ferramenta de edição é a mesma.
Use as cores seletivas (Selective Colors) para equilibrar todos os canais de tons primários da sua imagem separadamente. Depois, configure os níveis (Levels) e curvas (Curves) para um ajuste fino do brilho e do contraste. Teste e faça diferentes versões de ajustes para saber qual você prefere, sejam eles cores distorcidas, ou não.
Para finalizar, obter cores vibrantes em uma foto, então, depende da seleção do que será fotografado, do ambiente que servirá de fundo, dos ajustes da câmera, da iluminação, das edições finais e, do principal: a imaginação do fotógrafo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.