Home»Dicas de Fotografia»Passos para se decidir tornar um fotógrafo profissional

Passos para se decidir tornar um fotógrafo profissional

3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Uma coisa é fato, todos nós temos sonhos e ambições, certo? Mas, a tradicional matemática dos 5 dias não legais contra dois dias legais durante uma semana em seu atual emprego lhe parece ser o suficiente para os seus próximos 40 anos? Se você ama fotografia e almeja se tonar um fotógrafo profissional, mas não possuem coragem para isso, fique tranquilo, pois iremos te ajudar!

Ter a ousadia de viver um sonho nos dias de hoje, para muitas pessoas é algo praticamente impossível, mas, se você acredita que um bom profissional é aquele que faz aquilo que gosta, então, saia desse padrão e aprenda a seguir o seu coração, pois a fotografia é isso, além de muita técnica fotográfica, estudo e aprendizado, amar o que se faz é algo essencial!

Por isso, se você estiver insatisfeito e inquieto com o seu atual emprego, não se preocupe, pois, muitas coisas bacanas já foram realizadas por pessoas que se sentiam assim e se o seu sonho realmente for se tornar um fotógrafo profissional, saiba que está no caminho certo.

Saiba como ter coragem para se tornar um fotógrafo profissional

No intuito de auxiliar algumas pessoas que amam fotografia, amam fotografar e possuem como um grande sonho se tornar um fotógrafo profissional, mas, que não sabem ao certo como fazerem isso, é que resolvemos disponibilizar algumas dicas, confira logo abaixo, certamente elas poderão lhe ajudar a decidir o que você realmente deseja para si:

Descubra quem você é, pois, a resposta para onde deve ir, está lá:

O seu atual trabalho lhe agride de alguma maneira? O seu mau humor é constante ou você está ficando muito tempo triste? O que existe de bom e que você não tem feito?

Passos para se decidir tornar um fotógrafo profissional

Sem dúvida alguma, a existência da certeza que a fotografia faz parte de você já é um caminho para ser explorado.

-Saiba ser assertivo, utilize o dinheiro recebido em seu atual emprego para se preparar para o próximo:

Estude, realize cursos, aprenda técnicas, conheça fotógrafos que você realmente admira o trabalho e construas referencias poderosas. Os Workshops são fantásticos para isso e os cursos online também.

Caso você possua tempo e possa investir um pouco mais, com certeza uma faculdade de fotografia já será uma boa base para seu futuro.

Incialmente, fique atento ao seu orçamento:

Se no início você ainda não puder ir de DSLR, vá de compacta. Você poderá encontrar uma Câmera Canon G12 usada por um preço bem acessível e isso irá lhe ajudar a formar o seu primeiro portfólio.

Depois de se estabilizar um pouco mais, aí sim você poderá investir em equipamentos fotográficos melhores e com novas tecnologias, pois para aqueles que estão começando no ramo da fotografia, certamente conseguir economizar um pouco já ajuda e muito.

Tenha sempre um plano financeiro:

Para se tornar um fotógrafo profissional, é muito importante que você saiba utilizar de conhecimentos e recursos para analisar como será a sua fuga do atual emprego, para de fato começar a fazer aquilo que realmente ama, fotografar.

Caso você não esteja trabalhando no momento, avalie o recurso que possui guardado para ter plena certeza dos investimentos que terá que fazer, bem como por quanto tempo o mesmo poderá lhe auxiliar até que você realmente consiga receber pelos seus novos trabalhos.

Passos para se decidir tornar um fotógrafo profissional

Tenha sempre em mente que é até você conseguir se especializar, realizar ao menos alguns cursos e de fato começar a fotografar para poder rentabilizar, será um processo um pouco mais demorado como a grande maioria, mas, isso não é motivo para desistir e sim, para aproveitar para se aperfeiçoar e se especializar na área.

-Esse mercado é gigante e tem lugar para você

Incialmente tenha sempre em mente que vivemos em uma sociedade na qual a imagem possui poder, por isso, mesmo sendo um mercado concorrido, isso não significa que não tenha espaço nele para você.

Se você realmente se dedicar naquilo que gosta, se especializar e ser um bom profissional, certamente os seus resultados serão mais do que satisfatórios, mas, vale ressaltar que o sucesso não surge da noite para o dia e sim de todo o seu esforço e sua trajetória nessa experiência profissional.

Por isso, por mais difícil que pareça ser um caminho, tenha a consciência de que será necessário passar por ele para poder colher os frutos almejados, pois no mercado da fotografia há lugar para todos, desde que você seja bom naquilo que faz.

Sempre tenha parceiros:

Faça boas parcerias, cole um fotógrafo que esteja disposto a te adotar para que você possa aprender na prática o que realmente deve ser feito. Seja amigo de uma gráfica de álbuns, saiba convencer o dono de uma casa de festas que você é capaz de fazer um material muito bom quando acontecer algum evento.

Passos para se decidir tornar um fotógrafo profissional

Lembre-se que aquele amigo que é vendedor pode ser capaz de te dar algumas dicas valiosas e de graça, mas, tenha sempre em mente que o parceiro mais importante é esse: se você possuir um companheiro/companheira, saiba que essa pessoa estará sempre com você em suas escolhas e cuide para não perder isso.

Tenha sempre autoconfiança, pois isso, ninguém poderá tirar de você (mas, saiba utilizar ela do modo correto)

Nenhum texto, nenhuma música ou poeta irão te dar algo que você já possui. Saiba que você precisa ter acesso a esse tipo de sensação, tendo plena certeza de que a confiança em si mesmo, traz a inspiração que não pode ser doada por alguém.

Porém, a escolha de acreditar é apenas sua, por isso, não perca tempo com a dúvida para se tornar um fotógrafo profissional.

Agora, após conferir algumas dicas de como criar coragem para se tornar um fotógrafo profissional, que tal começar a colocar tudo em prática fazendo aquilo que você realmente ama? Então, não perca mais tempo e mãos a obra, pois você terá muito trabalho pela frente.

Gostou de nosso artigo? Então, comente logo abaixo e confira agora mesmo: Fazer faculdade, curso ou aprender sozinho para se tornar um fotógrafo? 

 

 

Comentários

comentários

Post anterior

Aprenda tudo sobre o Triângulo da Exposição

Próximo post

6 DICAS PARA GRAVAR VÍDEOS PARA O YOUTUBE COM O SEU CELULAR