Stedycam – O uso correto

0 438

 

Stedycam - uso corretoNos dias de hoje, a Stedycam é utilizada como um dos equipamentos primordiais pra qualquer produção cinematográfica, afinal ela é utilizada para a estabilização das cenas, porém muitas pessoas ainda se confundem de como é o uso correto e o seu manuseio no meio. Primordialmente, para um uso correto de uma Stedycam, é necessário que o operador mude o seu comportamento ao andar ou correr. Ao estar operando um equipamento como esse, você necessita ser suave, para que as imperfeições e impactos causados pelo seu andar não causem tremores em sua filmagem. Uma caminhada suave utilizando a ponta dos pés e aliviando o impacto com o calcanhar, faz com que esse movimento seja bem feito.

Como todos nós sabemos a Pan é um dos movimentos primordiais em qualquer gravação, criado lá em 1897 por Griffith, é de suma importância atualmente para qualquer captação de imagem. Para efetuar esse movimento utilizando uma Stedycam, primeiramente com a mão em que está livre, ou seja a oposta a que está segurando o manche, com apenas 3 dedos sob o eixo central o operador deverá rotacionar para esquerda ou direita de acordo com o movimento que deseja fazer.

The_Shining_StedycamUm outro quesito que faz com que o resultado não seja tão agradável, na maioria das vezes deve-se a uma mal calibragem da sua Stedycam… Tente equilibrar da melhor forma possível, primeiramente  encontrando o centro gravitacional da câmera com o seu estabilizador
Uma outra funcionalidade para a melhor estabilização e calibragem é regular o tamanho do comprimento do pêndulo que algumas stedycam’s possuem. Portanto lembre-se para se tornar um operador profissional de stedycam, primeiro e necessário treino, para cada vez mais efetuar movimentos precisos, e segundo um certo preparo físico pois a stedycam pode chegar a ate 15 kg, dependendo da câmera utilizada. Lembre-se um cinegrafista completo é um profissional completo, e poderá ser utilizado pelo seu diretor, como um coringa, para todas as horas…

Confira nosso vídeo imperdível sobre como Usar e Regular uma Steadycam:

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.