Seis dicas para fotografar pessoas quando estiver viajando

0 331

Fotografar pessoas que você não conhece pode ser uma experiência difícil. Você pode ficar desconfortável ao abordar alguém e pedir a permissão para uma fotografia, mas se você conseguir ultrapassar o medo, você pode ser recompensado com algumas fotografias incríveis da sua viagem.

1. Peça permissão sempre que possível

Esse passo pode ser o mais difícil no processo, já que abordar pessoas completamente desconhecidas nem sempre é fácil de ser feito. Por outro lado, se você tentar fazer uma imagem de alguém escondido, você pode irritar a pessoa, sem contar que pode perder o melhor ângulo, ou iluminação. Se você ainda se sente tímido em abordar estranhos na rua, verifique algumas maneiras sutis de se fazer isso:
• Apenas sorrir e apontar à câmera digital geralmente basta – mesmo se a pessoa que você quer fotografar não fala a sua língua.
• O momento em que você está comprando algo da pessoa que você quer fotografar é a melhor hora para registrá-la, já que vendedores costumam ser simpáticos com o comprador.
• Se você tiver a oportunidade, converse com a pessoa antes. Pergunte sobre a cidade natal do modelo da foto e também fale sobre você. É incrível como as pessoas ficam mais receptivas com isso.
• Um guia, ou um tradutor pode ser muito útil na hora de perguntar se é possível fazer a foto de alguém de um país estrangeiro.
• Se você quiser fotografar crianças, é necessário pedir permissão dos pais.
• Em destinos populares entre os turistas, é comum ter de pagar para fazer foto de alguém. Se você vai pagar, ou não, a decisão é sua, mas nunca tente “roubar” uma imagem de alguém.
• Não se ofenda se alguém recusar. Você terá várias outras oportunidades com outras pessoas que não se importarão com a sua câmera fotográfica.

fotografar pessoas
Foto: Nikita Tsarenko

2. Esteja preparado

Você sendo do tipo tímido, ou não, estar pronto antes de abordar alguém para fotografá-lo pode ser uma boa coisa. Pense na lente que você vai usar, em como você vai ajustar o ISO, se você vai precisar de flash e se a capinha da lente da câmera já foi retirada. Essas preparações são importantes principalmente se você for fotografar pessoas que estão com pressa. Um vendedor de feira, por exemplo, não terá muito tempo para esperar você preparar o seu equipamento.

3. Retratos pessoais, ou retratos ambientais?

Não há uma resposta certa para essa pergunta. Vai depender do seu estilo e preferência. Um retrato pessoal, comum, vai isolar o tema principal da sua fotografia e capturar detalhes do rosto do modelo. É claro que você pode preencher a “moldura” com os elementos que você quiser, como o corpo e as roupas da pessoa.
Já no caso do retrato ambiental, você deverá adicionar um contexto e mostrar o ambiente em que o modelo está inserido para que quem for ver a sua imagem conheça mais sobre o cotidiano e o “habitat” do fotografado. Naturalmente, para esse tipo de fotografia, você vai precisar de uma lente mais ampla. O recomendado é a de 24 mm a 35 mm. Dessa maneira você pode se aproximar o sujeito da foto e ainda assim capturar o que está em volta dele.

fotografar pessoas

4. Não tenha medo de dirigir o modelo

Depois de ter conseguido a permissão de alguém para fotografá-lo, não tenha medo de dirigi-lo para onde e como você quer que ele fique. Muitas pessoas ficam desconfortáveis ao posar para uma fotografia e é por isso que o fotógrafo deve dirigir a sessão e fazer o modelo ficar confortável.

5. Fique atento a dias nublados

Dias nublados e chuvosos costumam ser o inimigo principal dos viajantes, mas na verdade eles dão a melhor condição para fotografar pessoas. A iluminação suave e natural vai fazer com que seu modelo não seja atingido por sombras duras no rosto. Então, a próxima vez que você acordar com um dia nublado durante sua viagem, saia para fotografar pessoas na rua.

6. Pratique

Uma das grandes vantagens de fotografar pessoas é que você pode praticar com facilidade e em qualquer lugar. Onde você for, você pode procurar pessoas interessantes para fotografar. Se você precisa aprimorar seu conhecimento técnico de fotografia, chame amigos e família para serem seus modelos até você pegar o jeito.
A gama focal ideal para retratos é 80 mm – 100 mm, mas isso não quer dizer que você não pode fazer retratos com outras lentes.

Se você usar uma abertura maior, como de f/2 a f/5.6, você pode borrar só o fundo e focar no modelo principal. Lembre-se de que para uma foto do ambiente, será necessária uma lente com um ângulo maior (24 mm – 35 mm).

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.