Um adaptador para produzir flare nas fotos

0 368

Eu admito que sou um defensor dos, muitas vezes indesejáveis, flares. Acho que eles caem bem em algumas paisagens, mas nem tanto para retratos (eu prefiro retratos mais “limpos”) e muitas das antigas câmeras de filme usadas em lomografia possuíam vazamentos de luz propositais para formarem os mais diversos e inesperados efeitos nas imagens. Até hoje ainda há muitos adeptos destas técnicas que utlizam câmeras de baixo custo com lentes de plástico. Só que agora a brincadeira parece ter se elevado a outro nível: uma empresa japonesa chamada Technical Farm teve a ousadia de criar um adaptador translúcido para câmeras mirrorless com o intuito de vazar luz intencionalmente para produzir o flare.

O adaptador de lente funciona como uma ponte entre a baioneta e a lente e por ser translúcido deixa passar a luz do ambiente em que estiver alterando totalmente as imagens. Você pode limitar a quantidade de luz colocando fita isolante em alguns pontos do adaptador ou simplesmente deixando seus dedos sobre ele, ou pode ainda “personalizar” esse vazamento de luz utilizando lanternas de leds coloridos criando os mais variados flares nas imagens que podem ser encontrados neste link: http://petapixel.com/2015/11/24/this-see-through-lens-adapter-lets-you-go-wild-with-lens-flares/. Há inclusive um vídeo no link em que você perceber a variação de intensidade e tonalidade de luz que o fotógrafo Matthew Allard do site News Shooter usou.

A princípio existem três versões do “flare adapter“: um de lentes PL (utilizadas em câmeras de cinema Arri) para mirrorless Sony, outro de lentes Canon EF para mirrorless Sony e um de lentes Canon EF para as próprias câmeras Canon. Não encontrei um preço para estes adaptadores em lugar algum (nem no site oficial), mas estes adaptadores, por mais imples que sejam, costumam custar caro e talvez só valha a pena para quem já possui a lomografia como hobby e tem dinheiro de sobra para estes acessórios.

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.