Tudo que você precisa saber sobre a edição de fotos

1 2.022

Muitos fotógrafos tiram fotos incríveis, dominam todos os ajustes e configurações da câmera, enquadramentos, composições, mas na hora de dar aquele toque final na edição de fotos, eles estragam com tudo. Se engana quem pensa que é um ou dois, pelo contrário, muita gente erra nos efeitos da imagem na hora da edição final. Outras pessoas (a maioria é quem não sabe mexer em programas de edição) dizem que preferem não tratar a foto, para preservar a imagem original.

Apesar desse discurso, desde que a fotografia existe nós encontramos maneiras de mexer nela para passar a melhor mensagem ou criar um estilo próprio. Isso só é exceção no fotojornalismo e mesmo assim, não faz mal nenhum aumentar o contraste ou diminuir o ruído. Desde o momento que você escolhe o ângulo e o enquadramento de uma imagem, você está manipulando a realidade, então use a edição sem peso na consciência.

Para que serve a edição de fotos?

Ela é ideal para evidenciar algum elemento que já está bom na sua foto, ou para transmitir um estilo próprio, definindo uma identidade visual ao fotógrafo.

Para que não serve a edição de fotos?

– Ela não serve para você se acomodar, tirando fotos de qualquer jeito para consertar na pós produção.
– Não conte com a edição para retirar elementos da imagem que você poderia ter ajeitado pessoalmente.
– A edição não é legal quando você cai em uma modinha, isso torna as suas fotos clichês, chatas e tira a credibilidade de qualquer fotógrafo.
– Não exagere querendo deixar a foto perfeita porque a arte editar é deixar a foto apresentável, transmitir melhor uma informação. Se o efeito chamar mais atenção do que a foto, pode saber que você está no caminho errado.

edicao de fotos

Analógica e Digital

Existem muitas maneiras de alterar uma imagem. Na fotografia química, isso é feito com base na escolha do filme, filtros na hora do clique ou dos diversos processos de revelação. Um deles é o de ampliação, que é responsável pelo resultado final da foto. Nesse momento, você pode adicionar contraste, clarear, escurecer partes da foto e até remover alguns elementos indesejados.
Com a fotografia digital, podemos editar a imagem através do celular, tablete ou computador. Se você quiser imprimir essas fotos, não tem nenhum problema, e você ainda pode escolher o papel que quiser.

O que posso fazer na edição?

Cortar e alinhar: se alguns elementos nas laterais não estiverem fazendo sentido para a imagem, não pense duas vezes antes de cortá-los da foto. Isso faz a foto perder um pouco a qualidade, mas se for em benefício do elemento principal da foto, corte-a sem dó.
Alinhamento: uma das maiores maravilhas do pós produção é ajustar o alinhamento. Todos sabem o quanto é difícil um alinhamento perfeito, as vezes uma tremida ou outra estraga a foto e em muitas vezes, um alinhamento ou outro na edição salva a sua foto de um jeito incrível.

Histograma: Ele é um gráfico que mostra, em detalhes, as informações de iluminação da foto. Usando ele você pode saber quantos pixels da foto são formados por sombras, luzes e tons médios. Ele é um computador, que pega cada pixel da foto e mede a luminosidade, formando um histograma inteiro.
Alcance dinâmico: Se você está em um local com muita luz que a foto não consegue captar a imagem, nem os ajustes milagrosos da sua Câmera Digital, você pode resolver isso na edição, escurecendo a imagem até ficar boa para ser visualizada.

Dica de fotografia para você: ao fotografar em RAW vice consegue capturar mais detalhes da imagem!

Contraste: O contraste é o mais simples de ser adicionado e você pode controla-lo para intensificar áreas claras e escuras da imagem. Só preste atenção, porque o que é escuro fica mais escuro quando você aumenta o contraste, e o que está claro fica mais claro ainda. Uma imagem com contraste ideal transmite uma ideia de imagem viva, dramatizada, enquanto uma com menos contraste aparenta leveza, suavidade. Escolha o que você quer transmitir e passe a sua mensagem ajustando o contraste da foto.

Burn/dodge: Enquanto o contraste altera a exposição da imagem como um todo, o burn ou dodge altera apenas de determinadas áreas da imagem. Vamos começar explicando o que cada um faz. O burn escurece e o dodge clareia. Ele está disponível em aplicativos como lightroom, photoshop e em diversos editores de imagem.

Vinheta: Ela é responsável por aquele efeito escurecido nas bordas da imagem, que naturalmente é causado pela ótica da lente da câmera, mas pode ser aplicado como um efeito na hora da edição, destacando o centro da imagem. Esse efeito é perfeito quando o assunto principal está no centro e você quer destaca-lo. Só tome cuidado para não exagerar e ficar algo muito forçado.
Agora que você já conhece alguns efeitos de edições e para que eles servem, baixe os programas e edite do seu computador, tablete ou celular e não esqueça de acompanhar as dicas do Blog eMania.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] de fotografia. Você não apenas aprenderá a usar sua câmera aqui, mas também aprenderá sobre edição de fotos e manipulação de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.