A tecnologia que está mudando a fotografia

0 1.616

Há dez anos, câmeras digitais fracas e sem muito recursos eram usadas para que fotógrafos amadores fizessem algumas poucas fotografias na esperança de que algo decente saísse para você admirar posteriormente através da tela do computador.

As fotos ficavam presas no equipamento, o filme era substituído por um cartão de memória que era inútil até que fosse conectado ao computador.

Mas nos anos recentes, essas câmeras fotográficas digitais se tornaram maravilhas tecnológicas, e abriram novos caminhos no mundo da fotografia, através de compartilhamentos e aumento no rendimento do trabalho do fotógrafo profissional.

As novas tecnologias de WiFi, NFC e chips Bluetooth dentro desses equipamentos fotográficos, mesmo dos mais medianos, proporcionaram novas ações o fotógrafo, como assistir a uma filmagem ao vivo de uma câmera de ação, ou controlar o disparador de uma câmera por um smartphone. Câmeras conectadas expandiram os horizontes da fotografia.

Transferências rápidas de fotos

Compartilhar as suas fotografias costumava ser um processo penoso. Depois de um dia de sessão de fotos, você iria para casa, conectaria sua câmera ao seu computador, e esperaria a transferência ser completada. Só então você poderia enviar os arquivos por e-mail aos seus amigos e familiares, ou postaria em alguma rede social primitiva.

Câmera conectadas acabaram com tudo isso. Equipamentos fotográficos WiFi possuem acesso à internet, permitindo que você transfira suas fotos diretamente a um smartphone, ou computador, sem que você precise ir para casa.

A Câmera Canon 750D é uma dessas câmeras, que permite o upload automático de arquivos em redes sociais através do acesso à internet WiFi. Ela também tem o poder de transferir as fotos a um smartphone apenas pela aproximação dos dois equipamentos através dos chips de comunicação NFC.

tecnologia

Modo de disparo automático remoto

A maioria das câmeras fotográficas conectadas – incluindo a Câmera Nikon D5500 DSLR – permite que os fotógrafos usem seus smartphones como um disparador remoto do equipamento através da conexão WiFi.

Ter essa facilidade é útil por diversos motivos. O mais óbvio – e o mais popular – são as selfies. Ajuste sua DSLR, faça uma pose e acione o seu smartphone para que a câmera registre o seu rosto com toda a qualidade que uma DSLR permite.

A função também é útil para fotografia de longa exposição. Com ela, você pode registrar cenários noturnos maravilhosos, ou cenas de água em movimento. Essas duas situações necessitam de um disparador remoto para não desfocar a imagem. E por que não usar o seu telefone para isso?

tecnologia

Ver uma ação ao vivo

Câmeras de ação, muito apreciadas por praticantes de esportes porque mostram a ação praticamente como é, se tornaram muito atrativas desde que a conectividade foi incorporada no pacote. Essa conectividade permite que os usuário da internet vejam o que está sendo filmado pela câmera em tempo real.

A GoPro fez uma parceria com o app Periscope e, dessa maneira, os usuários dos dois “canais” podem compartilhar as transmissões ao vivo com todo o mundo.

tecnologia

Câmeras de segurança

Longe do alvoroço e glamour da internet WiFi, 4G e esportes radicais ao vivo, câmeras conectadas também podem te manter seguro: câmeras de segurança inteligentes já estão fazendo sucesso no mercado no últimos anos e, com isso, elas estão se tornando mais baratas e mais acessíveis.
Elas permitem que você consiga observar o que está sendo filmado através do seu smartphone, de onde estiver, por exemplo. Além disso, elas podem enviar alertas caso aconteça algo de errado no local que está sendo registrado.

Melhorias em smartphones

Enquanto os smartphones não tem o poder e a qualidade de uma câmera digital, esses telefones são as ferramentas de fotografia mais utilizadas nos dias de hoje: foque, dispare e você consegue compartilhar suas fotos no Instagram, Facebook, ou Twitter em segundos apenas.

Com a conectividade entra celulares e câmeras, as fotos divulgadas nas redes sociais podem ter a qualidade da DSLR – afinal, elas foram feitas por uma DSLR.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.