Coisas a Considerar para uma Boa Fotografia de Rua

1 1.076

Com toda esta tecnologia disponível e a mobilidade dos equipamentos de fotografia surgiu uma nova tribo de artistas do “flash”, os fotógrafos de rua. Eles podem ser comparados a nômades e se deslocam de um lado para outro da cidade tirando fotos e filmagens de pessoas, animais, objetos e da própria natureza. Um exemplo enfático de que a vida sem planejamento ou controle e deixar tudo ao seu natural pode sim trazer resultados espetaculares.

Contudo, há uma série de coisas a considerar antes de sair para uma seção de fotografia de rua, como os equipamentos, locais e, também, a maneira correta para tirar fotos, o ponto principal desta empreitada. Por esta razão, vou listar abaixo algumas coisas a considerar para ter uma boa fotografia de rua, bem como algumas dicas importantes de como melhorar o seu resultado com estas fotos.

Equipamentos Fotográficos
fotografia de rua equipamento

Tal como acontece em suas viagens de férias, por exemplo, muita bagagem pode ser um problema quando falamos em fotografia de rua. Como já disse antes, os fotógrafos de rua precisam estar em constante movimento, pois nunca se sabe onde irá aparecer a melhor foto e muito menos qual a distância que vai precisar percorrer para alcança-la. Deste modo, você não vai querer uma pilha de malas e equipamentos para carregar em suas costas, mas também deve garantir o mínimo necessário para conseguir realizar uma boa fotografia de rua. Então, como você decide o que deve, ou não, levar?

Para os fotógrafos iniciantes, que ainda não possuem muitos equipamentos, a resposta pode ser simples. No entanto, para os mais experientes ou aqueles que estão habituados ao seu estúdio fotográfico de milhares de reais, eis o dilema. Uma boa dica para resolver esta dúvida é tentar se antecipar, ao menos no papel, sobre o que pretende fotografar e levar equipamentos de fotografia suficientes para realizar este projeto. É claro que podem surgir cenas espontâneas para sua fotografia de rua, mas na maioria das vezes a sua câmera fotográfica e uma lente padrão darão conta do recado, não se esqueça de adicionar a mochila algumas lentes, baterias e cartões SD extras, eles podem ser a sua salvação em algum momento. O restante será resolvido com a prática e muita criatividade!

Não fotografe tudo
fotografia na rua

As ruas, em minha opinião, são grandes fontes para boas fotos e filmagens, estão recheadas de coisas visualmente estimulantes, onde tudo parece interessante, em especial os locais onde você nunca esteve antes. Esta riqueza de cenários e imagens pode levar você a tirar fotos que, no inicio, até pareçam interessante, porém mais tarde vai perceber que não passaram de perda de tempo.

A melhor maneira de evitar o desperdício de suas horas e equipamentos e lembre-se que ambos estão grandemente limitados na fotografia de rua, é buscar emoção em todas as fotos que for tirar. Não pressione o obturador freneticamente como um desesperado, analise o cenário e aguarde um pouco, o melhor ângulo ou cena, às vezes, acaba surgindo poucos segundos depois, basta ter um pouco de paciência.

Valorize a arte urbana
Fotografia de Rua - arte urbana

Uma das coisas que mais chamam a atenção na fotografia de rua é a arte urbana, as pessoas estão muito ocupadas para observar os grandes centros e algumas coisas sempre passam despercebidas. A grande vantagem de ser um fotógrafo de rua é exatamente poder ver aquilo que ninguém nota e usar isso como arte em sua próxima fotografia.

Porém, a arte urbana não se limita a grafites e decoração pomposa, ela pode estar onde você menos imagina. Por exemplo, as estruturas reflexivas encontradas em vidros de carros e janelas das casas trazem um efeito muito bacana as suas fotos e vão captar a atenção dos observadores em sua próxima exposição, fazendo-os fixar os olhos para enxergar o verdadeiro objetivo daquela fotografia de rua.

Os edifícios e construções, por sua vez, podem ser um destaque a parte. Além de proporcionar um panorama animador para suas fotos, eles podem servir como molduras e quadros e direcionar os olhos para o objeto mais interessante da imagem. Por outro lado, a selva de pedra possui muitas combinações de cores e iluminação que serão destaques nas imagens.

Diminua a área do foco
Fotografia de Rua

Em quanto as fotos amplas podem ser a grande aposta na fotografia de rua, você pode inovar simplesmente chegando mais perto da cena, pessoa, ou objeto a ser fotografado. Você não só irá interagir com estes novos ambientes, como também irá gerar efeitos maravilhosos em sua fotografia. O melhor de tudo é que uma lente com área focal entre 28 ou 35 milímetro vai ser perfeita para isso e ainda ocupar menos espaço na sua mala.

Como você pode fazer isso? Simples, quando achar que está perto o suficiente, aproxime-se mais um pouco. A tradicional movimentação do fotógrafo ajudam a ver cenas comuns por outro ângulo e despertar novas emoções, aliás, este é o seu trabalho como fotógrafo de rua, não é mesmo?

Você precisa de lugares novos
Fotografia de Rua locais

A maioria dos fotógrafos de rua se limita a visitar lugares turísticos de sua cidade, ou repetir trabalhos já feitos por outros profissionais da área. Todavia, a sua fotografia de rua será muito melhor se conseguir retratar novos lugares e situações, o inédito sempre chama a atenção das pessoas, afinal ninguém gosta de repetições, replay só no futebol.

Desta forma, experimente ir a novos bairros e ruas de sua cidade, ou fazer algumas viagens turísticas a novos locais. Suas fotos serão muito mais interessantes e o sucesso será instantâneo. Talvez, não seja muito fácil buscar o novo, mas você pode contar com a ajuda de um guia com grande conhecimento da região para ir aos melhores cenários para a sua fotografia de rua e, ao mesmo tempo, economizar em suas despesas de hospedagem, alimentação, combustível, e assim por diante. Uma outra dica é realizar parcerias com outros fotógrafos de rua que serão melhores guias e ainda terão todas essas informações que precisa para tirar fotografias de rua maravilhosas.

E você gosta de fotografia de rua? Que tal nos contar algumas de suas experiências como fotógrafo de rua, ou quem sabe o que pretende fazer, nos comentários abaixo?

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] do IBIS, fez da Sony a6600 uma ótima Câmera de fotografia de rua portátil. Coloquei-o principalmente no modo AF-C e escolhi o Modo AF de foco focal flexível M, […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.