Como Tirar Boas Fotos de Comida?

0 328

Você não precisa ser um chefe de cozinha profissional para querer compartilhar boas fotos de comida. Com o crescimento das redes sociais cada vez mais rápido e popularizado, qualquer pessoa pode usar destes canais para partilhar suas receitas e pratos fantásticos criados no dia a dia.

No entanto, existem fotógrafos de comida, isso mesmo, aqueles que transformam o seus alimentos em foco para excelentes fotografias e colecionam milhares de seguidores e fãs no Instagram e Facebook, por exemplo, ou ainda milhões de leitores “famintos” em seu blog, loucos para conhecer a próxima receita.

Porém, se você acha que ter uma receita secreta e iguarias saborosas já é o suficiente para ter lindas fotos de comida, está totalmente enganado. Abaixo, estão 10 dicas para melhorar suas próximas imagens de alimentos e tornar seu quadros um sucesso!

1. Use o equipamento certo
equipamentos para Fotos de Comida

É um mito que você precisa de uma super câmera para tirar fotos de comida agradáveis. Uma Câmera DSLR é bastante razoável ​​para tirar excelentes fotografias para um blog ou qualquer página na internet, a qualidade da imagem será mais do que suficiente.

É claro que sempre vale a pena investir em uma lente profissional para alavancar os seus resultados, mas o importante é fazer uso da tecnologia que você já tem, além de ser mais barato, também trará retratos incríveis de seu “rango”.

2. Tente não usar o flash
flash fotos de comida fotografo de comida

Os flashes da câmera não são recomendados para os fotógrafos de alimentos, a luz dissipada por este acessório irá iluminar seu prato e eliminar quaisquer sombras naturais que estavam presentes. A menos que você tenha acesso a equipamentos de iluminação de estúdio profissional, a sua melhor aposta é a de dispensar o flash durante as suas fotos de comida.

Evidentemente, um ambiente muito escuro pode remover todo o glamour da sua especialidade culinária, então neste caso pode ser necessário o uso do flash, ou quem sabe uma luminária simples pode obter o mesmo efeito e ainda manter a naturalidade do seu prato.

3. Sempre carregue um tripé
tripe fotos de comida

A iluminação não é o único ponto para uma boa foto de comida, não há nada pior do que você passar horas na composição da melhor fotografia e quando chegar na hora de conferir o resultado, perceber que a vibração da câmara detonou a sua imagem e a transformou em algo sombrio e obscuro.

Se você estiver usando uma Câmera DSLR, você poderia remover este risco por completo e evitar que seu esforço seja jogado por água abaixo com a ajuda de um tripé. Fique calmo, pois não precisa carregar um tripé gigantesco por ai, hoje existem tripés móveis, portáteis e que cabem em uma bolsa pequena, o que deve evitar o trabalho de carregar um grande equipamento, porém ainda manter a qualidade de suas fotos de comida.

4. Escolha adereços cuidadosamente
aderecos fotos de comida

O prato a ser fotografado, sem dúvida, é o personagem principal de sua foto. Todavia, escolher adereços e acessórios atraentes para complementar a sua imagem será um jogada de mestre.

Talvez os espectadores não consigam reconhecê-los de imediato, mas escolher a toalha de mesa , prato e talheres, contribui sutilmente para o humor e o sucesso de sua fotografia.

5. Encontre o melhor ângulo
melhor angulo para fotos de comida

Cada receita possui uma identidade gráfica única, algumas delas podem apresentar um resultado incrível se forem tiradas de um ângulo superior, outras, no entanto, precisam ser filmadas a partir de um ângulo inferior.

Você precisa tentar obter a composição perfeita para a suas fotos de comida e fazer isso com antecedência para se concentrar quando chegar a hora de fotografar. Procure descobrir qual o melhor ponto de vista para retratar a sua comida, alguns testes e fotos extras podem ser importantes para obter a melhor foto.

6. Confie em seus instintos

Em algum momento as suas fotos de comida podem parecer difíceis de encontrar o melhor quadro. Algumas vezes pode ser necessário recomeçar a composição a partir do zero para ter um novo ponto de vista da cena, ou corrigir alguns problemas de sua foto. Não tenha medo de tentar o novo e usar de sua criatividade!

7. Não demore muito tempo

Você sabe qual o motivo de um prato ser preparado pouco antes de ser levado à mesa? Simples, os chefes sabem de algo que você como fotógrafo também deveria saber. Com o passar do tempo o alimento vai perdendo o seu caráter apetitoso e pode não ser tão fotogênico assim.

Não deixe um mesmo alimento exposto por muito tempo em busca da melhor imagem, aproveite cada segundo para tirar inúmeras fotos e escolher, posteriormente e com calma, a melhor fotografia do prato. Esta exposição pode secar as verduras, tornar as carnes gordurosas e assim por diante. Algo que você não vai querer retratar em suas fotos!

8. Acidentes acontecem e são ótimos
migalhas em fotos de comida

Se você está fotografando um biscoito e algumas migalhas caírem sobre o tampo da mesa, pode valer a pena deixá-los lá. Um pouco de bagunça acrescenta charme e pode fazer uma receita mais acessível para o observador. Às vezes uma perfeição rígida faz com que a perspectiva de recriar este prato possa parecer complicado demais para que seus fãs resolvam tentar por conta própria. Além disso, cozinhas impecáveis e sem imprevistos só acontecem na televisão e catálogos de móveis, na vida real estamos acostumados com a desordem.

9. Dê vida à cena
fotos de comida natural

Tirar fotos de comida pode parecer um pouco monótono e sem vida, especialmente, porque o personagem principal permanece imóvel do jeito que o deixou. Desta maneira, improvisar algumas técnicas para dar mais vida e naturalidade à cena pode ser uma grande ideia. Jogue alguns respingos de água sobre os alimentos ou objetos da imagem, alterne os ângulos para dar a sensação de movimento, etc. Quanto mais natural parecerem suas fotos de comida mais pessoas irão querer reproduzir o feito em suas casas.

10. Esteja preparado
fotografo de comida

Por mais estranho que possa parecer, ter seus equipamento a mão onde quer que vá pode ajudar a obter fotos de comida incríveis durante o seu dia. A verdade é que você nunca sabe quando e onde irá surgir a melhor foto e quando falamos de alimentos é necessário manter toda a naturalidade da imagem possível.

Em algumas situações retratar circunstâncias do cotidiano, com alimentos simples, por exemplo, podem atrair a atenção de seus espectadores e dar um ótimo resultado em suas fotografias. A regra é se manter preparado para capturar a melhor imagem sempre que for necessário.

E você, conhece alguma técnica extra para tirar boas fotos de comida ou adorou nossas dicas? Então, mencione sua experiência no campo de comentários abaixo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.