Conheça os truques para evitar imagens borradas usados pelos melhores fotógrafos !

0 757

Imagens borradas ou desfocadas é de longe, o principal problema para qualquer fotógrafo, amador ou profissional. Como elas podem estragar uma imagem sensacional em poucos minutos, você precisa tomar cuidado para evitá-las em suas fotos a qualquer custo.

Manter suas imagens nítidas, combater a trepidação da câmera fotográfica digital, evitar os temidos borrões ou desfoque pode ser um desafio gigantesco, especialmente, para a fotografia manual sem o uso de tripé. Por esse motivo, neste artigo, você vai conferir alguns conselhos para manter as suas fotos estáveis e perfeitas.

Situações que podem resultar em imagens borradas
motivos imagens borradas

Na verdade, há uma série de razões para que suas fotos fiquem borradas ou desfocadas, conhecer cada uma delas é fundamental para saber como prevenir ou remediá-las. Veja abaixo as principais situações que podem resultar em imagens borradas:

  1. Erro do fotógrafo ao segurar a câmera, causando trepidação do equipamento fotográfico;
  2. Fotografar objetos ou pessoas em movimento rápido, o que resulta em imagens borradas;
  3. Vibração do espelho da câmera.

A fim de evitar os principais problemas com a estabilização e nitidez de suas fotos, vamos conhecer cada uma das causas e soluções a fundo a seguir.

1.   Vibração da câmera
camera imagens borradas

Na fotografia manual, qualquer movimento pode ser capturado pelo sensor e causar imagens borradas e desfocadas. Para contornar este problema você deve segurar a câmera corretamente, de maneira firme para reduzir a possibilidade de distorções em suas imagens. Da mesma forma, também é possível utilizar alguns equipamentos para estabilização da câmera, como um tripé ou monopé, eles atuam de forma mais eficaz para prevenir imagens borradas.

Outro ponto de apoio é utilizar do recurso de Estabilização de imagem de sua própria câmera, ele possibilita fotografar em velocidades de obturador mais rápidas, o que impede qualquer tipo de problemas com a sua imagem.

O movimento do corpo durante a respiração (inalar ou exalar) ao pressionar o botão disparador também pode causar a vibração da câmera, em razão disso, você precisa considerar a sua respiração durante os tiros.

2.   Imagens borradas
assunto imagens borradas

Este problema é mais evidente em fotografia de alta velocidade, em que o objeto ou pessoa movimenta-se de maneira muito rápida e o sensor da câmera captura os chamados borrões de movimento.

Aumentar a velocidade do obturador ou as suas configurações ISO ajuda a evitar isso. Tomando qualquer uma dessas ações você irá eliminar a distorção da imagem e tornar as suas fotos mais nítidas e deslumbrantes.

3.   Vibração do espelho da câmera
vibração imagens borradas

Na maioria das vezes, isso ocorre ao fotografar em baixa em velocidade com uma lente teleobjetiva. Nestes casos, você pode reverter os efeitos de vibração do espelho da câmera utilizando a Função de Bloqueio, disponível na maioria das Câmeras DSLR.

Dicas de como segurar a câmera
dicas segurar camera

Se o seu maior desejo é conseguir imagens nítidas, a maneira como você segura a sua câmera é indispensável para alcançar esse objetivo. A forma padrão para fazê-lo é apoiar o seu equipamento em três pontos de estabilidade, para isso, o fotógrafo deve utilizar as duas mãos proporcionando mais firmeza e colocar o rosto contra o visor ocular da câmera.

Abra seus braços gentilmente para os lados, atraía-os para o seu peito. Em seguida, coloque o rosto levemente contra a câmera, enquanto olha através do visor, mantenha o queixo elevado e relaxado quando pressionar o obturador.

Segurando a câmera em pé
segurar câmera em pé

Quando você for fotografar em pé, também precisa tomar cuidado com a forma de segurar a câmera. Para fornecer mais estabilidade nessa posição e evitar imagens borradas, mantenha a parte inferior de seu corpo posicionada de maneira firme durante a sessão de fotos.

Veja qual o melhor ângulo em relação ao que pretende capturar em sua foto, em seguida, fique em pé com os braços para os lados.

Velocidade do obturador
velocidade obturador imagens borradas

Como já vimos, a velocidade do obturar auxilia no combate e prevenção de imagens borradas e desfocadas. Na fotografia manual usando o formato de 35mm, a regra é ter uma velocidade igual ou superior a distância focal de sua lente. Mas, quando o sensor da câmera não for Full-Frame, você precisa realisar a conversão da distância focal em relação ao tamanho do sensor.

Exemplo:

Sensor APS-C – Distância focal da lente a 100mm >> equivalência com o sensor 35mm de 1.6x=160mm. Limite da velocidade do obturador de 1/160 seg. ao fotografar sem tripé.

Sensor APS-H – Distância focal da lente a 100mm >> equivalência com o sensor 35mm de 1.3x=130mm. Limite da velocidade do obturador de 1/130 seg. ao fotografar sem tripé.

Usando um Tripé

Você também pode levar mais estabilidade para sua câmera e, consequentemente, para suas imagens utilizando de um tripé ou monopé. Estes equipamentos auxiliam na fixação da câmera e são indispensáveis para sessão de fotos mais longas, nas quais segurar a câmera firmemente pode se tornar um desafio.

Posicionando o tripé
tripé imagens borradas

Antes de fotografar, você deve garantir que o tripé foi posicionado de forma estável, a fim de evitar a trepidação da câmera e, até mesmo, acidentes graves com o seu equipamento. Para ajudá-lo nesta tarefa, seguem algumas dicas para montar um tripé de forma adequada e segura:

  1. Estique uma perna do tripé para frente, e duas para trás.
  2. Estenda as pernas do tripé totalmente, de maneira que cause o travamento completo.
  3. Afaste as pernas do tripé e fixe-as adequadamente na posição escolhida.
  4. Monte o tripé sobre uma posição plana e dura.
  5. Desligue o Estabilizador de imagem de sua câmera.
  6. Pressione o obturador suavemente.
  7. Considere utilizar um controle remoto para o obturador.

Usando um Monopé
monope imagens borradas

Os monopés, como o próprio nome sugere, possuem apenas um ponto de apoio, então não são capazes de suportar a câmera e lente por si só. Deste modo, alie o seu monopé com o seu corpo para promover mais estabilidade para suas imagens, utilizando de seus pés, por exemplo, para deixar este equipamento mais firme.

Os monopés são ideais para fotografar eventos esportivos ou similares, pois fornecem apoio para lentes de telefoto pesadas e ainda possibilitam aos fotógrafos ajustar rapidamente a direção da câmera.

Este guia básico pretende orientá-lo sobre os principais truques dos melhores fotógrafos para evitar imagens borradas em seu trabalho. Aproveite para partilhar abaixo as suas próprias técnicas e sacadas enriquecendo a nossa discussão.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.